Projecto de Automação 2001/2002 Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Autores: Germano Veiga Rui Homem Orientadores: Prof. José Santos Eng.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Advertisements

AUTOMAÇÃO
Automatismos e Autómatos
Sensores de corrente e tensão
1. Análise do Problema 2. Definição de dados
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
Projecto Humanóide Universidade de Aveiro
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
Robot Autónomo para Competição no Robótica 2004
Robot móvel para competição no ROBOTICA 2003
Departamento de Engenharia Mecânica Orientador: Prof. Dr. Vítor Santos
1º workshop TELESAL 23/11/07 Sistema de monitorização e controlo baseado em IEEE /ZigBee e TCP/GPRS. Financiado por: Sistema de Monitoria.
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Planejamento-Mestre da Produção
Carlos Barreira MARTINEZ
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Energy Management Software CgreenEMS
Interfaces de entrada e saída discreta
Este software destina-se à gestão da área de expediente no que respeita a entradas e saídas de correspondência, emissão de ofícios e outros textos A Gestão.
INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE FORÇA MOTRIZ
1 APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Sistema de monitorização e controlo baseado em módulos Zigbee
Desenvolvimento de uma garra robótica para operações de bin-picking
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO
1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
PROJETO E CONSTRUÇÃO DE MOTORES ROTATIVOS ULTRA-SÔNICOS DE
A questão da informação na problemática do crédito à habitação e do endividamento dos consumidores Vítor Neves Crédito à habitação e endividamento dos.
LEP Laboratório Electrónica Potência LEP LIE LME GE 2 Integrar competências recursos pessoas Objectivos perspectiva de solução suporte ao desenvolvimento.
Reconfiguração do robô ATLAS para Implementação de Unidade Anti-colisão Bruno Andrade Prof. Vítor Santos.
Objectivos Implementação de um sistema de controlo no ATLASCAR Implementação de um sistema de navegação autónoma: Navegação assistida Manobras de navegação.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
Mestrado em Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia Assignment II - Innovation/Concept Idea 10 de Outubro de 2003 MobilData Sistema de facturas.
Sistemas de Controle Processo Controle Medição Atuação prof. d'Avila.
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Introdução à Automação
Pedro Mendes Nº MONITORIZAÇÃO INTELIGENTE DA ATUAÇÃO HUMANA NOS PEDAIS DE UM VEÍCULO Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica Laboratório.
SISTEMAS SERVO-HIDRÁULICOS
Fórum regional/núcleo de caminheiros e companheiros.
MECATRÓNICA AUTOMATISMO Trabalho realizado por : Carlos Santos Marco Tavares 10 C.
TIC - Conceitos Introdutórios
Projecto de Automação 2001/2002 Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Autores: Germano Veiga Rui Homem Orientadores: Prof. José Santos Eng.
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
CIGRÉ/BRASIL – COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 – PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO SEMINÁRIO INTERNO DE 2005 ARTIGO 316.
Introdução aos Sistemas de Controle
11/04/2017 MIBEL José Penedos 19/09/ Madrid - CNE.
Automação Industrial Máquinas Elétricas
Projecto/Estágio2005/2006 Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Bruno Lameiro.
Oscar Takeshi Omar Mogames Vitor Gomes
Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
REDE DE COMUNICAÇÃO PARA SISTEMAS INTEGRADOS E FLEXÍVEIS DE PRODUÇÃO Objetivo O objetivo principal deste trabalho constitui-se na apresentação do estudo,
Avaliação de condições de fiabilidade e segurança de protocolos de encaminhamento de dados em redes de sensores sem fios (RSSF) Apresentação do relatório.
MESTRADO EM ENGENHARIA ELECTROTECNICA E COMPUTADORES SISTEMAS DIGITAIS E INFORMÁTICA INDUSTRIAL.
Automatismos e Autómatos
Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Conceitos fundamentais Modelos de estruturação da Gestão (parte 2) Arquitectura genérica.
Inversor de Freqüência Descrição do Funcionamento.
Rastreabilidade de requisitos através da web Fernando dos Santos Karly Schubert Vargas Christian Rogério Câmara de Abreu.
Informática Industrial N8INF
Cabeamento Estruturado
Acionamentos Elétricos ACIJ6
Concepção e Desenvolvimento de Máquina de Secar Caixas Telmo Alexandre da Guia Farinha Trabalho de Concepção e Desenvolvimento de Máquina de Secar Caixas.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Sistemas Digitais Licenciatura em Eng. Informática Copyright © ESTGP 2011 Powered by Sérgio Correia.
ECA-703 AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
Transcrição da apresentação:

Projecto de Automação 2001/2002 Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Autores: Germano Veiga Rui Homem Orientadores: Prof. José Santos Eng. Abílio Borges Prof. Vítor Santos

Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Encomenda de Máquina de corte e Chanfro de componentes cerâmicos pela Empresa Rauschert. Encomenda de Máquina de corte e Chanfro de componentes cerâmicos pela Empresa Rauschert. Contexto

Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Problemática Baixa cadência de producãoBaixa cadência de producão Solução Actual O corte e chanfro são actualmente realizados em máquinas independentes: 1.Estrangulamento de produção na fase de chanfro. 2.Problemas associados a transferência de produto entre máquinas. Necessidade de intervenção humanaNecessidade de intervenção humana

Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Objectivos Laboração em ciclo continuo com o mínimo de intervenção humana.Laboração em ciclo continuo com o mínimo de intervenção humana. Garantia de sincronismo entre as duas fases do processo.Garantia de sincronismo entre as duas fases do processo. Integração das duas fases do processo (corte e chanfro) numa máquina única.Integração das duas fases do processo (corte e chanfro) numa máquina única. Monitorização do processo.Monitorização do processo. Capacidade de ajuste e controlo dos parâmetros de funcionamento.Capacidade de ajuste e controlo dos parâmetros de funcionamento. Possibilidade de operação e monitorização remota por PC.Possibilidade de operação e monitorização remota por PC. Interface com o operador intuitivo e de fácil utilização.Interface com o operador intuitivo e de fácil utilização.

Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Solução Tendo por base:Tendo por base: 1.O estudo do funcionamento do equipamento de corte actual da empresa (presente no DEM). 2.O acompanhamento do desenvolvimento da solução tecnológica da máquina.

Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Solução Definiu-se a seguinte solução genérica: Definiu-se a seguinte solução genérica:

Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Solução Accionamento da máquina O accionamento é feito por quatro motores AC controlados por variadores de frequência Mitsubishi FR-S 520 Os variadores recebem sinais de 0V a 10V das cartas analogicas do PLC e alimentam os motores com uma corrente trifásica de frequência proporcional ao sinal recebido.

Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Solução Controlo O controlo é efectuado por um PLC Mitsubishi FX2n equipado com cartas analógicas para controlo dos variadores de frequência O PLC recebe os sinais dos sensores para monitorização do funcionamento da maquina.

Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Solução Monitorização e Operação Local É efectuada por uma consola MAC E200. O painel permite a visualização e controlo do estado de diferentes parâmetros de funcionamento.

Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Solução Monitorização e Operação Remota. É efectuada por PC utilizando uma aplicação LabView que estabelece uma ligação série RS232 ao PLC.

Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Conclusões Desenvolveu-se uma solução que genérica permite que o trabalho tome diferentes rumos decorrentes da alteração da opção construtiva. Foram identificadas as principais necessidades ao nível de material e efectuadas as respectivas orçamentações. O trabalho desenvolvido permitiu desenvolver um suporte tanto tecnológico como de conhecimentos, que permitirá dar uma resposta rápida, no momento em que a solução construtiva esta definida. A solução proposta permite dotar a máquina de uma utilização facilitada e de uma ampla capacidade de ajuste de parâmetros de funcionamento.

FIM