MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Vivencial do GED
Advertisements

«LUZ DAS NAÇÕES».
ESCOLHEU DOZE.
PRÉ-CURSILHO.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS
Atos dos Apóstolos 2,36-41 No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: “Que todo povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor.
Missão Continental.
A Missão.
A Morada de Deus.
A Alegria do Evangelho.
Encaminhamento para o AGIR
ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
Santíssima Trindade Se você quer navegar por um site católico, clique aqui:
Comemoramos também o dia do Papa
Vinde Espírito Santo.
O Tabor.
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
A eucaristia Começar.
Escola Vivencial do GED
Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco Sobre o anúncio do Evangelho no Mundo Atual.
Diocese de São João da Boa Vista
A Trindade
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
"...Ide, anunciai e fazei discípulos” Conversão Missionária
4º DOMINGO DA PASCOA 11 DE MAIO DE 2014 Atos 2,14a.36-4 Salmo 22 (23)
ENCONTRO PARA ANIMADORES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Senhor é bom estarmos aqui!
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
Um carisma que chega ao Jubileu, merece que o vivamos como um novo Pentecostes! MCC DO BRASIL – AR 2013.
Assembleia Diocesana do GED Niterói
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a descobrir a presença – discreta, mas eficaz e tranquilizadora – de Deus na caminhada histórica da.
Pe. Audinei Carreira da Silva
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE NITERÓI  Assembleias são exigência estatutária  Oportunidade de troca de ideias  Revisão da caminhada  Instância.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de.
Maria, a Mãe da Evangelização
MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO EQUIPE CENTRAL ESTADUAL MARINGÁ - PR 84º CONSELHO ESTADUAL MARINGÁ 10 E 11 NOVEMBRO DE 2007.
Mãe de Deus.
Missão para quem ?.
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
42ª ASSEMBLEIA NACIONAL – MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL   DOCUMENTO FINAL.
Paradigmas da missão Pe. Roberto Nentwig.
"Descerá sobre vós o Espírito Santo" (Atos 1,8).
APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS Is 66,10-14c Salmo 65 (66) Gal 6,14-18 Lc 10,
Caríssimos, Um novo tempo, dentro do Ano Litúrgico, se inicia na Igreja. É a primeira parte do Tempo Comum. Esse tempo compreende ao todo 33 ou 34 semanas.
Trindade.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
Primeira Igreja Batista
Vem Espírito Santo Pentecostes.
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
Josué e Pedro. Ao longo da estrada de nossa vida,
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
Somos a Igreja de Cristo parte 1
3 -Julgar-. DEVEMOS DISCERNIR AS REALIDADES PARA DEFINIR OS RUMOS A SEGUIR E ENTENDERMOS MELHOR A VIDA.
Mais um Ano... Neste dia, celebramos várias comemorações: - 1.º dia do ano; - A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus; - O "Dia Mundial da Paz". Vamos.
DAp 497. A todos deve chegar a consolação e o estímulo do amor salvífico de Deus, que age em cada pessoa, para além de seus defeitos e de suas quedas.
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL ASSEMBLEIA REGIONAL 2015

A Missionariedade à Luz da Evangelii Gaudium, Para Um Novo Pentecostes Tema: A Missionariedade à Luz da Evangelii Gaudium, Para Um Novo Pentecostes Lema: “Recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós minhas testemunhas... Até os confins da Terra”. (Cf. Atos 1,8)

MEMÓRIA Buscando o relançamento do MCC no Brasil, motivação e consequência da celebração do seu Jubileu de Ouro, as Assembleias Regionais pós-Jubilares têm mantido o mesmo lema e o mesmo tema que a cada ano, enfatizando uma dimensão específica da vida do cristão cursilhista atuante em seu ambiente.

Assim, com base no tema do próprio Jubileu – “Do Jubileu para um novo Pentecostes”, foram desenvolvidas as Assembleias Regionais : 2013 – à luz do Documento de Aparecida, debruçamo-nos sobre o próprio MCC, especialmente na reflexão e resgate do seu Carisma, abordando os seus três tempos: PRÉ-CURSILHO, CURSILHO e PÓS-CURSILHO. Tema: “A formação do discípulo para um novo Pentecostes”, enfatizando-se, pois, a dimensão da formação, à luz do Documento de Aparecida. 2015 Tema: A Missionariedade à Luz da Evangelii Gaudium Para um Novo Pentecostes.

O material a ser utilizado: ROTEIRO DE ESTUDOS ESCOLAS VIVENCIAIS E ASSEMBLEIAS: Conteúdo das apresentações dos três momentos da Assembleia Regional: VER, JULGAR, AGIR. Documento Final da 42ª Assembleia Nacional. Exposição de D. Guilherme Werlang, Bispo de Ipameri, sobre A Igreja e o MCC com o Papa Francisco. Evangelizar com Espírito CNBB – Documento de Estudos 107

Essa tarefa será muito frutífera. A compreensão deste conteúdo será enormemente facilitada pela atenta leitura – ou releitura – da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. Essa tarefa será muito frutífera. De um lado, a exposição de D. Guilherme Werlang nos oferece uma ‘chave de leitura’ para compreender o papa Francisco e o que ele escreve e, de outro, porque temos sido mensalmente ‘instruídos’ na Evangelii Gaudium pelas oportunas reflexões do Pe. José Gilberto Beraldo. Grupo Executivo Nacional.

I - TEMA & LEMA Para explicar ‘nossa missionariedade, à luz da Evangelii Gaudium, rumo a um novo Pentecostes’, vamos começar, precisamente, refletindo sobre a Igreja em saída que nos apresenta o Papa. Essa reflexão nos ajudará a VER nossa realidade de Igreja, MCC, católicos, com a ótica do pastor que vai em busca da ovelha desgarrada...

A MISSIONARIEDADE NO ANTIGO TESTAMENTO: Os parágrafos números 19 a 24 da EG são a referência para a fundamentação que segue: A MISSIONARIEDADE NO ANTIGO TESTAMENTO: Deus diz: “Abraão, sai da tua terra...” Abraão aceitou o chamado para partir rumo a uma nova terra (cf. Gn12, 1-3) Moisés ouviu o chamado de Deus: “Vai, eu te envio” (Ex 3, 10), e fez sair o povo para a terra prometida (cf. Ex 3, 17). Deus diz a Jeremias: “Irás aonde Eu te enviar.” (Jr 1).

A MISSIONARIEDADE NO NOVO TESTAMENTO ‘Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos... (Mt. 28,19) “Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo” (Jo. 17,18) “Aos doze enviou Jesus” [...] “ide antes continuamente às ovelhas perdidas da casa de Israel” [...] Ao irdes, pregai, dizendo... “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. ...” [...] “No entanto, quando vos entregarem, não fiqueis ansiosos quanto a como ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de falar”. (Mt. 10, 6-7; 16-19)

é um instrumento, um servidor. A MISSIONARIEDADE origina-se do MISSIONÁRIO. O MISSIONÁRIO POR SI É UM ENVIADO. O enviado leva uma mensagem. A mensagem não lhe pertence. Ele é, pois, um portador da mensagem, por isso, é um instrumento, um servidor. Na Palavra de Deus, aparece constantemente esse dinamismo de “saída”, que Deus quer provocar nos crentes

Naquele “ide” de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova “saída” missionária. "Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe indica, mas todos são convidados a aceitar esse chamado sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho!. EG 20.

MISSIONÁRIO é aquele que, chamado por Deus e constituído pelo dom da graça do Espírito Santo, torna-se um servidor da vida, do amor, da paz e da esperança. Como Jesus Cristo foi o Ungido do Pai e veio para revelá-Lo, assim o missionário é um discípulo do Mestre Jesus.

Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu. É parar de dar volta ao redor de nós mesmos como se fossemos o centro do mundo e da vida. É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos: A humanidade é maior.

Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para descobri-los e amá-los, é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo. Dom Hélder Câmara