O Protocolo de Atuação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Estado do Rio de Janeiro recomenda as seguintes diretrizes para que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREVISÃO LEGAL De acordo com o que preconiza a Lei nº11.340/06 – Lei Maria da PenhaDe acordo com o que preconiza a Lei nº11.340/06 – Lei Maria da Penha.
Advertisements

15 DE SETEMBRO DE 2011 E.E.SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO
Diga não ao Bullying....
Professora: Cristiane Aluna: Nayane Ano: 9º ano A
Violência contra as mulheres
CONTEXTO DA LEI MARIA DA PENHA – /06
Violência contra a Mulher
VIGILÂNCIA DA VIOLÊNCIA
VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A MULHER
A Campanha Fundamentos
A DISCRIMINAÇÃO DA MULHER E O ASSEDIO MORAL NO TRABALHO
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS MUNICIPAIS
Jamilly Barbosa de Freitas – Acadêmica de Direito
Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA RELAÇÃO CHESF X FORNECEDORES
Instituto de Ensino Jurídico Contraponto Curso Preparatório para Agente Administrativo da PGE Profa.: Angie Finkler Bacharel em Direito Especialista em.
Saúde sexual Habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, de gestações.
Seminário Tema: VIOLÊNCIA.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Instituto de Ensino Jurídico Contraponto Curso Preparatório para o Concurso de Oficial de Justiça Profa.: Angie Finkler Bacharel em Direito Especialista.
Curso Direito à Memória e à Verdade
LABORATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
Celso Ricardo Monteiro Coordenador Adjunto
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
Lei Maria da Penha /06 Em 1983, seu ex-marido, o professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, tentou matá-la duas vezes. Na.
Redução de Danos como Política de cuidado
Mônica Aurélia Bomfim Mwamakamba
I A Lei Maria da Penha Está em pleno vigor Não veio pr’a prender homem Mas pr’a punir agressor Pois em “mulher não se bate Nem mesmo com uma flor”. II.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Projeto Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Comissão de Gênero e Diversidade Sexual
Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA
Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
Assédio Moral no Trabalho
SAÚDE REPRODUTIVA DAS PESSOAS QUE VIVEM E CONVIVEM COM HIV
AGENDA DO DIA 9:30 – Apresentação; 10:30 – Projeto (Objetivo e Resultados Esperados); 11:30 – Ações transversais; 12:30 – Saída para almoço; 13:30 –
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER: UMA
AGENDA DO DIA 9:00 – Apresentação; 10:00 – Projeto (Objetivo e Resultados Esperados); 10:30 – Ações transversais; 11:00 – Pactuação Metodológica (Etapas);
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
ABORDAGEM SOCIOPSICOLÓGICA DA VIOLÊNCIA E DO CRIME
LEGISLAÇÃO ESPECIAL Delegada Jacinta de Fátima Pernambuco 2012.
QUESTIONÁRIO LEI MARIA DA PENHA
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA: CRIMES PRATICADOS CONTRA AS MULHERES NA INTERNET Sara Gama Sampaio.
LANÇAMENTO DA PESQUISA DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS CREPOP acesse o formulário exploratório em :
Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República
REUNIÕES REGIONAIS.
VIOLÊNCIA.
Entrou em vigor, no dia 10 de março, a Lei 13
A Lei /06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
Aplicabilidade Das Terapias Em Vítimas De Violência Doméstica.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
O Protocolo de Atuação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Estado do Rio de Janeiro recomenda as seguintes diretrizes para que.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa Lei /06 (Lei Maria da Penha) Cronologia do.
Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres
CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Legislações em Saúde Sexual e Reprodutiva Consultora: Regina Figueiredo
Módulo ABORDAGEM EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA Unidade: 2 - Violência doméstica 1.
DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL
OFICINA – VIOLÊNCIA SEXUAL. O que é violência ? Relação de dominação, exploração, hierarquia e de poder nas relações entre homem e mulher. Todo ato ou.
Formas de violência contra a mulher
Transcrição da apresentação:

O Protocolo de Atuação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Estado do Rio de Janeiro recomenda as seguintes diretrizes para que os profissionais de saúde realizem um acolhimento adequado às mulheres que sofreram violência:

Para a identificação e notificação dos casos de violência, é necessário conhecer as naturezas, descritas de violência contra a mulher pela Lei Maria da Penha, em seu Art. 7º. Essas categorias estão em consonância com a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, também conhecida como Convenção de Belém do Pará, assinada pelo Brasil em São elas:

Violência física - qualquer conduta que ofenda a integridade ou a saúde corporal; Violência psicológica - qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

Violência sexual - qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, sua sexualidade, que impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos;

Violência patrimonial - qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer necessidades; Violência moral - qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.