Uma rápida análise sobre o Aquecimento Global ANTONIO CARLOS MARTINHO JUNIOR, Ph.D. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – Ipen Universidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROTOCOLO DE KIOTO O QUE É O PROTOCOLO DE KYOTO?
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese Acadêmica.
MADEIRA ENERGÉTICA BNDES Rio de Janeiro, 29 de maio de 2007 Mudança do Clima Luiz Gylvan Meira Filho Pesquisador Visitante Instituto de Estudos Avançados.
Energia e Aquecimento Global
Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
“Nos últimos 2 bilhões de anos, o clima na Terra tem se comportado de forma mais ou menos cíclica, com períodos quentes e períodos frios- glaciações. “
“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal.
Aquecimento Global.
Causas e efeitos das alterações climáticas
Desenvolvimento Sustentável
AQUECIMENTO GLOBAL Eliminação de 60% das emissões humanas de gases estufa até 2050 evitaria aquecimento "perigoso" apenas neste século.
Camada de ar que envolve a Terra
POLUIÇÃO DO AR.
O NOBEL DA PAZ 2007 VAI PARA A QUESTÃO AMBIENTAL
ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
Väder- och Klimatförändringar
Palestrante: José Eustáquio Viola
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
Programa UFBA Ecológica
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 2 - GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Neutralização do Carbono
Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kyoto
O planeta terra está esquentando
Aquecimento Global: verdade ou mito?
Dinâmica da Atmosfera.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA AMÉLIA Vítor Diniz
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Política e Meio Ambiente
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
Turma Colégio Imaculada Conceição REVISTA VIRTUAL SAIR.
Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Problemas Ambientais.
Ainda ontem, o mundo não pensava como hoje! Cleiton Stigger Perleberg.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Gás Carbônico Biomassa CO2 Efeito estufa Poluição CO2 Petróleo
MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 18.
Ecologia e relações internacionais
Aumento do efeito estufa
Professor Reginaldo (Geografia e Atualidades)
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
O Efeito Estufa.
Química ambiental – Problemas ambientais
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
GEOGRAFIA Terra - Estudo
1 Poluição do Ar Desde o início da Revolução Industrial, jogamos 271 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e criamos vários outros poluentes que.
Natureza e Tecnologia.
Globalização e Meio Ambiente
LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais
A poluição atmosférica
Fatores de influência climática
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
O Efeito Estufa.
Professor Hudson de Paula
PAC EFEITO ESTUFA Professor : Ademir Gargary. Em Perfeita Sintonia!!! O ciclo do carbono está estreitamente ligado ao do oxigênio. Os processos de fotossíntese.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Uma rápida análise sobre o Aquecimento Global ANTONIO CARLOS MARTINHO JUNIOR, Ph.D. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – Ipen Universidade de São Paulo

Histórico Anos 60 – cientistas encontram 'anomalias' na temperatura e desenvolvem a tese do Aquecimento Global; Anos 60 – cientistas encontram 'anomalias' na temperatura e desenvolvem a tese do Aquecimento Global; Anos 70 – início dos confrontos entre ambientalistas e as indústrias; Anos 70 – início dos confrontos entre ambientalistas e as indústrias; Anos 80 – início da fiscalização das indústrias pelos governos por meio da criação de órgãos oficiais; Anos 80 – início da fiscalização das indústrias pelos governos por meio da criação de órgãos oficiais; Anos 90 – Protocolo de Kyoto. Diminuição de 5,2% das emissões de CO 2 em relação aos níveis de Anos 90 – Protocolo de Kyoto. Diminuição de 5,2% das emissões de CO 2 em relação aos níveis de 1992.

Uma verdade inconveniente

Ápice 2007 – Al Gore e o IPCC ganham o Prêmio Nobel da Paz; 2007 – Al Gore e o IPCC ganham o Prêmio Nobel da Paz; 2009 – Conferência de Copenhague (COP 15) 2009 – Conferência de Copenhague (COP 15)

Contudo... Não há o menor consenso científico sobre o assunto; Não há o menor consenso científico sobre o assunto; Métodos de pesquisa amplamente questionáveis; Métodos de pesquisa amplamente questionáveis; Cientistas manipulam os dados deliberadamente; Cientistas manipulam os dados deliberadamente; Diversos erros são encobertos pelo IPCC; Diversos erros são encobertos pelo IPCC;

Como calcular uma média NOTAS: NOTAS: Pedro: 5,05,05,05,0= 5,0 Pedro: 5,05,05,05,0= 5,0 Paulo:6,03,07,04,0= 5,0 Paulo:6,03,07,04,0= 5,0 Mariana:1,56,58,04,0= 5,0 Mariana:1,56,58,04,0= 5,0 Fabíola:9,02,00,58,5= 5,0 Fabíola:9,02,00,58,5= 5,0 Média somente tem validade se acompanhada de seu desvio padrão. Ex: Média somente tem validade se acompanhada de seu desvio padrão. Ex: Fabíola: 5,0 ± 3,79 Fabíola: 5,0 ± 3,79

Temperatura média da Terra - 50 ºC + 50 ºC + 15 ºC

Ao professor, com carinho

Período Medieval Quente

O que não é apresentado... Mais de 60% do efeito estufa natural → vapor d'água na atmosfera; Mais de 60% do efeito estufa natural → vapor d'água na atmosfera; Emissões naturais de CO 2 = 200 bilhões de toneladas/ano; Emissões naturais de CO 2 = 200 bilhões de toneladas/ano; Emissões antrópicas = 6 bilhões/ano Emissões antrópicas = 6 bilhões/ano  (3% do total) Kyoto → reduzir 5,4% dos 3% Kyoto → reduzir 5,4% dos 3% Década de 60 – termômetros espalhados pelos mundo Década de 60 – termômetros espalhados pelos mundo Hoje – pouco mais de termômetros Hoje – pouco mais de termômetros

O que não é questionado 1998 – forte El niño Anos 30

A contribuição do Sol

Causas do Aquecimento Natural Maior atividade solar (cíclico – 11 anos de aumento / 90 anos de queda); Maior atividade solar (cíclico – 11 anos de aumento / 90 anos de queda); Diminuição da refletividade do planeta (atividades vulcânicas não significantes no período) Diminuição da refletividade do planeta (atividades vulcânicas não significantes no período)

Alguns erros do IPCC Temperaturas registradas por meio indireto (cerne de árvores - dendrocronologia), a partir de 2000; Temperaturas registradas por meio indireto (cerne de árvores - dendrocronologia), a partir de 2000; a) 71% do planeta é formado por lagoas, mares e oceanos a) 71% do planeta é formado por lagoas, mares e oceanos b) não registra as temperaturas noturnas b) não registra as temperaturas noturnas Até 2020, 50% do território holandês estaria submerso Até 2020, 50% do território holandês estaria submerso Bases de medição de temperaturas estão majoritariamente em centros urbanos; Bases de medição de temperaturas estão majoritariamente em centros urbanos;

Alguns erros do IPCC Bases localizadas na Sibéria foram desativadas depois da queda da União Soviética; Bases localizadas na Sibéria foram desativadas depois da queda da União Soviética; Himalaia desapareceria até 2035; Himalaia desapareceria até 2035; O erro de cálculo foi detectado previamete, mas não foi corrigido propositalmente O erro de cálculo foi detectado previamete, mas não foi corrigido propositalmente

Consequências absurdas Desaparecimento da Floresta Amazônica Desaparecimento da Floresta Amazônica

Então, por quê? Diminuição da disponibilidade de combustíveis fósseis; Diminuição da disponibilidade de combustíveis fósseis; Reduzir o crescimento econômico de países emergentes; Reduzir o crescimento econômico de países emergentes; Promover novos investimentos para evitar uma grande crise econômica; Promover novos investimentos para evitar uma grande crise econômica; Criar uma 'Nova Ordem Mundial'. Criar uma 'Nova Ordem Mundial'.