Há mais de 30000 anos, o homem vivia em pequenos grupos, morava em grutas e cavernas para se esconder dos animais selvagens e proteger-se da chuva e do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

A História dos Números ANA PAULA LEAL DUARTE RA:
Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
As primeiras sociedades produtoras
A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo.
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
Comunidades agro - pastoris
Trabalho de História. E.E. Braz Sinigáglia Alunos:Lucas Cadette, Vanessa, Rodrigo, Carla, Claudia, Angélica. Profª.: Leandra Apresentam.
Os primeiros habitantes da América
Maria Patricio Gonçalves Nº18 5ºA
4º B - GABRIEL PENIDO “Deus estava criando várias coisas e uma dessas coisas são os animais aquáticos, por exemplo, água-viva, baleia, piranha, foca, etc.”
A Alta Idade Média e o início do Feudalismo
A origem: Do universo e do homem.
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
A história dos Zoológicos
Os animais.
PRÉ HISTÓRIA.
Apresentação de Slides
Os números no dia a dia.
ARQUEOLOGIA.
Os Vestígios dos seres vivos
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
Comunidades recolectoras
Pré-História.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
A ORIGEM DA TEORIA DOS NÚMEROS
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS
Aparecimento dos números reais
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Gênesis 1,1-2,2 No princípio Deus criou o céu e a terra. A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face.
Comunidades Agro-pastoris – 8000 a.c HGP- 5º Ano
Estória de Páscoa.
“Semear para os frutos colher…”
Quantificação, Registros e Agrupamentos
História – Pré-história
Pré-História Supervisora: Maria Helena
ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS
E. M. E. F Ilza Molina Martins Ilza convida: 2014… ESCOLA COM VIDA
Veja o que você sabe sobre a vida na Pré-História.
Federação Espírita do Paraná
Caçar para Comer Rildo Silveira Created by
História Geral.
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
Povos que habitaram na Península Ibérica
PALEOLÍTICO Representavam a caça, danças, rituais ou guerreiros.
“Cuidas da terra e a regas; fartamente a enriqueces
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Por Onde Começar Letícia Thompson.
A PRÉ-HISTÓRIA.
A ORIGEM DOS NÚMEROS.
Comunicação É uma necessidade de todos os seres vivos. Cada recorre a uma forma de expressão mas todos os seres vivos necessitam de comunicar.
As comunidades agro-pastoris
As Primeiras Comunidades Recolectoras
A História dos números Há muito tempo, as pessoas viviam em pequenos grupos e se abrigavam em cavernas. Como alimento, usavam frutos, raízes e carne de.
DEUS NÃO ERRA Há muito tempo, num Reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava.
A história dos números.
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
História da Matemática
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA MÃOS A OBRA 1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas -Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais.
Periodização da História
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
Pré-História. Surgimento do Fogo Com o frio das noites as povos tinham de se juntar perto de uma fogueira para se aquecer e se proteger dos animas, assim.
Um pouco da história dos números
A Necessidade de Contar
VIDA RECOLECTORA E NOMADISMO
Transcrição da apresentação:

Há mais de 30000 anos, o homem vivia em pequenos grupos, morava em grutas e cavernas para se esconder dos animais selvagens e proteger-se da chuva e do frio. Os caçadores para registarem os animais mortos numa caçada, faziam marcas em varas ou ossos de animais mortos.

Nessa época o homem alimentava-se daquilo que a natureza lhe dava: caça, frutos, sementes, ovos. Quando descobriu o fogo, aprendeu a cozinhar os alimentos e a proteger-se melhor contra o frio.

No entanto este modo de vida foi-se modificando pouco a pouco. Assim, há cerca de 10.000 anos atrás, começou a cultivar plantas e a criar animais, aparecendo assim a agricultura, e o pastoreio.

Os pastores tinham necessidade de controlar os rebanhos, precisavam saber se não faltavam ovelhas. Como é que os pastores poderiam saber, se alguma ovelha se tinha perdido ou, se outras se tinham juntado ao rebanho? Alguns indícios indicam que os pastores controlavam o seu rebanho utilizando conjuntos de pedras:

Ao soltar as ovelhas, o pastor colocava uma pedra para cada animal que passava e guardava o monte de pedras. Quando os animais voltavam, o pastor retirava do monte uma pedra para cada ovelha que passava.

Se sobrassem pedras, era certo que tinha perdido ovelhas. Se faltassem pedras, saberia que o rebanho tinha aumentado. Desta forma os pastores controlavam o número de ovelhas. Uma ligação do tipo: para cada ovelha, uma pedra chama-se, em Matemática, correspondência um a um.

Fazer uma correspondência um a um é associar, a cada objeto de uma coleção um objeto de outra coleção. Como se vê, o Homem resolveu os seus primeiros problemas de cálculo usando a correspondência um a um. A correspondência um a um foi um dos passos decisivos para o surgimento da noção de número.

Afinal, alguma coisa em comum existia entre o monte de pedras e o grupo de ovelhas: se a quantidade de pedras correspondia exatamente à quantidade de ovelhas, esses dois conjuntos tinham uma propriedade comum: o número de ovelhas ou pedras. Mas, provavelmente o Homem não usou somente pedras para fazer correspondência um a um.

É muito provável que ele tenha utilizado qualquer coisa que estivesse bem à mão e nada estava mais à mão do que seus próprios dedos. A ideia de contagem estava relacionada com os dedos da mão. Assim, ao contar as ovelhas, o pastor separava as pedras em grupos de cinco. Do mesmo modo os caçadores contavam os animais abatidos, traçando riscos na madeira ou fazendo nós em uma corda, também de cinco em cinco. Adaptado http://matematica.no.sapo.pt/nconcreto.htm

"Deus inventou o número natural. O resto é obra do Homem.“ Leopold Kronecker, séc. XIX