8º ano Figuras de Linguagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras de Linguagem.
Advertisements

Figuras de Linguagem “Palavras“
JESUS O HOMEM.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Profª Cláudia Rodrigues
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
Figuras de Linguagem Por Anna Frascolla Design por Bruna Frascolla.
Figuras de estilo Literatura.
Língua Portuguesa Professora Bia.
Figuras de Linguagem Comparacao, metafora, metominia eufemismo sinestesia antitese paradoxo ironia personificaçao.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSOR JESWESLEY MENDES.
Introdução à estilos e figuras de linguagem
A MONTANHA Ao dar início, deixe os slides sucederem automaticamente, pois as músicas de fundo, estão sincronizadas com as imagens.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos Interprete: Roberto Carlos
FIGURAS DE LINGUAGEM.
«Quaresma em Família, a Caminho da Páscoa!»
Rotina....
Milagre Lique seu som Clique para passar.
(Roberto e Erasmo Carlos)
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Recursos estilísticos. O texto literário diferencia-se dos demais pelo emprego recorrente da linguagem conotativa, que torna possível a exploração dos.
VEJAM SÓ AONDE EU FUI CHEGAR NÃO IMAGINEI IR TÃO DISTANTE ASSIM TEU OLHAR POR CERTO ME ATRAIU E A SUA VOZ AINDA RESSOA EM MIM NESTE CHÃO PLANTEI O MEU.
Linguagem figurada Palavra
Frase-Oração-Período
QUANDO O SOL ESCURECER E SE PERDER EM SEUS SONHOS AQUI, EM ALGUM LUGAR NA NOITE EU VOU ESTAR. VOU PEDIR ME DEIXE ENTRAR E VISITAR SEU MUNDO, PORQUE VOCÊ.
E eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
Rotina....
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Leandro e Leonardo Um Sonhador
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Figuras de linguagem ou estilo
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Lembranças... LIGUE O SOM.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas.
Figuras de Linguagem Profa. Karla Faria.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
50 Anos Volume 10.
O Homem Letra da Musica de Roberto Carlos.
PARÓQUIA S.JOÃO BAPTISTA DE VILA DO CONDE
Figuras de Linguagem.
Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento
Um repórter perguntou à Cora Coralina
BY BÚZIOS SLIDES UM SONHADOR.
Ria Slides Sol de Primavera Ria Slides.
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
transição automática aguarde
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Parabéns Igreja Filadélfia.
Grupo de Oração Fonte de Vida
APRENDA A VIVER Aprendi que se aprende errando Que crescer não significa fazer aniversário Que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem.
As marcas ideológicas dos textos
APRENDENDO A VIVER.
A P R E N D I !.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Vale a pena dizer "eu gosto de você"
Um certo dia, um homem esteve aqui.
Aprendi: De: Lena Antabi. Aprendi: De: Lena Antabi.
Para muitos com certeza será uma data linda... Trocas de olhares, beijos e abraços. Uns partilham presentes dos mais simples até aos mais sofisticados...
Receita de um Sonhador.
Figuras de Linguagem Figuras de Pensamento.
  Língua Portuguesa Recursos expressivos.
LITERATURA BRASILEIRA
Figuras de linguagem.
Ás vezes é tão difícil...mas não é... Amizade é saber entender que ninguém é igual a ninguém e que são nossas diferenças que nos tornam muito mais interessante.
Transcrição da apresentação:

8º ano Figuras de Linguagem

Primeiro vejamos a diferença entre denotação e conotação Palavra com sentido comum Sentido ultrapassa o comum Uso automatizado Palavra usada em sentido criativo Linguagem comum Linguagem expressiva Sentido restrito Sentidos amplos

Ideia paradoxal Sol de Primavera Beto Guedes Quando entrar setembro E a boa nova andar nos campos Quero ver brotar o perdão Onde a gente plantou Juntos outra vez Já sonhamos juntos Semeando as canções no vento Quero ver crescer nossa voz No que falta sonhar Já choramos muito Muitos se perderam no caminho Mesmo assim não custa inventar Uma nova canção Que venha nos trazer Sol de primavera Abre as janelas do meu peito A lição sabemos de cor Só nos resta aprender Já choramos muito Muitos se perderam no caminho Mesmo assim não custa inventar Uma nova canção Que venha trazer

Figuras de linguagem São estratégias criativas que usamos em determinado texto com o objetivo de fazer um efeito determinado na interpretação. É o uso criativo das palavras, com características específicas.

Prosopopeia (personificação ou animismo) "A lua (...) pedia a cada estrela fria / Um brilho de aluguel ..." (Jõao Bosco / Aldir Blanc) “Eu cheguei em frente ao portão Meu cachorro me sorriu latindo” (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Eufemismo Usamos   eufemismos sempre que usamos uma  palavra ou expressão  em   lugar de outra que consideramos  desagradável  ou  chocante.  É o que acontece quando substituímos “morrer” por “partir”, “ir para junto de Deus”, “descansar” e outras expressões  semelhantes.

Onomatopeia Significa imitar um som com fonema ou palavra. Ruídos, gritos, sons de animais, barulho de máquinas etc. São de entendimento universal.

https://www.youtube.com/watch?v=Ckk5na1pbHw

Antítese Antítese é uma figura de linguagem (figuras de estilo) que consiste na exposição de ideias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos

Foto: Maurício Clareto (Agência Estado)

Não existiria som se não fosse o silêncio Não exisitira luz se não fosse a escuridão (“Certas Coisas", Lulu Santos)

“Meu pensamento é um rio subterrâneo” (Fernando Pessoa) Metáfora “Meu pensamento é um rio subterrâneo” (Fernando Pessoa) “Sou uma gota d´água Sou um grão de areia” (Renato Russo)

Comparação - É mais facilmente entendida como a aproximação de dois termos que se assemelham. É como um vício Você vem me procurar Como faz desde o início Cada vez que quer voltar É como um prêmio Pela minha devoção Você toma o meu carinho Pra vencer a solidão (Ricardo Feghali – Nando)

Ironia - é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Não diga, meu amor! “Moça linda bem tratada, três séculos de família, burra como uma porta: um amor! (Mário de Andrade)

Hipérbole - é a figura de linguagem que consiste em expressar uma idéia com exagero. Está muito calor. Os jogadores estão morrendo de sede no campo. * Eu nunca mais vou respirar Se você não me notar Eu posso até morrer de fome Se você não me amar Por você eu largo tudo Vou mendigar, roubar, matar Até nas coisas mais banais Pra mim é tudo ou nunca mais

Metonímia – consiste em empregar um termo em lugar de outro,havendo entre ambos uma relação de sentido. Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.) Inventor pelo invento: Édson ilumina o mundo. (= As lâmpadas iluminam o mundo.) Símbolo pelo objeto simbolizado: Não te afastes da cruz. (= Não te afastes da religião.) Lugar pelo produto do lugar: Fumei um saboroso havana. (= Fumei um saboroso charuto.) Efeito pela causa: Sócrates bebeu a  morte. (= Sócrates tomou veneno.)

Causa pelo efeito: Moro no campo e como do meu trabalho Causa pelo efeito: Moro no campo e como do meu trabalho. (= Moro no campo e como o alimento que produzo.) Continente pelo conteúdo: Bebeu o cálice todo. (= Bebeu todo o líquido que estava no cálice.) Instrumento pela pessoa que utiliza: Os microfones foram atrás dos jogadores. (= Os repórteres foram atrás dos jogadores.) Parte pelo todo: Várias pernas passavam apressadamente. (= Várias pessoas passavam apressadamente.) Gênero pela espécie: Os mortais pensam e sofrem nesse mundo. (= Os homens pensam e sofrem nesse mundo.)

  Singular pelo plural: A mulher foi chamada para ir às ruas na luta por seus direitos. (= As mulheres foram chamadas, não apenas uma mulher.) Marca pelo produto: Minha filha adora danone. (= Minha filha adora o iogurte que é da marca danone. Espécie pelo indivíduo: O homem foi à Lua. (= Alguns astronautas foram à Lua.) Símbolo pela coisa simbolizada: A balança penderá para teu lado. (= A justiça ficará do teu lado.)

Quando a marca vira nome.. A marca pelo produto Quando a marca vira nome..

Bom Bril – nada mais é do que a chamada esponja de aço Bom Bril – nada mais é do que a chamada esponja de aço. O comum é falar Bom Bril, mesmo que seja da Assolan ou ainda que seja uma palha de aço. Cotonete – “Cotonete” é uma marca criada pela Johnson & Johnson. O nome correto é hastes de algodão flexível. Situação semelhante a do Bom Bril… Ninguém pede uma haste flexível.

Maizena – até em programas de culinária é comum ouvirmos a cozinheira citar Maizena e não amido de milho. Maizena é uma marca do grupo Unilever. Band-Aid – a Johnson & Johnson deve ter uma divisão bem remunerada pra criar esses nomes-marcas. Band-Aid é mais um, sinônimo de curativo adesivo.

Xerox – assim é conhecida a marca de quem tira uma fotocópia, virou até o verbo “xerocar”. A palavra já consta em muitos dicionários brasileiros. Leite Moça – leite condensado Miojo –  é comum ouvirmos alguém pedir o Miojo de certa marca, Miojo é a marca de macarrão instantâneo da Nissin.

Jeep – Nem todo carro off-road pode ser chamado de Jipe, pois trata-se de uma marca e não tipo de carro. Bem, somente na teoria… Chiclete – criado pela marca da Adams para o verdadeiro nome do produto “Goma de Mascar”. Mais um caso de marca que virou sinônimo. Alguém ompra goma de mascar?

A parte pelo todo Pedir a mão em casamento Instrumento pela pessoa que o utiliza. (Ela é um bom garfo)