A Atuação da Finep em Energia e Tecnologias Limpas DENE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5ª Reunião CÂMARA DE PETRÓLEO E GÁS Curitiba 24 de agosto de 2010.
Advertisements

Novos Negócios – Segmento Energia
O Estado e o BNDES no apoio à
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Financiadora de Estudos e Projetos
Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
PROGRAMA DE INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Perspectivas do Setor Elétrico e Integração Energética
FINEP Financiadora de Estudos e Projetos
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Programas de Incentivo e de Fomento à Inovação às Empresas
Finalidade e Objetivos: Destina-se a apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras sobre problemas importantes em ciência e tecnologia, a serem executadas.
O Inova Agro é parte do Plano Inova Empresa
POSSÍVEIS ALTERNATIVAS ESTRUTURAIS:
FONTES DE FINANC IAMENTO PARA AS AÇÕES AMBIENTAIS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO BANCO DO NORDESTE PARA O MEIO AMBIENTE.
Plano de Negócio Elber Sales.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Fundo Nacional sobre Mudança do Clima
Título da Apresentação
Financiamento à Pesquisa e Desenvolvimento
Política de Desenvolvimento Produtivo Estímulos ao investimento, inovação, exportações e MPEs 29/06/2009.
Comitê Temático Investimento e Financiamento
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.
Estágio Supervisionado X
Mandic Partner Program
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA
Rio de Janeiro, 28/6/2013 GESEL/UFRJ
Apoio à Inovação.
Financiamento para projetos de eficiência energética
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
Missão da FINEP Promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades,
A Integração Sul-Americana: O papel do BNDES VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul 16 de Agosto de 2007 A Integração Sul-Americana:
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
Título da Apresentação 28 de Junho de A FINEP, criada em 1967, é a Agência Brasileira de Inovação, vinculada ao MCTI. A FINEP Promover o desenvolvimento.
Cartão BNDES Rio de Janeiro, 05 de julho de 2011.
Tipos de Operações de Crédito
Oportunidades e desafios no setor farmacêutico
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Treinamento do SINERCOM
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
Elaboração : GETEC2 COOPERADOS 5,762 Milhões Cooperativas Singulares Cooperativas Centrais 81 Federações 76 Confederações 13 OCB UF 27 OCB EMPREGOS.
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
28 de agosto de 2014 Dir 5/Guilherme Lacerda Evento: Congresso Unimed.
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
Perspectivas para as Universidades Comunitárias no Contexto do Financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Estratégias para a Amazônia
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA Laboratório de Novos Conceitos em Aeronáutica - LNCA Plataforma do Conhecimento no contexto.
CHAMADA PÚBLICA ANEEL.
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Captação de recursos em TI
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Inovação e competitividade na indústria de energia eólica
FORUM MINEIRO DE ENERGIA RENOVÁVEL ENERGIA SOLAR J. Fernando Contadini
Plano Inova Empresa Inova Empresa Resultados Atualizados - 20/08/2013 Finep 30 dias: lançamento no Congresso de Inovação – CNI
Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
O Financiamento da Infraestrutura de Telecomunicações no Brasil - Novos Paradigmas 44o. Painel Telebrasil Natal, 31 de maio de 2002 José Roberto Campos.
Agência de Fomento de Alagoas S.A - Desenvolve É uma empresa de economia mista, que tem o Estado como sócio majoritário, é vinculada a Secretaria de Estado.
1 LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO ÀS FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA PROINFA Brasília, 30 de março de 2003 Dilma Vana Rousseff Ministra de.
Parceiros ZENITTE Renováveis Zenitte | LE Consult Leonardo Rocha Mar_16 Parceiros ZENITTE Renováveis.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores & Defesa Sergio B. Varella Gomes Brasília, 14 mar 2006 Audiência Pública Câmara.
Financiamento à Inovação em Rio Grande do Sul Abril/2013.
Energia Eólica Junho / 2016.
Transcrição da apresentação:

A Atuação da Finep em Energia e Tecnologias Limpas DENE

Agenda FINEP Departamento de Energia e Tecnologias Limpas – DENE Programas Setoriais – Inova Energia

A Finep A Finep é uma empresa pública vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) criada em 24 de julho de Seu objetivo é atuar em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Áreas prioritárias para apoio da FINEP Tecnologia da Informação e ComunicaçãoDefesa e Aeroespacial SaúdeDesenvolvimento Social e Tecnologias Assistivas Energia Renovável Óleo, Gás e Naval

Números da FINEP (Liberações) Média Valor Total Desembolsado 2001 – 2003 R$ milhões 382% Média Valor Total Desembolsado 2011 – 2013 R$ milhões

Subvenção econômica para empresas Financiamentos reembolsáveis para empresas Modalidades de Financiamento O apoio da FINEP abrange todo o ciclo de C,T&I, da pesquisa básica até o desenvolvimento de produtos, serviços e processos nas empresas. Sua atuação se dá por meio de diversos instrumentos: Investimento em fundos Investimento direto Investimento em empresas inovadoras via aquisição de participação societária: apoio à capitalização e desenvolvimento (em implantação) Financiamentos não- reembolsáveis para ICTs

Financiamento Reembolsável Cadastro da Empresa Cadastro do Projeto Fase 1: Análise Indicadores compostos para análise Rating de Crédito Rating da Trajetória de Inovação da Empresa Rating do Projeto e da Tecnologia Até 30 dias Limite de crédito e condições de financiamento Fase 2: Contratação

Financiamento Reembolsável

Condições: O que pode ser financiado: Obras Civis/Instalações, Equipamentos (Nacionais ou Importados), Softwares (Nacionais ou Importados), Matérias Primas, Equipe Própria, Treinamentos, Serviços de Consultoria, Serviços de Terceiros, Viagens/Diárias, Outros. Taxas de 4% a 7% a.a. Carência de até 36 meses Prazo Total (Amortização + Carência) - até 120 meses Participação da FINEP de até 90% do valor do projeto

Linhas de Ação: Apoio a todo ciclo de desenvolvimento tecnológico, desde a pesquisa básica ao desenvolvimento de mercados para produtos, processos e serviços inovadores. Projetos de desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de produtos processos e serviços, aquisição e/ou absorção de tecnologias. Apoio a projetos que incluem estudos de viabilidade técnica e econômica, estudos geológicos, projetos básico, de detalhamento e executivo Implementação de atividades de P&D e/ou programas de investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Desenvolvimento de tecnologias que visam atender às necessidades econômicas e sociais futuras do país. Investimento em empresas inovadoras via aquisição de participação societária: apoio à capitalização e desenvolvimento Inovação Pioneira Inovação e Competitividade Inovação em Tecnologias Críticas Inovação Contínua Pré- Investimento Investimento direto

Financiamento Reembolsável Garantias É obrigatória a apresentação de garantias em montante compatível com o financiamento solicitado. São garantias válidas as que podem ser usadas de forma cumulativa ou não.  Cartas de fiança bancária;  Hipotecas;  Penhores;  Alienação fiduciária de bens móveis e imóveis (incluindo evolutiva);  Recebíveis de longo prazo;  Aval corporativo.

Agenda FINEP Departamento de Energia e Tecnologias Limpas – DENE Programas Setoriais – Inova Energia

Departamento de Energia e Tecnologias Limpas - DENE Missão: Apoiar tecnologias sustentáveis, com alto potencial de desenvolvimento no Brasil ENERGIA -Smart Grid -Energia Eólica -Energia Solar -Eficiência Energética -Bens de capital p/ setor elétrico BIOPRODUTOS -Etanol – Agrícola -Bioprodutos – Biologia Sintética* -Biodiesel / Microalgas -Biogás TECNOLOGIAS LIMPAS -Resíduos -Águas e Efluentes -Manufatura Reversa - Biogás PAISS Inova Energia Inova Sustentabilidade

Energia - Tecnologias Evolução 2009 Desenvolvimento de tecnologias de fabricação de células solares 2011 Equipamentos elétricos (turbinas, geradores, motores, transformadores, etc) Desenvolvimento de acionamento elétrico para veículos elétricos e híbridos; 2010 Fibras micro- estruturadas para sensoriamento óptico de parâmetros elétricos Células solares eficientes em lâminas de silício Desenvolvimento de tecnologias para células orgânicas

Energia - Tecnologias Evolução 2012 Geração de energia solar distribuída conectada à rede; Planta piloto de geração heliotérmica na região semiárido do Brasil; Equipamentos para automação de redes; Infraestrutura de pesquisa para pás eólicas; 2014 Pilotos de Smart Grid em escala; Transmissão em Ultra- Alta Tensão; Geração de Piloto de Energia Solar Fotovoltaica; 2013 Equipamentos para Smart Grids Planta piloto de geração heliotérmica na região semiárido do Brasil; Pilotos de energia maremotriz; Transmissão em Ultra- Alta Tensão; Geração de Piloto de Energia Solar Fotovoltaica;

Empresas – Smart Grid

Energia Elétrica – Dados Em Contratação Previsto Inova Energia (Não-Reembolsável) Criação DENE Até Maio/ milhões em milhões no próximo biênio (2015/2016) + 40 milhões em milhões no próximo biênio (2015/2016)

Linha de Ação Inovação Pioneira Novas tecnologias de geração de energia renovável, incluindo energia de marés e geotérmicas; Novas tecnologias de geração de energia renovável, incluindo energia de marés e geotérmicas; Desenvolvimento de novas tecnologias para baterias e capacitores; Desenvolvimento de novas tecnologias para baterias e capacitores; Desenvolvimento de componentes para aerogeradores que atualmente são importados; Desenvolvimento de componentes para aerogeradores que atualmente são importados; Desenvolvimento de aerogeradores de potência superior a 3MW, bem como geradores para geração distribuída; Desenvolvimento de aerogeradores de potência superior a 3MW, bem como geradores para geração distribuída; Implantação de 1 parque solar fotovoltaico, de até 30MW; Implantação de 1 parque solar fotovoltaico, de até 30MW;

Linha de Ação Inovação Pioneira Implantação de 1 parque heliotérmico, de até 30MW; Implantação de 1 parque heliotérmico, de até 30MW; Implantação de 1 modelo de negócios de geração distribuída, de até 30MW; Implantação de 1 modelo de negócios de geração distribuída, de até 30MW; Desenvolvimento de cadeia produtiva para energia solar; Desenvolvimento de cadeia produtiva para energia solar; Desenvolvimento de equipamentos ainda não produzidos no Brasil para redes elétricas inteligentes (medidores inteligentes, transformadores inteligentes, sensores, sistema de comunicação, etc) Desenvolvimento de equipamentos ainda não produzidos no Brasil para redes elétricas inteligentes (medidores inteligentes, transformadores inteligentes, sensores, sistema de comunicação, etc)

Empresas – Minas Gerais Principais empresas sediadas em Minas na área de Energia: Outras empresas sediadas em Minas e já apoiadas pela FINEP com projetos de outros setores:

Agenda FINEP Departamento de Energia e Tecnologias Limpas – DENE Programas Setoriais – Inova Energia

O Inova Energia é parte do Plano Inova Empresa Cadeia Agropecuária Petróleo e Gás Energia Complexo da Saúde Complexo Aeroespacial e Defesa TICs PAISS TI Maior § Focos: inovação, produtividade e competitividade brasileira § Objetivos:  Ampliar investimento e apoio a projetos de risco tecnológico  Fortalecer relações entre empresas, ICTs e setor público

Inova Energia – Linhas Temáticas Veículos Híbridos e Eficiência Energética Veicular Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grid) e Transmissão em Ultra-Alta Tensão UAT Geração de Energia por meio de fontes alternativas Linhas Temáticas

Inova Energia - Objetivos Estabelecer parcerias em projetos de inovação em energia Utilizar um canal unificado para acessar os melhores instrumentos financeiros disponíveis para inovação, incluindo os instrumentos não reembolsáveis da Finep e BNDES Desenvolver projetos de maior risco tecnológico/mercado Proporcionar visibilidade aos projetos, em nível nacional Disponibilizar recursos obrigatórios em P&D da Aneel, em parceria com projetos promissores 200 milhões de recursos Não-Reembolsáveis; Total de recursos: 3 bilhões

Resultados do Inova Energia (lançado em Jan/13) Ampla participação do setor 166 empresas líderes 144 empresas parceiras 118 Planos de Negócio aprovados Cooperação 63 ICTs envolvidas Novas plantas demonstrativas/industriais Início de produção em escala comercial em 2014 Aquisição de empresas de base tecnológica no exterior R$ mil Energia – Inova Energia

Linha 1 – Redes Elétricas inteligentes e Transmissão em Ultra-Alta Tensão Valores - Linha Temática 1 Subvenção Econômica BNDES FUNTEC Cooperativo ICT/ Empresa P&D ANEELCrédito FINEP* Crédito BNDES* (13) (6) (12) (23) (22) Total (37) R$ mil * Crédito está com valor integral demandado, percentual de contrapartida será determinado pela análise de cada projeto Principais projetos: Equipamentos e softwares para Smart Grid Medidores de energia atendendo demandas já regulamentadas pela ANEEL e outros testando diversas funcionalidades e tecnologias, em especial de telecomunicações; Sistema de automação da distribuição com uso de sensores e algoritmos de decisão; Central inteligente com integração e gerenciamento de equipamentos e sensores; Série de relés para Smart Grid; Concentrador inteligente e display residencial com funções de roteador para acesso a internet; Principais projetos: Equipamentos e softwares para Smart Grid Medidores de energia atendendo demandas já regulamentadas pela ANEEL e outros testando diversas funcionalidades e tecnologias, em especial de telecomunicações; Sistema de automação da distribuição com uso de sensores e algoritmos de decisão; Central inteligente com integração e gerenciamento de equipamentos e sensores; Série de relés para Smart Grid; Concentrador inteligente e display residencial com funções de roteador para acesso a internet;

Inova Energia Empresas sediadas em Minas Gerais:

ICT´s mineiras apoiadas pela FINEP

Obrigado! Sergio Telles SAC: | Ouvidoria: |