Banco de Dados Parte 1 Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BANCO DE DADOS I Prof. Ricardo Santos.
Advertisements

Teas 01 Banco de dados.
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Evolução dos SGBD’s (2ª Parte).
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
Resumo 1.1) Introdução 1.2) Abordagem Convencional de Arquivos
BANCO DE DADOS Transparências baseadas no capítulo 1 do livro de KORTH e SILBERCHATZ e 1 e 2 do livro de ELMASRI e NAVATHE. Juliana Amaral e Rodrigo Baroni.
Funcionalidades de um SGBD
Introdução a Banco de Dados
Introdução a Banco de Dados Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Banco de Dados Profa. Dra. Angélica Félix de Castro Aula 02 Universidade Federal Rural do Semi-Árido Curso de Ciência da Computação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA - ENG05207 Aula 09 –a Banco de dados Profs: Dr.
Maurício Edgar Stivanello
Sistemas de Informação Gerencial
SGBD.
Bacharelado em Ciência da Computação
Introdução aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
Introdução a Bancos de Dados
Professora: Aline Vasconcelos
Conceitos Básicos Dado: fato do mundo real que está registrado e possui um significado implícito no contexto de um domínio de aplicação Exemplos: endereço,
Seminários Avançados I
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Prof. Alexander Roberto Valdameri
Sistema de Banco de Dados
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
CONCEITOS Modelo de Dados
Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática
SGBD.
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
A área de banco de dados Cristina Paludo Santos –
Introdução a Banco de Dados com exercícios de aplicação
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados
Bancos de Dados Projeto de BD
Banco de Dados e Usuários do Banco de Dados (capítulo 1)
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Projeto de Banco de Dados
Introdução a Banco de dados
Treinamento PHP Módulo 2 PHP Avançado Waelson Negreiros
Curso Técnico em Informática
Contexto da disciplina
Curso Técnico em Informática
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Administração e Gerenciamento
Curso Técnico em Informática DISCIPLINA: Implementação a Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Bancos de Dados Estrutura e Funcionamento de um SGBD
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
Fundamentos de Banco de Dados 02
SEGUNDA FASE / S2B MIC PERNAMBUCO
Análise e Projeto de Sistemas Orientado a Objetos Profa. Ana Karina Barbosa.
Capítulo 1 Sistemas de Banco de Dados
Bancos de Dados Fundamentos Prof. Marcos R. Cardoso.
Projeto de Banco de Dados
UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis
Banco de Dados I Aula 3 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
B ANCO DE DADOS Introdução ABTécnico. C ONCEITO É uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico. Exemplos:
Plano de Ensino Conceitos e Características Tipos de Banco de Dados
Bancos de Dados Sistema de Banco de dados – sistema de manutenção de registros por computador. É considerado como uma sala.
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Copyright © 2011 Ramez Elmasri and Shamkant Navathe slide 1 Tópicos  Introdução  Um exemplo  Características da abordagem de banco de dados  Vantagens.
Modelos de dados.
Aula 1.  O que é?  Porque usar?  Onde é usado?  Como funciona?  SGBD  Linguagem SQL  Alguns Exemplos de tecnologias conhecidas.
Fundamentos de Banco de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
BANCO DE DADOS Prof. Marcelo West
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

Banco de Dados Parte 1 Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2008

Banco de Dados Ementa: Noções de Banco de Dados Modelagem de Dados SQL - Structured Query Language Tópicos complementares Avaliação: 1 Prova 1 Projeto

Banco de Dados Material Didático: Livro Transparências Notas de Aula

Banco de Dados - Introdução Uma questão importante é a diferença entre dados e informação Dados são fatos registrados sobre acontecimentos. São utilizados para transmitir, armazenar e deduzir informações. Informação é o conhecimento que pode ser inferido a partir dos dados. É pertinente a realidade a ser analisada.

Banco de Dados - Introdução O que é um Banco de Dados (BD)? Um repositório de dados. Os dados encontram-se estruturados e integrados e têm por objetivo atender às necessidades de uma comunidade de usuários. O que é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)? Um software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados em um Banco de Dados. Ex: Oracle, Informix, Sybase, MySQL, ACCESS, etc. Compromisso com a performance, segurança e concorrência na execução das transações.

Banco de Dados - Introdução Quais os objetivos de um sistema de Banco de Dados? Ambiente conveniente e eficiente para recuperar e armazenar informações. Eliminar ou reduzir: redundância e inconsistência de dados, dificuldades no acesso, isolamento dos dados, anomalias de acesso concorrente, problemas de segurança. Exemplos de Sistemas de BD Hospital, Locadora de Vídeo, Farmácia, Supermercado, Lojas, Fórum, Escritório de Engenharia, Instituição de Pesquisa, etc.

Nível Físico: é o mais baixo nível de abstração que descreve como esses dados estão de fato armazenados. Nível Lógico: este nível médio de abstração descreve quais dados estão armazenados e quais os inter-relacionamentos entre eles. Este nível é utilizado pelos desenvolvedores de sistemas que precisam decidir quais informações devem pertencer ao Banco de Dados. Visão: o mais alto nível de abstração, descreve apenas parte do Banco de Dados. Os usuários normalmente utilizam apenas parte do banco de dados, para cada classe de usuário uma visão diferente pode ser criada. Abstração de Dados

Banco de Dados - Introdução Quais os usuários de um sistema de banco de dados?

Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Utilização da Engenharia de Software Crise do Software - Anos 70 Maior preocupação com a produtividade dos analistas e programadores, com a qualidade dos produtos, e com os aspectos de segurança. Maior disciplina para o desenvolvimento de sistemas de software. Caracterizada pela forte orientação por processos, pela determinação bem acentuada de cada fase, enfatiza a reutilização de código, possui revisões e o pontos de checagem, e métricas para produtividade, qualidade e custo do produto final.

Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Investigação dos Dados Projeto do Banco de Dados Implementação do Banco de Dados Utilização e Manutenção do Banco de Dados

Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Investigação dos Dados - 1 O projetista do Banco de dados conversa com o cliente. São extraídos e analisados todos os dados, restrições e funcionalidade que o cliente deseja que estejam presentes no sistema de banco de dados.

Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Projeto do Banco de Dados - 2 Projeto do Banco de Dados Modelagem de Dados

Banco de Dados - Introdução Modelagem de Dados: Para manipular grandes quantidades de dados ao mesmo tempo, foram criadas técnicas para se modelar os diversos problemas/domínios que existem. Um modelo de dados é uma descrição formal da estrutura de um BD. Que tipo de dados estão armazenados e como estão inter-relacionadas. Objetivo da modelagem é a apresentação única, resumida e estruturada dos dados de uma aplicação.

Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Modelagem de Dados Modelo Conceitual Modelo Lógico

Banco de Dados - Introdução Modelagem de Dados: Modelo Conceitual: modelo de dados abstrato que descreve a estrutura de um BD independente de um SGBD particular. Utilizado também na interação com o cliente. Modelo Lógico: modelo de dados que descreve a estrutura de um BD conforme vista pelo usuário de um SGBD específico. Modelo utilizado na implementação do BD.

Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Implementação do BD - 3 Construção do Banco de Dados Desenvolvimento de procedimentos para consultas e manipulação dos dados.

Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Utilização e Manutenção do BD - 4 Utilização do BD pelos usuários. Detecção e correção de falhas. Detecção de novos requisitos para o sistema.

Banco de Dados - Introdução Ciclo de desenvolvimento de Sistemas de Banco de Dados Investigação dos Dados Projeto do Banco de Dados Implementação do Banco de Dados Utilização e Manutenção do Banco de Dados Modelo Conceitual ENTIDADE-RELACIONAMENTO Modelo Lógico RELACIONAL