PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE

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Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE A adolescência e seu significado evolutivo. (As mudanças físicas da puberdade e suas consequências psicológicas) Luciana Souza Borges

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE Salvo nos órgãos sexuais, os corpos infantis dos meninos e das meninas são fundamentalmente iguais. No final dos processos de mudança que ocorrem na puberdade, os corpos masculino e feminino se diferenciarão claramente: Características primárias: órgãos reprodutores. Características secundárias: (meninos): pêlo facial, mudança de voz, alargamento de ombros etc. (meninas): crescimento dos seios, alargamento dos quadris etc. Luciana Souza Borges

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE Processo de transformação física: colocado em andamento por vários mecanismos hormonais que desencadeiam um longo processo de mudanças que apresenta um padrão diferente para meninos e meninas. Hipotálamo (produz hormônio liberador de gonadotrofinas) = Hipófise (produz hormônios gonadotróficos) = Gônadas sexuais (produzem hormônios sexuais: testosterona; estrógenos e progesterona). Luciana Souza Borges

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE Momento no qual o hipotálamo põe em funcionamento toda essa maquinaria endócrina: parece determinado pelo peso corporal ou pela proporção de gordura em relação ao peso (por isso, as meninas que fazem esporte teriam sua 1º menstruação mais tarde). Luciana Souza Borges

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE Durante o estirão = o crescimento ocorre de forma tão rápida que costuma ser frequente uma assincronia ou falta de harmonia e uniformidade/ algumas partes do corpo podem ser demasiadamente grandes ou pequenas em comparação com o resto. As pernas costumam crescer primeiro e por último o tronco (calças ficam mais curtas antes das blusas); mãos, cabeça e pés também crescem rápido e serão os que primeiro irão parar de crescer (queixas de que os pés e mãos são grandes demais). Com o avanço da puberdade, o corpo vai ficando mais proporcional e os adolescentes ficando mais satisfeitos. Luciana Souza Borges

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE A puberdade, portanto, é um processo gradual de vários anos de duração durante o qual o adolescente experimentará uma série de mudanças = importante impacto no nível psicológico/ afeta a forma de pensar, de sentir e de agir. Luciana Souza Borges

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE Algumas consequências psicológicas e comportamentais da puberdade: influência dos hormônios sexuais sobre o desejo e a atividade sexual, sobre a agressividade ou sobre a instabilidade emocional e a irritabilidade. Mas, a maioria dos efeitos psicológicos da puberdade: parece estar mediada por fatores sociais e psicológicos (ex: reação dos pais diante da 1ª menstruação da filha). Luciana Souza Borges

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE Contudo, podemos dizer que as consequências psicológicas são menos favoráveis para as meninas: maior irritabilidade e mais estados depressivos, com frequentes sentimentos negativos com relação a seu aspecto físico (estereótipo social de magreza/ influências culturais). Meninos: parece haver uma melhor auto-imagem e melhor estado de ânimo, relacionados à puberdade (esportes/ habilidade física). Luciana Souza Borges

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE O momento em que ocorrem as mudanças puberais é o aspecto mais estudado – ainda que a sequência de mudanças seja a mesma na maioria dos adolescentes, o momento pode variar. As causas pelas quais a maturidade ocorre mais cedo ou mais tarde são diversas e envolvem aspectos genéticos e ambientais. Ex: alimentação (proporção de gordura no corpo), hábitos (atividade física), níveis de estresse etc. Há uma tendência secular do crescimento: adiantamento de até 2 anos no momento da menarca (países ocidentais). Luciana Souza Borges

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE É importante o momento evolutivo em que se iniciam as mudanças da puberdade porque serão diferentes o nível de desenvolvimento geral do organismo e o nível de maturidade psicológica. Além disso, os acontecimentos que ocorrem em um momento esperado geram menos estresse do que os que se antecipam ou atrasam (relógio social). Luciana Souza Borges

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE A puberdade precoce, portanto, é menos favorável porque está fora do momento esperado e porque a criança está pouco preparada, física e psicologicamente. Mas, as meninas experimentam as mudanças um ou dois anos antes do que os meninos. A puberdade precoce é mais negativa para as meninas do que para os meninos. Ficam mais vulneráveis a distúrbios (alimentares) e a condutas antissociais (p. 318). Luciana Souza Borges

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE A puberdade tardia costuma ser mais negativa para os meninos do que para as meninas. Os efeitos não são permanentes para o desenvolvimento, podendo as consequências ruins desaparecer durante os anos posteriores da própria adolescência. Luciana Souza Borges