Crase Profa. Lílian Moreira Comunicação e Expressão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Palavra que modifica o verbo, adjetivo, ou o próprio advérbio...
Advertisements

CRASE ORIGEM DA PALAVRA : CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO.
A CRASE A UTILIZAÇÃO DO ACENTO GRAVE PROFESSOR ULRICH BEATHALTER
CRASE a (prep.) + a (artigo) = à a (prep.) + as (artigo) = às
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Prof. Richard Brunel Matias
Cursinho Vitoriano Profª Beatriz
Correção Exercícios Encontro 5
CRASE PREPOSIÇÃO FUSÃO FEMININO ARTIGO A + A = À.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CRASE FUSÃO ARTIGO FEMININO PREPOSIÇÃO A + A = À.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
CRASE A palavra crase (do grego krásis = mistura, fusão) designa a contração da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome (substantivo, adjetivo.
Prof. Francisco Gonçalves Lima Júnior
PREPOSIÇÃO.
Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2009
Professor Carlos Zambeli
Gramática e Texto - Rody
Prof. Francisco Platão Savioli
Crase ALGUMAS REGRAS.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Crase.
Crase.
Estudo aprofundado Prof. João Aramis de Cássio
CRASE.
CRASE A palavra crase (do grego krásis = mistura, fusão) designa a contração da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome (substantivo, adjetivo.
CRASE.
PROF. OLAVO MARTINS CRASE.
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Crase.
A crase é o fenômeno. O sinal chama-se acento grave.
Uso da crase Regras de acentuação.
Crase Gramática.
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Concordância nominal.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
PS 2 Verbo Preposição Análise sintática interna Regência verbal Crase.
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
Crase.
PRONOME RELATIVO.
Concordância Nominal.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Uso da Crase.
Crase Simone Cerullio.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
REGÊNCIA NOMINAL CRASE.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Por : Suzete Beppu CRASE.
Sinal Indicativo de Crase
CRASE Ai, que medo!.
Escola de Educação Básica Rainha do Brasil
: A(S) ARTIGO PREPOSIÇÃO "A" AQUELE(S) AQUELA(S) AQUILO PRONOMES
Crase.
É a fusão da preposição A com o A artigo: À
Crase. O que é? Crase é o fenômeno em que ocorre a fusão de dois sons vocálicos iguais num só. O acento que se coloca sobre o a chama-se acento grave.
Crase Profa. Lílian Moreira Comunicação e Expressão.
Uso de há, a , à.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
CRASE.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
DEFINIÇÃO, REGRAS E USOS FERNANDA PEIXINHO LAUDELINA ROSA LEANDRO ABREU LIVIA RIBEIRO VANEIDE DIAS UILSON MONTEIRO.
 Fusão de duas vogais idênticas ;  Representada pelo acento grave.
EX: Fui a + a feira = Fui à feira.
Crase A crase. S.f. 1. Gram. Contração ou fusão de duas vogais em uma só: à (aa); ler (leer); dor (door). 2. Restr. A contração de dois aa. V. contração.
Transcrição da apresentação:

Crase Profa. Lílian Moreira Comunicação e Expressão

Crase = a + a = à É a união entre a preposição mais o artigo. Para que ocorra crase, é preciso que o nome ou o verbo reja a preposição A. Você tem amor à vida! ( a + a = à vida) Você obedece às leis. ( a + as = às leis)

Casos em que não ocorre crase: Antes de palavras masculinas. Você viajou a cavalo? A pé? . . . O rapaz possui um carro a álcool. Antes de verbos. Você ficou a procurar um ônibus! A moça estava a ver navios.

Não ocorre crase: Antes de pronomes de tratamento, oblíquos, demonstrativos e relativos. O juiz disse a Vossa Senhoria que a audiência será amanhã. Entregue a revista a essa garota. A peça teatral a que assisti era linda!

Exceções: Diante dos pronomes de tratamento – senhora, dona e senhorita. Exemplos: A professora se referia à senhorita. Entregue as flores à dona Belina! Pediram licença à senhora Cristina.

Diante das palavras terra, casa e distância: Nós observávamos você a distância. O rapaz chegou a terra animado. Você voltará a casa às 18h10.

. Se terra, casa e distância vierem determinadas, ocorrerá a crase: Nós vimos o acidente à distância de cem metros. O homem veio à terra de seus avós. Você voltará à casa de seu pai.

Não ocorre crase: Quando o “a” estiver no singular e a palavra feminina seguinte estiver no plural. Exemplos: Não assisto a cenas de terror. Entregou-se a férteis cogitações.

Não ocorre crase: Exemplos: Entre palavras repetidas. Cara a cara. Gota a gota.

Não ocorre crase: Diante do artigo indefinido e do numeral um. Exemplos: Refiro-me a uma salada de frutas. O restaurante fica a 1 km.

Casos em que ocorre crase: *Antes de palavras femininas antecedidas de verbo que reja a preposição “a”. Sempre se referia à garota da prancha. (a + a = à garota) Ofereceu flores à amiga especial. (a + a = à amiga) O jovem entregou o prêmio à surfista. (a + a = à professora)

Antes de locuções adverbiais femininas: *À noite, à tarde, à esquerda, à direita, às vezes, às escuras, às claras. . . Você estava no jardim à tarde. Nós ficamos às escuras no sábado. O motorista virou à esquerda no cruzamento. Às vezes, compramos alguns biscoitos.

Locuções conjuntivas: Exemplos À medida que falava, mais pessoas apareciam. À proporção que estudamos, aprendemos mais.

*Locuções prepositivas: À beira de, à mercê de, à procura de , à espera de, à frente de . . . O jovem morava à beira do rio. A garota ficou à mercê do bandido. Nós estávamos à procura do meliante.

Diante da indicação das horas: Nós nos encontraremos às 18h. Você virá ao nosso encontro à meia-noite. A nossa aula será à 0h? Obs.: Diante de numerais não ocorre crase. O Congresso será de 29 a 31 de outubro de 2008.

Na expressão à moda de mesmo que a palavra moda não venha explícita, sempre ocorre crase: Comi uma pizza à moda da casa. Usam sapatos à (moda de) Luís XV.

USO FACULTATIVO DO ACENTO INDICADOR DA CRASE 1- antes de nomes próprios femininos.  Refiro-me à Carol. Respondo à Raquel.       ou Refiro-me a Carol. Respondo a Raquel.      

2- antes de pronomes possessivos no singular. Dirigi a palavra à nossa irmã. Apresentei-o à minha amiga. OU Dirigi a palavra a nossa irmã. Apresentei-o a minha amiga.

3- Após a preposição ATÉ. Iremos até a feira. OU Iremos até à feira.

DICAS PARA SABER SE OCORRE OU NÃO A CRASE Em nomes de LUGARES, usa-se o seguinte macete: Quem vai A e volta DA - Crase há! Quem vai A e volta DE - Crase pra quê!? Vou à Itália para conhecer sua culinária. Volto DA Itália. Vou a Roma para ver o Papa. Volto DE Roma.

Quando você tiver dúvida, troque o A por: NA / PELA / PARA A / AO + PALAVRA MASCULINA Se a troca der certo e a frase continuar com o mesmo sentido, quer dizer que este A aceita À. As senhoras chegaram a (NA) sala as (PELAS) 15 horas a fim de assistir a reunião (AO SEMINÁRIO).                                  Portanto: As senhoras chegaram à sala às 15 horas a fim de assistir à reunião.