Educação ambiental e sustentabilidade econômica: comércio justo e consumo sustentável CONSUMO, MEIO AMBIENTE E EDUCACIÓN Rosa M. Pujol Vilallonga
CONSUMO E MEIO AMBIENTE INDISSOCIÀVEIS * Consumir é inerente à espécie humana Implica em fazer parte da cadeia trófica Significa depender da natureza * Consumir é uma ação individual O consumo não é inato e invariável O consumo é cultural e mutável * Consumir é uma acção social As necessidades de consumo são culturais O consumo é dinâmico e modifica-se
CONSUMIR UMA ACÇÃO SOCIAL - Toda a sociedade tem uma forma própria - de governar a produção - de controlar a natureza - São formas dinâmicas - originam novas organizações - sociais - economicas - políticas
A HISTÓRIA MOSTRA Novas tecnologias Novas formas de controle da natureza Novas formas de trabalho Novas formas de consumo Produzem mudanças Nas pessoas Na sociedade Na natureza Transformam Os bens objeto de consumo O significado de consumir As problemáticas ambientais
Destruição de florestas SOCIEDADE NOMADE Consumidores Caçadores Coletores Organização social Comunidades pequenas Cooperação Significado do consumo Valor de necessidade Impacto ambiental Extinção de espécies Destruição de florestas Fontes de energia Solar, humana Bens de consumo Elementos da natureza
NECESSIDADE E DEPENDÊNCIA DIRETA DO MEIO SOCIEDADE NOMADE NATUREZA CONSUMO NECESSIDADE E DEPENDÊNCIA DIRETA DO MEIO
Desaparecimento de espécies SOCIEDADE AGRÍCOLA Organização social Comunidades maiores Competição defesa Consumidores Produtores Impacto ambiental Modificação meio Deflorestação Desaparecimento de espécies Àguas residuais Significado do consumo Valor de uso Fontes de energia Solar, animal, humana Bens de consumo Elementos da natureza
COMPETIÇÃO E LUTA COM A NATUREZA E COM OS OUTROS SOCIEDADE AGRÍCOLA NATUREZA PRODUÇÃO CONSUMO COMPETIÇÃO E LUTA COM A NATUREZA E COM OS OUTROS
Âmbito local muito próximo SOCIEDADE AGRÍCOLA Produção dá-se Consumo Sistema Familiar Produção dá-se Consumo Sistema Familiar Âmbito local muito próximo Percepção de espaços e tempos próximos Domínio de um número reduzido de variáveis comporta
Significado do consumo Impacto ambiental SOCIEDADE INDUSTRIAL Organização social Crescimento urbano Êxodo rural Inicio serviços Subúrbios Consumidores Parte cadeia produtiva Significado do consumo Valor de mudança Impacto ambiental Destruição do territorio (urbes) Desflorestação Contaminação água, ar, solo Resíduos de produção Enfermidades Fontes de energia Hidráulica,eólica, carvão Bens de consumo Oferta do mercado
CONQUISTA DA NATUREZA COMPETIÇÃO COM A NATUREZA SOCIEDADE INDUSTRIAL NATUREZA PRODUÇÃO COMERCIALIZAÇÃO CONSUMO CONQUISTA DA NATUREZA COMPETIÇÃO COM A NATUREZA
Âmbito cada vez mais amplo SOCIEDADE INDUSTRIAL CONSUMO SISTEMA FAMILIAR PRODUÇÃO SISTEMA EMPRESA SISTEMA COMERCIAL supõe Âmbito cada vez mais amplo Percepção de espaços e tempos longínquos Aumento das variáveis a considerar comporta
Significado do consumo Impacto ambiental SOCIEDADE ENERGÉTICA Organização social Grandes cidades Desenvolvimento tecnológico e transporte Dependência energética Consumidores Início e final da produção Significado do consumo Valor em si mesmo Impacto ambiental Destruição ecossistemas Contaminação Resíduos do consumo Problemas globais Fontes de energia Carvão, petróleo, gás, nuclear Bens de consumo Oferta do mercado
PRIORIZAÇÃO CADEIA ECONOMIA MULTIPLICAÇÃO DO IMPACTO SOCIEDADE ENERGÉTICA PRODUÇÃO NATUREZA COMERCIALIZAÇÃO CONSUMO PRIORIZAÇÃO CADEIA ECONOMIA DOMÍNIO DA NATUREZA MULTIPLICAÇÃO DO IMPACTO
Comunicação Âmbitos globais SOCIEDADE ENERGÉTICA Legislação Informação Regulação Protecção Sistema empresarial marketing comercial Sistema produtivo Comunicação Sistema de consumo Âmbitos globais Sistema político Necessidades familiares Prestações públicas Dificultade em conhecer as variáveis que intervêm Dificuldade no domínio do espaço e do tempo
Resíduos: quantidade, volume SOCIEDADE COMUNICAÇÃO Organização social Comunicação Globalização Pobreza - Abundância Consumidores Início e final da produção Impacto ambiental Perda biodiversidade Resíduos: quantidade, volume Problemas globais Destruição ciclos Significado do consumo Valor discriminatório Fontes de energia Petróleo, gás, nuclear, outras Bens de consumo Oferta mercado Demanda consumidor
PRIORIZAÇÃO CADEIA ECONÔMICA MULTIPLICAÇÃO DO IMPACTO SOCIEDADE COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO PRODUÇÃO NATUREZA COMERCIALIZAÇÃO CONSUMO PRIORIZAÇÃO CADEIA ECONÔMICA DOMÍNIO DA NATUREZA MULTIPLICAÇÃO DO IMPACTO
Insustentabilidade ecológica Globalidade Complexidade Comunicação caracterizada Sociedade actual Modelo econômico Produção massiva Consumo massivo regida origina Injustiça social Insustentabilidade ecológica Desafio social Desafio economico Desafio político Desafio educativo
Insustentabilidade ecológica Desafio individual Desafio social Desafio económico Desafio político Desafio educativo requer Injustiça social Insustentabilidade ecológica Mudanças na forma de sentir Mudanças na forma de pensar Mudanças na forma de actuar
Comporta mudar os modelos interpretativos das pessoas Significa educar para mudar as representações sobre as causas e as soluções das problemáticas ambientais Comporta mudar os modelos interpretativos das pessoas Comporta educar para reconhecer A interacção individual - local - mundial As soluções óptimas A complementaridade do antagónico A não linearidade dos factos A superação do enfoques simplificadores
Significa educar para mudar as atitudes e comportamentos Comporta educar para reconhecer Comporta mudar os estilos de vida individuais e a cultura colectiva O valor da participação Os limites como oportunidades O valor e capacidades dos indivíduos e dos coletivos A importância da negociação e do consenso A reflexão sobre a ação O valor das distintas formas de expressão A comunicação como ato de criação de cultura colectiva
EDUCAÇÃO CONSUMO SUSTENTÁVEL NOVA ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO SOCIAL CONSUMIDOR MEIO AMBIENTE POSIÇÃO REFORMISTA POSIÇÃO LIBERAL POSIÇÃO RESPONÁVEL
Supõe educar para mudar consciência: Da função chave do consumidor AVANÇAR EM DIREÇÃO Á SUSTENTABILIDADE Supõe educar para mudar consciência: Da função chave do consumidor Comporta educar para: Agir a partir da identidade de consumidor Adquirir un papel reivindicativo Participar do colectivo organizado de consumidores
AVANÇAR EM DIREÇÃO À SUSTENTABILIDADE EDUCAÇÃO Possível Necessária Não exclusiva GESTÃO Meios Recursos Relações
Lutar por uma gestão econômica: O marco biofísico da atividade humana Os limites do crescimento econômico Os limites dos recursos e processos Os limites das novas tecnologias Lutar por uma gestão política: Descentralização econômica e política Controle popular da produção e do consumo Democracias participativas Protecção das minorias Maior transparência
Ja no escalfa el foc d’ahir Ya no calienta el fuego de ayer Já não aqueçe o fogo de ontem ni el foc d’avui ni el fuego de hoy nem o fogo de hoje s’ha de fer foc nou hay que hacer fuego nuevo há que fazer fogo novo Miquel Martí Pol