A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Caroline Kraus Luvizotto

2 Caroline K. Luvizotto Doutora em Ciências Sociais pela Unesp
Docente do Mestrado em Educação da Unoeste Currículo Lattes:

3 Caroline K. Luvizotto carol.luvizotto@hotmail.com Blog:
@carol_luvizotto

4 1 A Escola como uma instituição social 2 A Modernidade e suas características 3 Gestão Escolar: Os dilemas e a construção do saber no Século XXI

5 1 A Escola como uma Instituição Social

6 ESCOLA ENVOLVENTE MEDIATA Demografia Meio Ambiente ENVOLVENTE IMEDIATA
Utilizadores e beneficiários diretos e indiretos Fornecedores ÁREAS FUNCIONAIS Cultura Fatores sociais Logística ESCOLA Objetivos, Estratégias Políticas, Comunicação, Informação e Avaliação Sindicatos Infra- estrutura Recursos Humanos Política Economia Projeto Pedagógico Instituições do Governo Comunidade Opinião Pública e Meios de Comunicação Social Ciência Tecnologia

7 2 A Modernidade e suas características

8 O que é Modernidade? Uma visão de mundo (ou um período histórico) que se consolidou com a Revolução Industrial e normalmente está relacionada com o desenvolvimento do Capitalismo. É um processo de mudanças ininterruptas que afetam as bases da sociedade. É um período de profundas transformações e conflitos.

9 Características da Modernidade
Inovação Tecnológica constante Desenvolvimento da indústria bélica Natureza transformada p/ servir ao homem Desenvolvimento do Capitalismo

10 Características da Modernidade
Crises Econômicas Fome Comunicação instantânea Automação da sociedade Progresso Fé na indústria e na tecnologia Materialismo Poluição Violência Globalização Corrupção Incertezas Competitividade Produção & Consumo Crises Políticas

11 3 Gestão Escolar: Os dilemas e a construção do saber no Século XXI

12 A escola, como qualquer outra instituição social, é atingida por todas as transformações, crises, conflitos e tendências que se abatem sobre a sociedade. O desafio de todos os envolvidos na condução da escola é compreender esse contexto social e pensar a GESTÃO e a EDUCAÇÃO como um processo amplo, dinâmico e interdependente dos demais processos sociais.

13 A Sociedade está presenciando...
Dilemas e construção do saber no Séc. XXI A Sociedade está presenciando... Aumento das desigualdades sociais; Mudança no papel da família e crise da família patriarcal; Desemprego estrutural, flexibilização do trabalho, sub-emprego; Competitividade e Globalização; Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

14 As instituições escolares...
Dilemas e construção do saber no Séc. XXI As instituições escolares... ... Adquirem uma dimensão própria, enquanto espaço organizacional, e a equipe de trabalho deve estar atenta a(s): Novas culturas e tendências culturais Mobilização do conjunto de profissionais Gestão participativa: professores e direção devem trazer comunidades locais para dentro da escola

15 Dilemas e construção do saber no Séc. XXI
Os gestores... ... Precisam ter a capacidade de: Gerenciar um ambiente cada vez mais complexo Trabalhar em equipe Comunicação Manejo de tecnologias emergentes Assumir responsabilidade pelos resultados Atualização permanente

16 Dilemas e construção do saber no Séc. XXI
Os gestores... ... Devem: Reconhecer e respeitar as diferentes concepções de gestão Preocupar-se com a aprendizagem dos alunos Desenvolver competências e habilidades como: Reflexão Auto avaliação Ação Reconhecer e respeitar as diferentes concepções de ensino-aprendizagem

17 Dilemas e construção do saber no Séc. XXI
O Gestor deve estar ciente que a qualidade da escola é global, devido à interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento. Deve saber integrar objetivo, ação e resultado, assim agrega à sua gestão colaboradores empreendedores, que procuram o bem comum de uma coletividade

18 “Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as que respondem melhor às mudanças”. Charles Darwin

19 Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Caroline Kraus Luvizotto Obrigada pela Atenção!


Carregar ppt "Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google