Ficha Final de Funcionamento da Língua

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

Escola da pontuação.
Grupo nominal e grupo verbal
Funcionamento da Língua FICHA
MORFOSSINTAXE Classes de palavras.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
O Verbo.
Classes Gramaticais.
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Dedica 2 minutos da tua vida a esta leitura,
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
INICIAR.
O EGA chega à Escola.
Língua Portuguesa Nome : ______________________________________
Casar é como ir a um restaurante com as amigas:
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Ou um estado.
ROSAS VERMELHAS Por:
1. Grupo relacional: preposição e conjunção
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Este teste foi extraído do Livro “A ARTE DA FELICIDADE”, do DALAI LAMA
• Complemento direto • Complemento indireto • Complemento oblíquo
Não tem limites. Não tem tempos nem ocasiões. Um sonho não tem espaço ou lugar. Não tem credos, nem raças. Um sonho não tem culturas nem idades. Não é.
Brincando Olá! Bem-vindos ao jogo.
Para fazer um bom resumo, é necessário seguir determinados passos.
Avaliação Microsoft Word
GOSTO MUITO DE TI!!!.
Adjetivos. Adjetivos Exemplo: tempo bom / bom tempo Adjetivos qualificativos são palavras que indicam características e qualidades dos nomes. Os adjetivos.
O QUE FARIAS...?.
GOSTO MUITO DE VOCÊ!!!.
Diálogos, 5.º ano, Porto Editora
O CASAMENTO Você tem duas opções na vida: permanecer solteiro
Grupo nominal e grupo verbal
Olá meninos. Eu sou a formiga Rabina e sou muito trabalhadora.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Os dois amigos.
• O complemento indireto
Pronomes pessoais. Pronomes pessoais Os pronomes pessoais são as palavras que se usam em vez dos nomes e indicam as pessoas que intervêm no discurso.
O ELO MAIS FRACO....
Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca.
Cap. VIII A estrutura das palavras
Você é importante para mim!!!!
Prof.: Sergio wagner.
Escola Evangélica Ágape 8º Ano
AMIGO ROBERTO CARLOS.
A BOA SORTE.   Dois  homens, ambos  gravemente  doentes, estavam no  mesmo quarto de hospital. Um  deles  podia sentar-se na sua cama durante uma hora,
A Terra é sem vida, e nada Vive mais que o coração
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Computador Simplificado
Conto Contigo 8 Conceição M. Neto, Laura Guimarães, Olga Brochado, R. M. Amaral, Susana Nunes.
FICHA DE AVALIAÇÃO GRAMATICAL
Língua Portuguesa 2.º PERÍODO A Filipa e a boneca A Filipa vai à aula.
Língua Portuguesa I Um rato na máquina de café
Língua Portuguesa 3.º PERÍODO Os dias da semana
Língua Portuguesa Eu chamo-me Verão Interpretação do Texto
A árvore que floresce no Inverno Rubem Alves.
Avaliação do mês de __________________
Língua Portuguesa 2.º PERÍODO Um dia na praia
Língua Portuguesa Livro Ilustra 
Agrupamento de Escolas
À descoberta do ambiente natural Aspectos físicos do meio local FICHA SUMATIVA NOMEDATA 1 – Escreve uma legenda para cada desenho. ● O céu está limpo.
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
Prática Guiada Aplicação Funcionamento da Língua FICHA DE PRÁTICA NOME
 Lê o texto com atenção. Língua Portuguesa Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________ A Lenda de.
Funcionamento da Língua FICHA
Funcionamento da Língua FICHA
Transcrição da apresentação:

Ficha Final de Funcionamento da Língua 2.º ano 1 – Coloca nos ○ os sinais de pontuação que faltam : Um pouco mais adiante○ o urso encontrou um seu companheiro de floresta○ Disse-lhe então○ ○Ainda dizem que nós, os animais é que somos estúpidos○ ○Porquê○ perguntou o amigo○ ○Vê lá tu que encontrei dois rapazes que○ ao verem-me○ se portaram como tu nem calculas ○ ○ Sim ○ ○Tiveram tanto○ tanto medo que um deles subiu a uma árvore e o outro fingiu estar morto○ ○Tens razão○ Que medrosos○ 2 – Expande as frases tornando-as mais completas. A flor nasceu. O gato fugiu. O menino brinca.

3 – Divide e classifica as palavras quanto ao número de sílabas : Divisão silábica nº de sílabas provérbio garfo arquipélago rã 4 – Classifica as seguintes frases quanto à forma. Este jardim não tem flores. Forma ___________________ O Verão faz lembrar férias. Forma ___________________ A chuva é triste, mas necessária. Forma ___________________ Os animais não falam. Forma ___________________ 5 – Copia as frases, substituindo as palavras sublinhadas por palavras sinónimas. O Bruno iniciou o seu trabalho. A nossa maior fortuna é a saúde. O meu gato é negro. 6 – Escreve antónimos de : magra - verdade - leva - velhos - amargo - alto -

7 – Assinala com C os substantivos comuns e com P os substantivos próprios. livro Primavera Angola afia Helena mochila planta Junho menino Évora passeio papel 8 – Escreve no plural os nomes destacados, fazendo as outras alterações, de modo a obter frases gramaticalmente correctas. Este papel está mal dobrado. O açúcar agrada às formigas. Aquele botão está a cair. O camarão é muito bom. O menino foi passear. 9 – Completa o quadro com os verbos nos tempos correctos. PASSADO PRESENTE FUTURO INICIAR Eu Eles Ela LER Ele Tu Nós ESTAR Nós Ele Ele VIVER Elas Eu Tu BRINCAR Tu Nós Eles TER Ela Eles Eu

10 – Escreve o GN e o GV das frases no local correcto : Grupo Nominal Grupo Verbal A Maria apanha flores. O Ricardo pratica atletismo. A Joana e o Rui fazem natação. O Inverno é triste. A Sónia está triste. O Zé e a Tozé foram a Faro.