Língua Portuguesa Recursos expressivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As palavras QUE e SE Funções e emprego
Advertisements

Figuras de Linguagem.
Figuras de Linguagem “Palavras“
O texto literário: Recursos retóricos/expressivos
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Figuras de Linguagem - Sintaxe -
Profª Cláudia Rodrigues
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO Profª Andréa Fávaro.
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
FIGURAS DE LINGUAGENS Figuras de Construção Professora Lúcia Brasil.
Figuras de Linguagem Por Anna Frascolla Design por Bruna Frascolla.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSOR JESWESLEY MENDES.
Introdução à estilos e figuras de linguagem
Aliteração- repetição de sons consonantais (consoantes)
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGEM A linguagem possibilita-nos exprimir não só nossa compreensão de mundo (ideias, conceitos, opiniões...), mas também nosso mundo psíquico.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Por Veridiana B. B. Corrêa
Recursos estilísticos. O texto literário diferencia-se dos demais pelo emprego recorrente da linguagem conotativa, que torna possível a exploração dos.
Interpretação textual Aulas 03
(ITA) Em qual das opções há erro de identificação das figuras
Prof.ª Marcelle Pimentel
Frase-Oração-Período
Como é grande o meu amor por Você
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.

Figuras de linguagem ou estilo
FIGURA DE LINGUAGEM(ou de retórica)
* Figuras de sintaxe *.
São recursos que tornam as mensagens mais expressivas.
Principais Figuras de Linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Ritmos poemaspoemas. Cada época tem seu ritmo A própria origem da palavra arte implica uma atividade transformadora realizada pelo homem. Esta atividade,
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
Capítulo 6 Estilística fônica.  A Estilística fônica tem como alvo de estudo o significado e a expressividade produzidos por determinados sons.
LINGUAGEM LITERÁRIA Figuras de Linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGENS Profª. Patrícia.
LITERATURA Capítulo 4.
Profª. Rose Cléa Duarte Universidade Castelo Branco.
Figuras de Linguagem.
Figuras de Construção ou sintaxe
Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
sou felis porque amo o que gosto
DIZ-ME, ANTÓNIO.
JESUS FALOU QUE O CÉU É PRA MIM
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.
As Sementes da Laranja Se fosse possível contarmos a uma semente de laranja que nela existe a própria laranjeira, talvez ela duvidasse ou não aceitasse.
MÚSICA : Jerry Vale Inamoratta Para Glória Cunha, uma pequena lembrança da amiga Denise.
O TEXTO POÉTICO.
Figuras de Linguagem Figuras de Palavra.
Fruta é bom demais Turma da Monica.
Figuras de Linguagem Figuras de Pensamento.
Adequação Vocabular Carlos Drummond de Andrade em Procura da poesia: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Isso quer dizer que por meio.
Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os.
Recursos utilizados pelo autor para produzir efeito de sentido destinados a tornar mais expressivos os enunciados.
Figuras de linguagem.
Língua Portuguesa – 2º trimestre 3º ano E. M. – Prof. Eduardo Belmonte.
MÚSICA :Jerry Vale Inamoratta Para Glória, uma pequena lembrança da amiga Denise.
Transcrição da apresentação:

  Língua Portuguesa Recursos expressivos

Aliteração Processo que consiste na repetição intencional dos mesmos sons: -Exemplo: Papou a poupa pipoca Do milho da maçaroca. Tanta pipoca papou que o milho quase acabou e agora a pipoca é pouca. - Ó poupa, poupa pipoca! - Está bem, amanhã eu poupo. Mas muito não, pouco, pouco. Violeta Figueiredo

Onomatopeia -Ex: Sino de Belém, pelos que inda vêm! - Consiste na imitação da voz (de pessoa ou animal) ou do ruído de um objecto. A onomatopeia pode ser usada, muito intencionalmente, como recurso estilístico e pode aparecer associada a figuras de estilo: -Ex: Sino de Belém, pelos que inda vêm! Sino de Belém bate bem-bem-bem. Sino da Paixão, pêlos que lá vão! Sino da Paixão bate bão-bão-bão. Manuel Bandeira

Enumeração — Consiste na apresentação sucessiva de vários elementos da mesma classe gramatical de que resulta a intensificação de uma ideia. O último, ou o primeiro, pode ser uma palavra que os sintetiza a todos. Exemplo: Pêssegos, peras, laranjas, morangos, cerejas, figos, maçãs, melão, melancia, ó música dos meus sentidos, pura delícia da língua; deixai-me agora falar do fruto que me fascina, pelo sabor, pela cor, pelo aroma das sílabas: tangerina, tangerina. Eugénio de Andrade

Comparação — Consiste em estabelecer uma relação de semelhança através de uma palavra ou expressão comparativa ou de verbos a ela equivalentes (parecer, lembrar, sugerir,etc.). Exemplo: A noite descia, Como um cortinado, Sobre a erva fria Do campo orvalhado. Carlos Queirós

Metáfora É uma espécie de comparação abreviada, pois deu-se o desaparecimento da palavra ou expressão comparativa. Existe assim um certo efeito de surpresa, porque a palavra passa a ter, no contexto,um significado que vai mais além do que o que lhe é habitual. Exemplo:A casa é uma concha abandonada pela maré. Luísa Dacosta

Personificação Exemplo:O vento soluça e geme (...) António Nobre Consiste em atribuir características próprias de pessoas, a animais, coisas ou ideias. Exemplo:O vento soluça e geme (...) António Nobre

Adjectivação – Consiste no acumular de adjectivos sugestivos. Exemplo: O pássaro conservava o seu branco lunar, prateado e vidrento e uma cor caramelada que se repetia no bico e nas asas. Luísa Dacosta

HIPÉRBOLE Hipérbole é a figura que ocorre quando há a exageração de uma idéia. Exemplos: -Fazia quase um século que a gente não se encontrava. -Comi feito um porco.

EUFEMISMO Eufemismo é uma palavra ou expressão empregada por outra palavra ou expressão considerada desagradável, grosseira. O eufemismo procura atenuar o sentido de determinados termos que geralmente são considerados demasiado fortes pelos falantes da língua. Exemplos: -Meu vizinho partiu dessa pra melhor. -Margarida se deita com todo mundo.

ALITERAÇÃO Aliteração é uma figura provocada pela incidência reiterada de algumas consoantes ou fonemas consonantais. Exemplo: -“Brancas bacantes bêbadas o beijam”. (Cruz e Souza)

ASSONÂNCIA Assonância é a repetição de vogais e de sílabas semelhantes, mas não idênticas. Exemplo: -“Sou Ana, da cama, da cana, fulana, bacana Sou Ana de Amsterdam”. (Chico Buarque)

ANTÍTESE É a figura que consiste em opor uma idéia a outra de sentido contrário. Exemplo: -“Não existiria som se não Houvesse o silêncio Não haveria luz se não Fosse a escuridão A vida é mesmo assim Dia e noite, não e sim.”(Lulu Santos)

IRONIA Ironia é a figura que consiste em sugerir, pelo contexto, pela entonação, pela contradição de termos, o contrário do que as palavras ou orações parecem exprimir. Exemplos: Você foi sutil como um elefante. Ouça as buzinas, os xingamentos, os palavrões!Não é encantador o trânsito de São Paulo?

ANÁFORA É a figura que consiste na repetição da mesma palavra ou construção no início de várias orações, períodos ou versos. Exemplo: -“Grande no pensamento, grande na ação, grande na glória, grande no infortúnio, ele morreu desconhecido e só.”(Rocha Lima)

Fim