Emprego dos Porquês.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colocação Pronominal Ilustrada
Advertisements

O PRONOME.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
COLÉGIO DE APLICAÇÃO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Classes Gramaticais.
Classe Gramatical da palavra QUE
Pronomes Relativos.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
SÉTIMO V.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
PORQUE.
Professora: Raysa Ferreira
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Colocação Pronominal Os pronomes pessoais átonos podem estar antes, no meio ou depois do verbo.

Por que, por quê, porque, porquê
Você sabe o que é advérbio?
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
Transitividade Verbal
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Uso prático de unidades da Língua Portuguesa
Fonologia – o estudo dos sons
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
Uso do porquê Por que Porque Por quê.
Língua Portuguesa Profª Joelma
Problemas Gerais da Língua Culta
Problemas frequentes do uso da língua culta
The Portuguese Game Jogar IVO ® Produções Ivo Ricardo.
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
Perguntados de A culpa é das estrelas !
EMPREGO DE CERTAS PALAVRAS
Professora Maria Carolina Payão
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
Crase.
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
PRONOME RELATIVO.
POR QUE (SEPARADO E SEM ACENTO)
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Norma padrão Professor: Ulisses Coelho
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
A a b b c c 108. Florianópolis Cascadura Miami.
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
Particularidades Gramaticais Aula 1

Uso da linguagem padrão de palavras da Língua Portuguesa
Por que Por quê Porque Porquê
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” (Luiz Antonio Sacconi)
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Tópicos diversos “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Uso dos porquês Por que Por quê. Por que Usa-se no início de frases interrogativas. Por que vieste cedo? Por que não foi ao casamento? Usa-se em frases.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
DIFICULDADES DA LÍNGUA. A FIM DE Finalidade / Objetivo Estou fazendo cursinho na Apotec, a fim de passar no Juarez.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
USO DO PORQUÊ EXERCÍCIOS PROF.: RICARDO ERSE
Transcrição da apresentação:

Emprego dos Porquês

POR QUE A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo": Exemplos: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa. Por que você comprou este casaco? Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais). Estes são os direitos por que estamos lutando. O túnel por que passamos existe há muitos anos.

POR QUÊ Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico. Exemplos: Estudei bastante ontem à noite. Sabe por quê? Será deselegante se você perguntar novamente por quê!

PORQUE A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas. Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar?

PORQUÊ A forma porquê representa um substantivo. Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo). Exemplos: Não consigo entender o porquê de sua ausência. Existem muitos porquês para justificar esta atitude. Você não vai à festa? Diga-me ao menos um porquê.

Forma Emprego Exemplos Por que Em frases interrogativas (diretas e indiretas)Em substituição à expressão "pelo qual" (e suas variações) Por que ele chorou? (interrogativa direta) Digam-me por que ele chorou. (interrogativa indireta)Os bairros por que passamos eram sujos.(por que = pelos quais) Por quê No final de frases Eles estão revoltados por quê? Ele não veio não sei por quê. Porque Em frases afirmativas e em respostas Não fui à festa porque choveu. Porquê Como substantivo Todos sabem o porquê de seu medo.

1 - "Mal" pode ser um substantivo ou um advérbio 1 - "Mal" pode ser um substantivo ou um advérbio. Como substantivo, quer dizer "aquilo que é nocivo, prejudicial" ou então "doença", "epidemia". Observe os exemplos: Sofre desse mal desde os oito anos de idade. Não há motivos para praticarmos o mal. Ele fez mal ao menino. Como advérbio, mal pode ter o sentido de "de modo irregular", "de modo errado", "pouco", "escassamente". Por exemplo: Chegou em casa e mal olhou para a esposa. Aquela criança era muito mal-educada. O aluno lê e escreve muito mal.

"Mal" é, em quase todos os casos, antônimo de bem: praticar o mal / praticar o bem as coisas vão mal / as coisas vão bem escreve mal / escreve bem mal-educada / bem-educada mal-organizado / bem-organizado mal planejado / bem planejado mal-interpretado / bem-interpretado

2 - "Mau" é um adjetivo, antônimo de bom 2 - "Mau" é um adjetivo, antônimo de bom. Pode, como todo adjetivo, ser substantivado (nesse caso, aparece acompanhado por um artigo): Disseram que ele era mau-caráter. Os maus exemplos não devem ser seguidos. Seu amigo não é um mau indivíduo.