CONTEÚDO? REPETIR A MESMA FÓRMULA? CADA ÁREA IRÁ PREPARAR O SEU MATERIAL? OU ACEITAMOS UM DESAFIO?

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Transcrição da apresentação:

CONTEÚDO? REPETIR A MESMA FÓRMULA? CADA ÁREA IRÁ PREPARAR O SEU MATERIAL? OU ACEITAMOS UM DESAFIO?

Mirian Crapez CECIERJ - Diretoria de Extensão

PRESSUPOSTOS: 1 - o sistema Terra possui processos físicos, químicos, biológicos e humanos, que transportam e transformam materiais e energia, conferindo condições necessárias para a vida no planeta; 2 – clima se refere ao conjunto de componentes na atmosfera, como nuvens, precipitação, temperatura.....mas também inclui processos nos oceanos, na terra e no gelo; 3 – mudanças no funcionamento global dos processos acima mencionados, afetam o clima e vice-versa; 4 – entretanto, mudanças globais não podem ser confundidas com mudanças climáticas; as primeiras são significativamente maiores.

5 - Vostok ice core (1999): anos - 4 ciclos glacial-interglacial - dinâmica temporal da temperatura e do ciclo do carbono medidos pelas concentrações dos gases dióxido de carbono e de metano; PRESSUPOSTOS:

6 – Aceleração de mudanças globais provocadas pelo homem PRESSUPOSTOS:

Mudança global “natural” – Deserto do Saara anos atrás ocorreu pequena mudança na órbita da Terra. A- mudança na distribuição da radiação solar, trazendo como conseqüências: B- clima seco C- mudança na vegetação D- erosão e deposição de areia no oeste africano. PRESSUPOSTOS:

Os nossos alunos estão aptos a conceituar, formatar cursos ou palestrar sobre mudanças globais? E o nosso papel, como formadores de opinião e de recursos humanos?

DE QUE LADO ESTAMOS?

PROFESSORES E CURSOS PROATIVOS?

Funções normais de um ecossistema: -Ciclo do carbono -do nitrogênio -Ciclo da água -Formação do solo, rios, correntes e marés -Equilíbrio físico e químico dos ambientes -Produção primária -Biodiversidade -Teia alimentar Ciclo do carbono -do nitrogênio -Ciclo da água -Formação do solo, rios, correntes e marés -Equilíbrio físico e químico dos ambientes -Produção primária -Biodiversidade -Teia alimentar SITUAÇÃO IDEAL

COMO INTEGRAR AS NOSSAS ÁREAS PARA PROPOR UM CURSO SOBRE MUDANÇAS GLOBAIS?

Bomba biológica Bomba física

Referências: Alverson, K.; Bradley, R. & Pedersen, T Environmental variability and climate change. International Geosphere-Biosphere Programme, vol. 3. Jäger, J.; Matson, P.; Moore III, B.; Oldfield,F.; Richardson, K.; Schellnhuber, J.; Steffen, W.; Turner II, B.; Tyson, P. & Wasson, R Global change and earth system: a planet under pressure. International Geosphere-Biosphere Programme, vol. 4. Ocean biogeochemistry and global change Baliño, B.M.; Fasham, M.J.R. & Bowles, M.C. International Geosphere-Biosphere Programme, vol. 2. UNESCO Ecosystems and human well-being : health synthesis : a report of the Millennium Ecosystem Assessment. Millennium Ecosystem Assessment.

E AGORA???? Muito obrigado! Mirian Crapez