Sondagem 3º EM / Revisão dos conteúdos referentes ao 2º EM / História Professora Vanessa Martins.

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Transcrição da apresentação:

Sondagem 3º EM / Revisão dos conteúdos referentes ao 2º EM / História Professora Vanessa Martins

Renascimento Cultural: Séculos XV e XVI: surgiram ideias que contestaram a visão de mundo medieval; Florença, Itália; A cultura deixou de ser controlada pela Igreja Católica; Valorização da Antiguidade greco-romana;

Invenção da imprensa: Gutenberg, 1454; Mecenas; Antropocentrismo; Experiência, razão, observação da natureza; Separação entre fé e razão;

Principais artistas renascentistas: Michelângelo; Rafael; Donatello;

Botticelli; Leonardo da Vinci;

Cientistas e escritores: Copérnico; Galileu Galilei; William Shakespeare; Miguel de Cervantes.

Absolutismo: Séculos XV e XVI: surgiram os Estados nacionais; Cresceu o poder dos reis; Os reis tinham o poder absoluto; Os súditos deviam obediência ao monarca;

Mercantilismo: Política econômica dos reis absolutistas com o objetivo de fortalecer o Estado nacional; Metalismo; Balança comercial favorável; Protecionismo alfandegário; Colonialismo.

Grandes Navegações: a partir do século XV Busca por especiarias; Busca por novas rotas para as Índias; Portugal como pioneiro; Bússola, astrolábio, caravelas, canhões;

Expedições: Bartolomeu Dias: em 1488 desceu a costa da África até o sul, no Cabo das Tormentas, que nomeou de cabo da Boa Esperança; Vasco da Gama: 1498, alcançou a Índia; Cabral: 1500 alcançou o Brasil; Colombo: 1492 chegou a América.

Reforma Protestante: Iniciou no século XVI; Contra os abusos da Igreja Católica; Questão das indulgências; Iniciou na Alemanha, com Martinho Lutero.

Religiões que surgiram: Luteranismo; Calvinismo; Anglicanismo; Anabatismo.

Contrarreforma: Reação da Igreja Católica à Reforma Protestante; Concílio de Trento; Índex; Tribunal da Inquisição; Companhia de Jesus.

Colonização do Brasil: Colônia de exploração; Carta de Doação e Foral; Etapa pré-colonizadora: pau-brasil; Etapa colonizadora: capitanias hereditárias e governo geral;

Ciclo da cana de açúcar: Alternativa para ocupar as terras; Produto lucrativo; Solo fértil e clima favorável; Plantation.

Engenho: Canavial; Casa grande; Senzala; Moenda; Casa das caldeiras; Casa de purgar;

Sociedade açucareira:

Escravidão africana:

Navio negreiro:

Cotidiano escravo:

Resistência: Quilombos; Quilombolas; Zumbi dos Palmares; 20 de novembro: Dia da Consciência Negra.

Ciclo do Ouro: Bandeirantes; Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás; Aumento da população; Disputas; Revoltas.

Revolução Industrial:Século XVIII Inglaterra; Três fases; Vida do trabalhador: toda a família trabalhava. A jornada era de catorze a dezesseis horas. baixos salários. Os operários eram antigos camponeses e artesãos. Não havia leis de proteção ao trabalhador.

Iluminismo: Século XVIII: auge na França; Uso da razão, liberdade de expressão e igualdade; Críticas ao Antigo Regime; Cientificismo.

Pensadores: John Locke; Adam Smith; Montesquieu; Voltaire; Rousseau; Diderot e D’Alembert.

Independência dos EUA: Treze Colônias; Colônias do Norte; Colônias do Sul; Guerra dos Sete Anos; Leis: do Chá, do Açúcar e do Selo;

Influência do Iluminismo; 4 de julho de 1776: EUA se declarou independente; Congresso da Filadélfia: Declaração de Independência;

Após a independência: Guerra da Secessão 1861 a 1865; Diferenças de interesses entre o Norte e o Sul; 1863: Batalha de Gettysburg.

Revolução Francesa: 1789 a 1799; Liberdade, igualdade e fraternidade; Derrubada do Antigo Regime; Três estados sociais;

Assembleia dos Estados Gerais; Assembleia Nacional Constituinte; Tomada da Bastilha: 14 de julho de 1789; Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; Monarquia Constitucional;

Período do Terror; Jacobinos, Girondinos e Pântano; Diretório; Golpe do 18 Brumário: Napoleão Bonaparte.