Dda. Alyssa Figueiredo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escorpionismo na Região de Caetité, Bahia Resultados e Discussão
Advertisements

Dados e Informações sobre Acidentes de Trânsito nas Rodovias Disponibilidade E Comparabilidade José Hamilton Bizarria.
A ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR (APH) Carlos Alberto Guglielmi Eid
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR IDENTIFICAÇÃO DO ÓBITO
Violência contra idosos
Óbitos Infantis e Fetais
Prof. Fernando Ramos Gonçalves
Atendimento Inicial ao Politraumatizado
1.
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
HISTÓRIA DO SOCORRISMO
Abordagem inicial a criança Politraumatizada
Monitorização tecidual na prevenção do vasoespasmo
HGCR Liga do Trauma Dr. Marcelo Cechinel Reis
TRAUMATISMO CRÂNIOENCEFÁLICO- TCE
ACIDENTES EM PISCINAS Hipotermia; Hidrocussão; TCE/TRM; Afogamento.
PRIMEIROS SOCORROS É a 1ª etapa ou assistência dada a uma vítima de acidente ou doença súbita para estabilizar a sua situação antes da chegada de uma ambulância.
ABORDAGEM INICIAL
Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis
Curso de Extensão em Grandes Eventos
Acidente de trânsito Programa Nacional de Acidente de trânsito Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
PESQUISA INTERNA PREVENÇÃO AO TRAUMA RAQUIMEDULAR
PRIMEIROS SOCORROS.
FLUXO DO ATENDIMENTO ORTOPÉDICO NO DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIA.
Avaliação e Tratamento
TRAUMA PEDIÁTRICO HOSPITAL FEDERAL CARDOSO FONTES
CPRE Urgente – Avaliação de impacto –
Raquel Adriana M. Salinas S. Takeguma Orientador: Dr. Jefferson A. P. Pinheiro Brasília, 06 de dezembro de ARTIGO DE MONOGRAFIA.
Professor: Rogério Ferreira
Eficácia do sulfato de magnésio no tratamento inicial da asma aguda grave em crianças, realizado em um Hospital Universitário de nível terciário. Um estudo.
O Hospital Psiquiátrico: uma Instituição necessária.
O Programa Turista Seguro tem por objetivo proteger empresas e assistir o turista segurado, em caso de caso de acidente, no turismo de lazer, negócio,
Capacitação de Socorrista
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
O Programa Meu Evento Seguro tem por objetivo proteger empresas e assistir o turista em caso de acidente, no turismo de lazer, negócio, aventura, ecoturismo,
O Programa Meu Evento Seguro foi desenvolvido para garantir assistênicia ao participante de eventos religiosos, sem limitar idade, com cobertura e custo.
Atendimento inicial ao politraumatizado
Uso de CPAP Nasal Durante Transporte Neonatal
Triagem- APH- Multiplas vítimas
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
Curso de Graduação em Enfermagem PUC Coração Eucarístico – 4° Período
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Urgência e emergência na atenção primária
“Rede de assistência e morbi-mortalidade da hipertensão arterial sistêmica na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil” Geraldo Bezerra da Silva Junior, Maria.
Medidas de mortalidade
Curso de Primeiros Socorros
Enfermagem em Trauma e Emergência
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
O estudo SYNTAX: O que sabemos após 4 anos? Marco Túlio Castagna, MD, PhD. Hospitais Vila da Serra, São Francisco e Mater Dei. XI Simpósio de Intervenção.
INTRODUÇÃO Entre os mais importantes problemas de saúde pública.
INDICADORES DE SAÚDE.
Introdução ao Suporte Básico de Vida
APRESENTAÇÃO DE ARTIGO DDA. AMANDA BRILHANTE FREITAS
O Programa Turista Seguro foi desenvolvido visando PROTEGER o atleta amador ou profissional que participa de corridas de rua, sem limitar idade, com cobertura.
O Programa Turista Seguro tem por objetivo proteger empresas e entidades, assistindo o turista segurado em caso de acidente, no turismo de lazer, negócio,
CUSTO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO ESTÁGIO III E IV EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas,
 LESÃO MEDULAR TRAUMÁTICA  FISIOPATOGENIA  TRATAMENTO PRÉ E INTRA HOSPITALAR  DISFUNÇÕES MICCIONAIS  FUNÇÃO INTESTINAL  SEXUALIDADE  DISCUSSÃO ADAURI.
ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM
RCP Maj LOCATELLI CEBO 2008.
Estudo randomizado controlado: interrupção diária de sedação em crianças criticamente enfermas. UTI PEDIÁTRICA DO HRAS/HMIB/SES/DF Apresentação:Letícia.
Dr. Luiz André Nadler Lins PEPEAV
 Dengue  Hipertensão  5 diferenças Traumatismos (acidentes/violências) Doenças genéticas Doenças relacionadas à assistência da gestação e parto Deficiências/carências.
1 Introdução CURSO DE SOCORRISTA
Transcrição da apresentação:

Dda. Alyssa Figueiredo

Introdução 1982: Distribuição trimodal de óbitos no trauma 1° Pico: imediato, < 60 minutos, 45% de mortes , TCE ou injúria cardiovascular. 2° Pico: precoce, 1-4 horas, 34% de mortes, lesões neurológicas ou cardiovasculares. 3° Pico: tardio, > que uma semana, 20%, lesões de múltiplos órgãos.

Introdução Estudo em centro de trauma com 2.648 mortes não conseguiu demonstrar a curva trimodal: Tempo: mecanismo de injúria, idade e área corporal afetada pelo trauma; Não incluiu mortes pré-hospitalares; Único centro; Presente estudo: 13 centros de trauma + mortes pré-hospitalares.

Objetivos Avaliar a permanência da distribuição trimodal das mortes traumáticas.

Métodos Todas as mortes traumáticas em Los Angeles durante um período de 3 anos . janeiro de 2000 a Dezembro de 2002. Sistema de centros de trauma : 5 ( nível I) + 8 (níveII). Área de cobertura: 4.083 km2. Tempo de atendimento em sala de emergência: 28 min para transporte terrestre; 40min para transporte aéreo.

Métodos Afogamentos, envenenamentos , queimaduras e óbitos em hospitais não referenciados não foram incluídos no estudo. Dados coletados para o estudo: - Sexo Idade Etnia Mecanismo de lesão Tempo de lesão Tempo de chegada hospitalar Hora da morte Sinais vitais no local Sinais vitais na chegada a emergência Escore de lesão (AIS) para áreas específicas.

Métodos Classificação em grupos de acordo com a hora da morte: morto no local primeira hora fora do local 1 a 6 horas 6 a 24 horas 24 a 72 horas 3 dias a uma semana maior que 1 semana de lesão.

Resultados 56.427 admissões hospitalares 4.151 mortes Mortalidade total = 6,3% ( 3.549) 602 não chegaram ao hospital

Resultados

Penetrante (20,4%) => 50% das mortes

Discussão Evolução Análise trimodal válida para a época 1995 – Sauaia. J Trauma : melhoria dos serviços médicos (n:141). 1997 - Meislin et al. J Trauma : bimodal ( < 60 minutos e 24-48h - n:248) – não incluiu mortes na cena. 2004 – Demetriades et al. Am Coll Surg: depende do tipo de trauma e da aréa com trauma grave (n:2.648)

Discussão Estudo com centros especializados; Inclusão de mortes pré-hospitalares; Presente estudo: não mostrou distribuição trimodal; Mecanismo de injúria; Área do trauma; Traumas tardios 20% - 7.6%; Melhoria da assistência médica.

Discussão Primeiro pico se manteve com 50%! Violência/armas de fogo Não Dirigir alcoolizado Cinto de segurança Air bag Capacete Abuso de drogas ilícitas

Discussão Perspectivas Ressuscitação hipotensiva Novas soluções, hipotermia Novos agentes anti-hemorrágicos Toracotomia de ressuscitação no local do acidente

Conclusão Distribuição Trimodal não se aplica mais Mecanismo do trauma e área de trauma grave Importância da distribuição: Direcionar recursos Pesquisas

OBRIGADO!