A Linguística Saussureana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CONHECIMENTO SOBRE A LINGUAGEM Eduardo Guimarães Eni P. Orlandi
Advertisements

Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Bianca Ana Gabriela Giovanna
Bianca Ana Gabriela Giovanna
A história do idioma português
Pensamento e linguagem
A CAPACIDADE DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
REVISÃO Comunicação Social.
Conceitos de Linguística
LINGUÍSTICA HISTÓRICA: REVISÃO E APROFUNDAMENTO
O Estruturalismo na Linguística
A Lingüistica Pré e Pós Saussureana
Seminário de Teoria da Linguagem ILARI, R
ANÁLISE DE DISCURSO ENI P. ORLANDI
Linguística Histórica – Maria Clara Paixão de Sousa
A LINGUÍSTICA DO SÉCULO XIX Barbara Weedwood
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
Linguagem. Dimensões e Funções.
Sincronia e Diacronia É relativamente consensual, entre os linguistas, a ideia de que a intervenção do tempo cria, na Linguística, dificuldades particulares.
Linguagem e Comunicação Animal vs. Linguagem humana
Paradigma do signo Conceitos.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
LINGUAGEM COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
AULA 1 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DA DISCIPLINA
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Cultura, Linguagem e Língua
Colégio Adventista de Ji-Paraná
A Pré-História da Linguagem Escrita
A linguística saussuriana
COMUNICAÇÃO.
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Vygotsky – Pensamento e linguagem
A Linguística Saussureana
Componentes Articulações
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
Preconceito linguístico
LÍNGUA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Linguagem e variação linguística
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
EDUCAÇÃO, ESCOLA E PROFESSORES. Para que ensinar?  Os aspectos didáticos devem estar subordinados à definição de propósitos educativos válidos para orientar.
Cap. VIII A estrutura das palavras
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
LINGUAGEM, LÍNGUA, ESCRITA E ORALIDADE
RESUMO.
PROF. ROSE CLÉA Universidade Castelo Branco
PAI DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
1. Aspectos tradicionais da Morfologia 1.1. A palavra ou vocábulo formal.
FONÉTICA E FONOLOGIA campos de atuação
1. Aspectos tradicionais da Morfologia
Linguagem, língua, fala e comunicação
PROF. ROSE CLÉA Universidade Castelo Branco
Linguagem Natureza e Aquisição.
Leitura e interpretação de texto
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Semântica e Pragmática – 1/2012 Prof. Sabine Mendes Moura, Dn.
Análise sobre a embalagem e o produto
CULTURA, LINGUAGEM E LÍNGUA
LINGUAGEM, LÍNGUA E FALA
Conceitos Introdutórios
Professor Jardson Brito
Introdução à Comunicação
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Língua a c b PORTUGUESA 103.
A Linguagem E seus termos.
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
A natureza das linguagens documentárias HUTCHINS (1975)
VISÃO GERAL DA HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA (p. 7-12)
Transcrição da apresentação:

A Linguística Saussureana Linguística: história e teoria – 1/2011 Professora Sabine Mendes sabine.mendes@gmail.com A Linguística Saussureana

Dicotomias saussureanas Língua versus fala. Sincronia versus diacronia. Significante versus significado. Paradigma versus sintagma.

Sincronia versus diacronia Linguística histórico-comparativa: diacrônica. Dia (através) + Chrónos (tempo) = “através do Tempo”. Syn (juntamente) + Chrónos (tempo) =“ao mesmo tempo”. “O ponto de vista sincrônico vê a língua como um sistema em que um elemento se define pelos demais elementos” – ao mesmo tempo e não históricamente.

Sincronia versus diacronia Ponto de vista diacrônico sobre o verbo “comer”: do latim edere, cujo radical é ed-. Como no presente do indicativo suas formas se confundiam com o verbo esse, no latim vulgar, na Península Ibérica, passou a ser acompanhado de cum-”

Sincronia versus diacronia Ponto de vista sincrônico sobre o verbo “comer”: “com- é um radical que se define em relação aos demais elementos linguísticos presentes na palavra. Presente em comilança, comilão, comida e funciona distintivamente em relação aos radicais dos demais verbos da mesma língua – beber e cair, por exemplo”. “Quanto mais um sistema de valores seja complexo e rigorosamente organizado, tanto mais necessário se faz, devido à sua complexidade, estudá-lo sucessivamente, segundo seus dois eixos” (Saussure, 1970:96) - Possibilidade, ainda, de estudo pancrônico (Pimenta-Bueno, 2004).

Língua versus Fala A língua é coletiva e a fala é particular. A língua é um dado social e a fala é um dado individual. A língua é sistemática e a fala é assistemática. Saussure estudava a língua, embora considerasse as duas pois uma mudança no sistema (língua) pode advir de uma mudança na fala. - Pessoas que falam a mesma língua conseguem se comunicar mesmo havendo diferentes falas.

Significante versus significado Para Saussure, signo é a relação entre uma imagem acústica (significante) e um conceito (significado).

Signo O signo é arbitrário – diferentes línguas têm diferentes sistemas de classificação.

Paradigma versus sintagma

Paradigma versus sintagma Paradéigma – modelo, exemplo. Relações associativas entre os signos. Sintagma – relações combinatórias entre os signos.

Paradigma versus sintagma

Desenvolvimentos posteriores Martinet (1978)– dupla articulação da linguagem: Unidades dotadas de sentido: morfemas. Unidades com valor distintivo: fonemas. (lobo que vira bobo). Coseriu (sistema versus norma versus fala, 1987). Língua = sistemas+normas do lugar.