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"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.

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Apresentação em tema: ""A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey."— Transcrição da apresentação:

1 "A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey

2 Local: EE Prof. José Romão I Encontro de Forma ç ão dos Professores Coordenadores – 2014 Público: Professores Coordenadores e PCAGPs Área responsável: MATEMÁTICA Rita Prates e Sueli Araujo Dias: 20/02 e 21/02

3 I Encontro de Forma ç ão dos Professores Coordenadores – 2014 1.Atribuições do Professor Coordenador RES. nº 88/2007 RES. nº 89/2007 RES. nº 90/2007  Observação na sala de aula  Instrumentos de avaliação 2.Propostas e práticas de análise e intervenção para auxiliar o Professor Coordenador 3.6ª edição da AAP – Avaliação da Aprendizagem em Processo 4.Ideias Fundamentais da disciplina de Matemática 5.O que acompanhar na aula de Matemática? 6.II Mostra Científica - Diretoria de Ensino e UNIMEP 7.10ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 8.(Re) conhecimento dos Documentos Oficiais 9.Interpretação e Estudo do Desempenho dos Alunos - SARESP

4 Resolução SE - 88, de 19-12-2007 Resolu ç ão SE - 89, de 19-12-2007 Resolução SE - 90, de 19-12-2007 ATRIBUI Ç ÕES DOS PROFESSORES COORDENADORES

5 Observação na sala

6 Instrumentos de avaliação

7 Algumas práticas para auxiliar o Professor Coordenador Resolução SE nº 88/2007 1.Art. 2º - I – verificar os registros do Diário de Sala, observar as aulas, disponibilizar tempo no(s) ATPC(s) para o professor elaborar o planejamento de ações posteriores à aplicação e correção da AAP. 1.Art. 2º - II – promover a reflexão dos professores e subsidiá-los para que o diálogo não permaneça no senso comum. 1.Art. 2º - VI – seguir o Currículo Oficial e todos os documentos oficiais (Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP, Comentários e Recomendações Pedagógicas, Relatório Pedagógico, Matriz de Referencia, Caderno do Gestor, entre outros.) Resolução SE nº 89/2007 1.Art. 2º - VI – é importante que o Professor Coordenador conheça as ideias fundamentais de cada disciplina do Currículo. Resolução SE nº 90/2007 1.Art. 3º - VI – oportunizar e contribuir para o desenvolvimento de Projetos que mostrem aos alunos os conhecimentos adquiridos na prática. O recurso poderá ser obtido pelo PRODESC.

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9 1.Respondendo... A entrega: 13/02 a 19/02 A Aplicação: 24 a 28 de fevereiro de 2014. Quem aplica? O Professor da turma, de preferência em aulas duplas. Pode ocorrer em dias diferentes? Sim, para Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual (sugestão: 10/03 a 14/03) Devolutiva à DE: 24/03 a 28/03

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11 O estudo da temática em questão pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1. Caderno do Professor: Matemática – Ensino Fundamental - 8ª série (9º ano) – Volume 4 Situação de Aprendizagem 4 – Probabilidade e geometria (p. 40); 2. + Matemática – Volume 2 Atividade 17 – Usando multiplicações (p. 32); 3. Experiências Matemáticas – 5º série Atividade 37 – Problemas de contagem (p. 385); 4. Experiências Matemáticas – 6º série Atividade 32 – Problemas de contagem (p. 367); 5. Experiências Matemáticas – 7º série Atividade 30 – Problemas de contagem (p. 343); 6. Experiências Matemáticas – 8º série Atividade 27 – Problemas de contagem (p. 335); 7. Novo Telecurso – Matemática – Ensino Médio – DVD 5 Aula 48 – O princípio multiplicativo. Algumas referências:

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13 Ações: 1.Mapear as habilidades que os alunos não desenvolveram satisfatoriamente e incluí-las nas situações de aprendizagem com a finalidade de retomá-las. 2. Trabalhar no ATPC o Plano de Ação - 2 aulas semanais É importante ter clareza dos distratores de cada item da AAP e do Relatório Pedagógico.

14 O que acompanhar? Malha quadriculada Tabelas Gráficos Planificação Volume / área / perímetro Grandezas e medidas Regularidades Submúltiplos Probabilidades Números racionais (decimais, fracionários, porcentagem) Relações métricas Polígonos Circunferência Ângulos Simetria Reta numérica Sistema monetário... Resoluções de Problemas

15 Comentários e Recomendações Pedagógicas Itens do Relatório Pedagógico HABILIDADES Precedentes HABILIDADES na série 2 aulas semanais

16 Próxima Ação: Reunião com os Professores da disciplina de Matemática no dia 07/03/2014 na Faculdade Anhanguera (aguardar rede).

17 II Mostra Científica 20/02 e 21/02 – Divulgação do Projeto aos PCs 10/03 a 06/06 – Período de entrega do Pré-Projeto 05/09 – Envio do trabalho à Comissão contendo os resultados parciais da pesquisa 06/10 – Pré-Qualificação 26/11 – Envio de um template à Comissão 26/11 a 02/12 – confecção do banner 03/12 – II Mostra Científica DER Piracicaba e UNIMEP

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21 Podem ser e verificar Modelo de Prova Plano de Ação O que foi ensinado Resultado do aprendizado O que precisa ser abordado

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23 Adequado 8,2 63,5 15,4 12,8

24 O francês Jacques Delors organizou o relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI O autor acreditava que a prática pedagógica devia-se preocupar-se em desenvolver os quatros pontos de aprendizagens considerados fundamentais.

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26 Ultrapassar as barreiras da educação e transportar para uma filosofia de vida.

27 Competências e Habilidades

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29 Diário de sala Plano de Ensino Caderno do Aluno Avaliações Simulados MATEMÁTICA

30 Bom trabalho! Rita e Sueli


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