A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caracterização do Paciente Neurológico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caracterização do Paciente Neurológico"— Transcrição da apresentação:

1 Caracterização do Paciente Neurológico

2 Físico Social Ser humano Emocional

3 Desequilíbrio afeta qualidade de vida.
“Receber o diagnóstico de que possui uma doença debilitante ou terminal é um choque para o sistema psicológico”. Bishop, 2001. Fatores Idade. Reação familiar. Recursos sociais, econômicos e ambientais. Características prévias e individuais.

4 Reflexos Choque, negação, raiva, vergonha (preconceito), apatia, irritabilidade, agressividade, solidão, culpa, depressão, ansiedade, pânico, medo do futuro e da morte (luto antecipado). Alterações somáticas (dores...). Tendência ao isolamento. Prejuízo da sexualidade. Queixas escolares. Prejuízo da auto-estima e distorção da auto-imagem. Incertezas quanto ao futuro.

5 A família Choque, negação, raiva, angústia, ansiedade, culpa, descrença, medo, confusão, impotência. Conflito, divórcio. Superproteção x rejeição. Irmãos / filhos esquecidos. Problemas quanto ao preconceito sexual. Expectativas elevadas (adequá-las, mas não acabar). Atitude pró-ativa x dificuldade de adesão ao tratamento.

6 Luto pela vida idealizada.
Transtornos psiquiátricos Percepção de mudanças positivas (união da família). A negação da doença traz prejuízo ao processo de reabilitação Evidências indicam que o estado psicológico do paciente (seu humor, percepções, expectativas e respostas) modulam fortemente sua resposta à sua condição física, sua motivação, sua interação e dedicação a terapia.

7 Fatores psicossosicais influenciam na incapacidade e no processo, duração e resultado do tratamento.
Padrões negativos de pensamento e estratégias focadas na doença em lugar de uma perspectiva positiva e de estratégias ativas para enfrentar os problemas podem resultar em uma maior tendência do paciente a se queixar de dor. A estratégia de enfrentamento é um fator crucial no processo de reabilitação, e é um processo de aprendizagem constante, destinado a criar um estado de equilíbrio biológico e psicológico.

8 Importante Que o paciente e a família sejam ouvidos. Suas dúvidas sejam respondidas e não ocultadas. Não é necessário dar mais informações que as solicitadas por elas. Respeitar: idade, nível cognitivo, capacidade emocional e intelectual. Os resultados almejados na reabilitação, ainda que pequenos, podem ser apresentados como objetivos positivos. Encorajar, instilar esperança, aumentar motivação e encorajar a luta contínua contra a incapacidade.

9 Estimular a autoconfiança e independência.
Oferecer carinho e atenção. Tentar se colocar no lugar do paciente e da família para fazer um ambiente mais acolhedor. A reabilitação multidisciplinar não deve ser considerada completa a menos que paciente e família estejam preparados para o ajustamento social, emocional, sexual e financeiro. “se conseguirmos fazer nossos pacientes sonharem ainda que seja com mais um dia de vida ou com uma nova maneira de ver suas perdas, teremos encontrado um tesouro que reis não conquistaram”. Cury, 2005.


Carregar ppt "Caracterização do Paciente Neurológico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google