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Cerca de 14 milhões de pessoas convivem com a fome no Brasil e mais de 72 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar.

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Apresentação em tema: "Cerca de 14 milhões de pessoas convivem com a fome no Brasil e mais de 72 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar."— Transcrição da apresentação:

1 Cerca de 14 milhões de pessoas convivem com a fome no Brasil e mais de 72 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar

2 O Brasil está entre os três países com os piores índices de distribuição de renda. Perde apenas para Serra Leoa e Namíbia.

3 Nas principais empresas brasileiras as mulheres recebem cerca de 70% do salário de um homem que ocupe o mesmo nível hierárquico, mesmo tendo mais anos de estudo.

4 A desnutrição entre crianças com menos de 1 ano diminuiu em mais de 60% nos últimos 5 anos, mas ainda existem cerca de 60 mil crianças com menos de 1 ano desnutridas.

5 Aquecimento Global: Os atuais modelos científicos prevêem que, se nada for feito, a temperatura pode aumentar entre 1,4º C e 5,8º C até 2100

6 40% da população mundial, ou seja, mais de 2 bilhões de pessoas, não têm acesso à água potável ou ao saneamento básico

7 O que fazer para mudar?

8 Reduzir as diferenças

9 O mundo salvará 300 milhões de pessoas que morreriam por causa da fome, caso o objetivo número 1 seja alcançado até 2015.

10 Combater os grandes males

11 30 milhões de crianças com até 5 anos de idade serão salvas, se a mortalidade infantil for reduzida até 2015.

12 Garantir as condições de sobrevivência do planeta

13 O mundo salvará 2 milhões de pessoas se universalizar até 2015 o acesso a água potável e ao saneamento.

14

15 Todos os problemas que enfrentamos hoje, como desigualdade social, violência, drogas, poluição, fazem parte de um mesmo conjunto de riscos enfrentado por toda a humanidade. Foi por isso que em setembro de 2000 a ONU aprovou a Declaração do Milênio e o Brasil, junto com outros 191 países, assinou o pacto e estabeleceu um compromisso compartilhado com a sustentabilidade do Planeta. A Declaração do Milênio elegeu oito objetivos para combater os grandes problemas que afetam a humanidade, definindo metas para que sejam alcançadas até 2015. São os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os 8 jeitos de mudar o mundo. Conheça agora cada um deles e saiba como fazer a sua parte.

16 Aderir ou promover a adesão de empresas para programas de combate ao desperdício de alimentos, como por exemplo o Cozinha Brasil, organizado pelo SESI; Implantar hortas comunitárias na comunidade, monitorando e garantindo sua manutenção; Colaborar com bancos de empregos, divulgando suas oportunidades de trabalho; Criar oportunidades de empregos, especialmente, para jovens, propiciando-lhes a primeira experiência profissional; Investir em cursos de capacitação a professores e merendeiras e em material pedagógico para estimular uma alimentação saudável na escola e em casa. O que as empresas podem fazer

17 Realizar um levantamento na comunidade, identificando o número de adultos analfabetos para posterior encaminhamento aos centros/cursos de alfabetização; Promover ações de combate ao trabalho infantil na empresa, entre seus parceiros e na comunidade, incentivando e apoiando campanhas voltadas para o esclarecimento das famílias sobre a importância da permanência dos filhos na escola; Organizar e manter bibliotecas, videotecas ou brinquedotecas para a comunidade, podendo sediá-las em uma escola ou na associação de moradores; Apoiar nas escolas da comunidade, ações esportivas, culturais e educativas, tais como: grupos de teatro, feira de ciências, etc. O que as empresas podem fazer

18 Assegurar salários e benefícios iguais para mulheres e homens em funções equivalentes; Sensibilizar os funcionários homens quanto à divisão das tarefas domésticas, paternidade responsável e intolerância para toda forma de violência contra mulheres e crianças; Implementar uma política de marketing que promova a valorização da mulher, bem como medidas que evitem a utilização de imagens ofensivas e estereótipos sexuais femininos na publicidade; Assegurar que a participação de mulheres nos cargos de direção seja proporcional ao total de mulheres no quadro funcional.

19 Identificar as crianças desnutridas para orientar as famílias acerca dos tratamentos necessários, até sua recuperação; Participar das campanhas de vacinação, garantindo que todas as crianças da comunidade sejam vacinadas; Apoiar projetos de promoção da higiene pessoal e sanitária, da melhoria da nutrição infantil e de acesso aos medicamentos básicos para diminuir as causas da mortalidade infantil; Organizar campanhas de orientação e incentivo ao aleitamento materno. O que as empresas podem fazer

20 Realizar campanhas em favor da saúde materna com programas de informação sobre planejamento familiar, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, auto-exame de mamas, amamentação, entre outros; Garantir o respeito à gravidez de todas as funcionárias, inclusive terceirizadas, oferecendo-lhes segurança no local de trabalho e nas atividades que desempenham; Apoiar políticas públicas e ONGs que trabalhem com o tema de gênero e com a melhoria dos serviços de saúde. O que as empresas podem fazer

21 Realizar um mutirão envolvendo funcionários, escolas, agentes de saúde e comunidade, visando orientar sobre os sintomas e as formas de tratamento da tuberculose, hanseníase, dengue, entre outras doenças; Organizar campanhas para a doação de sangue envolvendo funcionários, familiares e comunidade; Esclarecer e sensibilizar funcionários, familiares e comunidade a não estimular o consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes, contribuindo para prevenção do alcoolismo e suas conseqüências; Identificar entre os funcionários aqueles que fazem uso abusivo de álcool ou de drogas, apoiando-os no tratamento médico e psicológico; Promover programas de prevenção e tratamento de DSTs, em especial Aids, para os funcionários e a comunidade.

22 O que as empresas podem fazer Implantar um programa de coleta seletiva do lixo e divulgar essa prática entre os funcionários e no entorno da empresa; Implementar ações educativas sobre o uso racional da água e do sistema de esgotos para as famílias da comunidade e os líderes comunitários; Estimular o protagonismo juvenil, capacitando os jovens da comunidade para serem futuros formadores e multiplicadores das atividades de educação ambiental nas escolas e organizações de bairro; Desenvolver, de forma continuada, atividades de educação ambiental nas escolas, promovendo palestras sobre temas como esgotamento sanitário, reciclagem, coleta seletiva do lixo, preservação do meio ambiente, promoção da saúde e da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, Agenda 21.

23 O que as empresas podem fazer Organizar um Grupo de Voluntários, para atuação na comunidade, fortalecendo parcerias com a sociedade civil e com o poder público; Organizar ações para disseminar os Objetivos do Milênio, promovendo a participação dos funcionários na solução dos problemas apontados e engajando a empresa na implementação de ações concretas em prol dos Objetivos do Milênio; Adotar pequenos negócios, acompanhando-os durante um ano através de consultoria e aconselhamentos pontuais, promovendo o aumento da geração de trabalho e renda para jovens empreendedores que ainda necessitam de indicações e caminhos para conseguir o salto de qualidade dos seus negócios; Articular-se com organizações governamentais e da sociedade civil, para a realização de programas de qualificação e de formação para jovens em situação de desvantagem social, a fim de inseri-los no mercado de trabalho.

24 www.fiemg.com.br/cidadania respsocial@fiemg.com.br (31) 3263-4351


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