A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tratamento integrado oclusão e estética

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tratamento integrado oclusão e estética"— Transcrição da apresentação:

1 Tratamento integrado oclusão e estética
Daniela Truite Cardoso

2 Tratamento integrado oclusão e estética
A estética das próteses e restaurações deve ser embasada em princípios de planejamento e oclusão de modo a não trazer prejuízos ao sistema mastigatório.

3 Restabelecimento da normalidade do sistema mastigatório
Diagnóstico exames extra e intra orais Planejamento exame radiográfico modelos montados em articulador Execução Manutenção

4 Exame extra-oral Histórico médico\odontológico Anamnese
Personalidade do paciente Importância que o paciente dá aos seus próprios dentes Exame da ATM Exame dos músculos mastigatórios

5 Exame intra-oral Tipo de sorriso do paciente Linha do sorriso
Plano oclusal Dimensão vertical Avaliação periodontal, dentes, áreas edentadas e oclusão

6 Exame intra-oral Dentes ausentes e áreas edentadas
Fraturas e facetas de desgaste Mobilidade dental e bolsas periodontais Abrasão e erosão dos dentes Hábitos parafuncionais

7 Exame intra-oral Susceptibilidade do paciente a cáries
Hábitos de mastigação e deglutição Trabalhos protéticos existentes Interferências e prematuridades Dimensão vertical de oclusão, RC e MIH Hipersensibilidade por trauma oclusal

8 Exame radiográfico Pertinente à especialidade e ao que se procura:
Rx panorâmico: pacientes totalmente edêntulos Rx panorâmico + periapicais: PPR Rx periapicais boca toda: dentística e prótese fixa Radiografias específicas para ATM: desordens temporo-mandibulares (panorâmica especial para côndilos, transcraniana, tomografia e rossonância magnética)

9 Modelos de estudo montados em articulador
Análise estática e dinâmica do relacionamento dentário, sem a interferência do sistema protetor neuro-muscular Preparo preliminar e enceramento diagnóstico

10 Modelos de estudo montados em articulador
Devem ser montados na mesma posição em que a prótese será confeccionada no futuro O material de registro usado para a obtenção da RC deve ser o menos espesso o possível (próximo ao primeiro contato prematuro, sem perfurar a cera ou silicona) Relaxamento neuromuscular para facilitar o registro da RC (placa mio-relaxante lisa, jig de Lucia, leaf gauge)

11 Estética X Oclusão Proteção mútua, guia canina e guia anterior
Contatos posteriores somente em cêntrica Dentes anteriores desocluindo os posteriores nos movimentos excêntricos

12 Guia anterior Contato da superfície palatina dos dentes anteriores superiores contra os dentes anteriores inferiores na oclusão cêntrica, protusão, latero-protusão e excursões laterais

13 Guia anterior Sua inclinação é influenciada pelo trespasse horizontal e vertical dos dentes anteriores superiores, sendo importante tanto para a estética quanto função.

14 Guia anterior Deve-se primeiramente estabelecer uma correta guia anterior, estética e funcional, para então elaborarmos os dentes posteriores.

15 Guia anterior Importância na estética, fonética, eficiência funcional, conforto e na máxima longevidade dos dentes. Princípio da oclusão mutuamente protegida.

16 Dimensão Vertical de Oclusão
Método fonético Deglutição Métrico, etc Experiência clínica do profissional - fator mais relevante, adequando o perfil estético do paciente

17 Fatores determinantes para a restauração dos dentes anteriores
1 - Determinante anatômico 2 - Determinante fisiológico 3 - Determinante mecânico 4 - Determinante estético

18 Fatores determinantes para a restauração dos dentes anteriores
1 - Determinante anatômico: O suporte do lábio, que é formado pelo músculo orbicular, deve ser dado pelos dentes anteriores.

19 Fatores determinantes para a restauração dos dentes anteriores
1 - Determinante anatômico: Os lábios se tocam durante o fechamento da boca para que a deglutição seja realizada, e para isto o lábio inferior deve ser capaz de deslizar suavemente além do ângulo vestibulo-incisal dos dentes incisivos superiores.

20 Fatores determinantes para a restauração dos dentes anteriores
2 - Determinante fisiológico: -sons dentais (s): os dentes anteriores quase se tocam -sons lábio-dentais (f e v): os incisivos superiores devem tocar a linha úmido-seca do lábio inferior -sons linguo-dentais (t): relaciona a língua com o contorno palatino dos dentes antero-superiores

21 Fatores determinantes para a restauração dos dentes anteriores
3 - Determinante mecânico: A reconstrução da guia anterior deve ser feita inicialmente pelas próteses provisórias do paciente. Este contorno palatino dos dentes anteriores superiores deve fornecer as informações necessárias com relação a contatos cêntricos, excursões laterais e protrusiva. A guia anterior deve ser confeccionada e ajustada diretamente na boca do paciente.

22 Fatores determinantes para a restauração dos dentes anteriores
4 - Determinante estético: Contorno do plano incisal superior deve seguir a curvatura normal do lábio inferior durante o sorriso (linha do sorriso)

23 Importância dos provisórios
A guia anterior deve ser analizada, ajustada e modificada diretamente na boca do paciente.

24 O comprimento do incisivo central deve ficar em torno de 1 mm abaixo do lábio superior em repouso (musculatura do lábio bem relaxada)

25 O canino deve estar no mesmo comprimento do incisivo central superior
O incisivo lateral,em pacientes mais jovens,pode estar 1 a 2 mm mais curto que o incisivo central (esta distância pode ser diminuída com a idade)

26 Todas as bordas incisais e oclusais dos dentes superiores devem estar paralelas em relação ao lábio inferior.

27 Importância dos provisórios
Todas as referências testadas e aprovadas na fase de coroas provisórias devem ser transmitidas ao ceramista para a confecção das coroas definitivas.

28 Importância dos provisórios
Modelos montados corretamente em articulador Enceramento diagnóstico Duplicação dos provisórios baseados no enceramento diagnóstico Confecção da guia anterior e determinação da estética Individualização da mesa incisal em acrílico Confecção das próteses definitivas, tendo como referência a prótese provisória Cimentação provisória e definitiva Proservação

29 Individualização da mesa incisal
Modelos de gesso montados em articulador em RC Coloca-se uma folha de papel alumínio para isolar a mesa incisal O pino incisal é levantado em 2mm, isolado com vaselina Um boxeamento com fita adesiva é realizado na mesa incisal e verte-se então a resina acrílica autopolimerizante Executa-se os movimentos protrusivos e lateralidades, até a presa final da resina.

30 Individualização da mesa incisal
Refinamento: o pino incisal é levantado mais uma vez em 1 mm. Coloca-se resina tipo duralay e realiza-se os movimentos excursivos até a presa final da resina.

31 O tratamento não se encerra com a cimentação definitiva
O tratamento não se encerra com a cimentação definitiva. A última fase é a de manutenção, muitas vezes negligenciada pelo paciente e profissional.

32

33


Carregar ppt "Tratamento integrado oclusão e estética"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google