Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCamila Prada Belo Alterado mais de 9 anos atrás
1
1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASQUILHOS BARREIRO APRESENTAÇÃO abril.2016
2
2 Quem somos? O Agrupamento de Escolas de Casquilhos é um dos seis agrupamentos existentes no concelho do Barreiro Foi constituído em 2013, resultando da agregação da Escola Secundária de Casquilhos com o Agrupamento Vertical de Escolas da Quinta Nova da Telha A Comissão Administrativa Provisória (CAP), presidida pela professora Helena Tavares, tomou posse no dia 26 de abril de 2013 O atual Diretor, o professor Luís Rino, tomou posse a 29 de maio de 2014.
3
3 Onde estamos? De frente para Lisboa, local de trabalho de muitos pais... de frente para o Rio… no meio das 2 pontes… no Barreiro.
4
4 A Escola Secundária de Casquilhos é a escola-sede. A Escola Básica da Quinta Nova da Telha está separada pelo Parque da Cidade. A Escola Básica do Barreiro (ex-n.º 7) está junto ao rio. A Escola n.º 9 do Barreiro passou a ter a vizinhança de uma conhecida padaria/pastelaria da cidade.
5
5 A Escola Básica de Palhais está a mais de 7 Km da escola-sede.
6
6 Escola Secundária de Casquilhos: 8.º ano e 1 curso vocacional (1.º ano) 3 cursos científico-humanísticos 4 cursos profissionais 1 unidade de ensino estruturado (secundário) 21 turmas 503 alunos. Características da
7
7 Escola Básica da Quinta Nova da Telha Educação pré-escolar 1.º ao 9.º ano do ensino básico 1 curso vocacional (2.º ano) 1 unidade de ensino estruturado do 2.º e 3.º ciclos 33 grupos/turmas 733 alunos. Características da
8
8 Escola Básica n.º 9 do Barreiro Educação pré-escolar 1.º ao 4.º ano do ensino básico 15 grupos/turmas 341 alunos. Características da
9
9 Escola Básica do Barreiro (ex-n.º 7) Educação pré-escolar 1.º ao 4.º ano do ensino básico 7 grupos/turmas 158 alunos. Características da
10
10 Escola Básica de Palhais Educação pré-escolar 1.º ao 4.º ano do ensino básico 4 grupos/turmas 92 alunos. Características da
11
11 5 escolas Desde a Educação pré-escolar até ao 12.º ano 2 unidades de ensino estruturado 80 grupos/turmas 1827 alunos 151 docentes 39 assistentes operacionais (+ 7 a termo certo + 4 com 4 horas de limpeza) 7 assistentes técnicos (+ 2 contratos emprego-inserção). Ao todo:
12
12 Famílias carenciadas (1/4 dos alunos têm escalão A da ASE; 1/3 de todos os alunos são apoiados pela ASE) Em algumas escolas o desemprego atinge 1/4 dos pais/EE Metade dos alunos declara não ter Internet nem computador Instalações envelhecidas e/ou de construção de má qualidade: desconforto térmico, dificuldade em ver para o quadro Inexistência de espaço desportivo coberto na escola secundária Orçamento escasso. Condicionalismos:
13
13 A maior parte dos alunos que frequentam o 10.º ano na ESC não provém da EBQNT mas de escolas de outros agrupamentos do concelho, ou de fora deste Dificuldade na articulação entre o 3.º Ciclo e os alunos que vão frequentar o ensino secundário. Envelhecimento do corpo docente e não docente provocou o aumento de ausências por doença e o sistema de substituição do ME revelou-se moroso. Mais condicionalismos:
14
14 Redução sustentada da percentagem de níveis inferiores a três na prova de Português do 4º ano (cód. 41), encontrando-se abaixo da média nacional Percentagem acima da média de níveis inferiores a três na prova de 4º ano de Matemática (cód. 42) mas com aproximação à média nacional Em ambas as disciplinas, verificam-se percentagens abaixo da média nacional nos níveis quatro e cinco. Resultados académicos:
15
15 No 6º ano, na prova de Português (cód. 61), verifica-se uma percentagem de níveis inferiores a três geralmente acima da média nacional Na prova de Matemática (cód. 62), a percentagem de níveis dois é geralmente inferior à média nacional, com exceção do ano de 2014 que acompanhou a média nacional. Resultados académicos:
16
16 A percentagem de níveis inferiores a três na prova de Português do 9º ano (cód. 91) encontra-se em progressiva redução mas sempre acima da média nacional A percentagem de níveis mais elevados (quatro e cinco) está sempre abaixo da média nacional A Matemática (cód. 92), a percentagem de níveis inferiores a três ainda está muito acima dos 50% e da média nacional, para além da elevada percentagem de classificações de nível um. Resultados académicos:
17
17 No Ensino Secundário, notam-se discrepâncias significativas entre as Classificações Internas Finais (CIF) e as Classificações de Exame (CE), estas últimas sempre inferiores em relação às primeiras em todas as disciplinas Nos últimos três anos, verifica-se uma tendência de aproximação da média dos exames realizados na escola com as respetivas médias nacionais As classificações das disciplinas estruturantes (Desenho A e História A), encontram-se próximas ou acima da média nacional. Resultados académicos:
18
18 Reforço das salas de estudo existentes, colocando aí mais professores Atividades de preparação para exame em todas as disciplinas sujeitas ao mesmo ou a provas finais Solução para a dificuldade de articulação: no próximo ano, as turmas de 9.º irão funcionar na Escola sede Coadjuvação nalgumas disciplinas em que existiam recursos humanos – Português Língua Não-Materna, Matemática (9.º ano, Física e Química A) – e aulas suplementares a Matemática A e Geometria Descritiva A. Estratégias para o sucesso:
19
19 Resultados sociais: Princípio fundamental: clareza e transparência na atuação da Direção Atualização permanente do sítio eletrónico Divulgação do Regulamento Interno e do Projeto Educativo (em papel em cada escola e online) Divulgação clara das horas de atendimento dos educadores/DT Cooperação estreita com as 2 associações de pais/EE e com a associação de estudantes.
20
20 Resultados sociais: Estímulo ou apoio a formas de solidariedade, voluntariado ou intervenção social Recolha de comida, roupa, agasalhos, brinquedos Participação no Conselho Geral do Agrupamento: Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, Delegação de Saúde do Barreiro e Rumo - Cooperativa de Solidariedade Social.
21
21 Reconhecimento da comunidade: Participação a nível concelhio: Apoio à Ponte - Centro de Voluntariado do Barreiro, organização criada por 4 alunas deste agrupamento que intervém na ajuda social a nível concelhio Cooperação institucional com a CERCIMB, a Rumo, a NÓS, o Instituto dos Ferroviários e a Casa dos Rapazes (instituições de solidariedade social locais) Receção à comunidade concelhia, Oficina Saramago, Olhar Augusto Cabrita, Conhecer a Guerra, Defender a Paz (Agrupamento coordenador), …
22
22 Exmo. Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas dos Casquilhos Prof. Luis Rino Vimos, pelo seguinte, endereçar um agradecimento muito especial pela vossa colaboração e apoio na organização do jantar de Receção à Comunidade Educativa, que decorreu no último dia 23 de outubro. Confirmámos o que já esperávamos, ou seja, que a direção do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, tudo fez para que este momento de confraternização, entre a comunidade educativa barreirense, constituísse um verdadeiro sucesso. O espaço, a decoração do mesmo, e toda a logística envolvida resultaram na perfeição criando, deste modo, um ambiente simpático e descontraído que agradou a todos os presentes. A todos os que colaboraram e contribuíram, direta ou indiretamente, para a concretização e para o sucesso desta Receção, os nossos mais sinceros e profundos agradecimentos. A Escola somos, de facto, todos Nós. Obrigado a todos. Carlos Humberto de Carvalho Presidente da Câmara Municipal [2.novembro.2015] Exmo. Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas dos Casquilhos Prof. Luis Rino Vimos, pelo seguinte, endereçar um agradecimento muito especial pela vossa colaboração e apoio na organização do jantar de Receção à Comunidade Educativa, que decorreu no último dia 23 de outubro. Confirmámos o que já esperávamos, ou seja, que a direção do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, tudo fez para que este momento de confraternização, entre a comunidade educativa barreirense, constituísse um verdadeiro sucesso. O espaço, a decoração do mesmo, e toda a logística envolvida resultaram na perfeição criando, deste modo, um ambiente simpático e descontraído que agradou a todos os presentes. A todos os que colaboraram e contribuíram, direta ou indiretamente, para a concretização e para o sucesso desta Receção, os nossos mais sinceros e profundos agradecimentos. A Escola somos, de facto, todos Nós. Obrigado a todos. Carlos Humberto de Carvalho Presidente da Câmara Municipal [2.novembro.2015]
23
23 Reconhecimento da comunidade: Participação a nível concelhio: Reinserção social de cidadãos em articulação com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais – Barreiro Cooperação com as CPCJ do Barreiro e da Moita, com o Instituto da Segurança Social e com a Equipa Multidisciplinar de Assessoria aos Tribunais Cedência do pavilhão da EBQNT à comunidade desportiva local através da C.M. Barreiro Próxima construção pela C.M. Barreiro de um módulo de atletismo (único no concelho) na EBQNT.
24
24 Caso entenda conveniente, gostaria de transmitir o meu público testemunho e agradecimento, na qualidade de Juiz Coordenador da 3.ª Secção de Família e Menores do Barreiro, por toda a colaboração que tem sido prestada pela Direcção desse Agrupamento, na pessoa do seu Director e de outros docentes, na resolução das diversas questões que temos solicitado relativamente a discentes das diversas escolas que compõem o Agrupamento de Escolas de Casquilhos. (…) Estamos a atravessar um momento de grandes desafios, com exigências cada vez maiores que são colocadas às escolas, aos seus órgãos de gestão e de administração e aos docentes e demais membros da comunidade educativa, procurando que os estabelecimentos de ensino assumam o seu papel de entidades com competência para efectuar a primeira intervenção de promoção e de protecção de direitos das crianças e jovens. (…) Felizmente para nós, que trabalhamos num tribunal com competência na área da família e das crianças, sempre pudemos contar com o Agrupamento de Escolas de Casquilhos, fornecendo-nos com a eficácia e eficiência que se impõe as informações e solicitações que lhe são dirigidas. (…) (…) faço votos para que essa apresentação consiga transmitir, da forma adequada, o excepcional profissionalismo, empenho e dedicação que sei que têm dedicado a esse Agrupamento e que o resultado final traduza uma excelente avaliação dessa dedicação. (…) Com os melhores cumprimentos, O Juiz Coordenador António José Fialho [7.abril.2016] Caso entenda conveniente, gostaria de transmitir o meu público testemunho e agradecimento, na qualidade de Juiz Coordenador da 3.ª Secção de Família e Menores do Barreiro, por toda a colaboração que tem sido prestada pela Direcção desse Agrupamento, na pessoa do seu Director e de outros docentes, na resolução das diversas questões que temos solicitado relativamente a discentes das diversas escolas que compõem o Agrupamento de Escolas de Casquilhos. (…) Estamos a atravessar um momento de grandes desafios, com exigências cada vez maiores que são colocadas às escolas, aos seus órgãos de gestão e de administração e aos docentes e demais membros da comunidade educativa, procurando que os estabelecimentos de ensino assumam o seu papel de entidades com competência para efectuar a primeira intervenção de promoção e de protecção de direitos das crianças e jovens. (…) Felizmente para nós, que trabalhamos num tribunal com competência na área da família e das crianças, sempre pudemos contar com o Agrupamento de Escolas de Casquilhos, fornecendo-nos com a eficácia e eficiência que se impõe as informações e solicitações que lhe são dirigidas. (…) (…) faço votos para que essa apresentação consiga transmitir, da forma adequada, o excepcional profissionalismo, empenho e dedicação que sei que têm dedicado a esse Agrupamento e que o resultado final traduza uma excelente avaliação dessa dedicação. (…) Com os melhores cumprimentos, O Juiz Coordenador António José Fialho [7.abril.2016]
25
25 Reconhecimento da comunidade: Participação a nível concelhio: Protocolo com a Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB), a quem cede várias salas para a lecionação das suas disciplinas, fazendo atualmente parte da sua Coordenação Geral Membro da Rede de Empregabilidade Barreiro-Moita.
26
26 Reconhecimento da comunidade: Participação em iniciativas nacionais: Projeto de Educação para a Saúde (PES), Concurso Nacional de Leitura, Canguru Matemático, SuperTmatik, Literacia 3D, Ecoescolas, Escola Electrão, É preciso ter lata! … Toastmasters Portugal Recebe formandos do Centro de Emprego do Seixal Dinamização (a convite da DGEstE) de um dos espaços da Futurália 2016.
27
27 Reconhecimento da comunidade: Participação em iniciativas nacionais: Protocolos de mestrado em ensino com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Belas Artes, o IADE e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Protocolo com o ISCTE, na formação dos alunos integrados no Curso Vocacional de Artes e Tecnologias.
28
28 Reconhecimento da comunidade: Participação em iniciativas internacionais: eTwinning, Comenius e Erasmus+ prémio nacional para o melhor projeto de eTwinning na categoria de Ensino Secundário, 2013/2014, atribuído pela Direção-Geral da Educação selos europeus de qualidade para projetos de eTwinning e Comenius – 2013/2014 vencedor da categoria especial Prémio Mevlana (prémios eTwinning 2015).
29
29 Reconhecimento da comunidade: Promoção de iniciativas regulares direcionadas para a comunidade: Festa do Chocolate (7ª edição em 2015) Dia das Artes (2016, 8ª edição) Coletiva de Artes Laboratórios Abertos, Feirão das Ciências Colóquio dos Jovens Filósofos (2016, 10.ª edição) Natal com a Comunidade Representações do Clube de Expressão Dramática na Biblioteca Municipal …
30
30 Reconhecimento da comunidade: O sucesso dos alunos é premiado anualmente com a atribuição de Diplomas de Mérito, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, sempre com a presença de alunos, pais/encarregados de educação, familiares e amigos O AECasquilhos promove a avaliação de cada atividade desenvolvida (visitas de estudo, colóquios, exposições, aulas de preparação para exame…), através da avaliação individual e anónima das mesmas, numa escala de 1 a 5, procedendo-se à reflexão dos resultados obtidos.
31
31 Reconhecimento da comunidade: Grau de satisfação elevado por parte dos pais, situando-se geralmente na posição 3 (numa escala de 1 a 4) Facilidade em obter estágios pedagógicos para os alunos dos cursos profissionais, revelando reconhecimento por parte do tecido empresarial do concelho do Barreiro e concelhos limítrofes.
32
32 Prestação do serviço educativo: Planeamento cuidadoso dos horários semanais Horários em regime normal para todas as turmas do 1º Ciclo Apenas em três turmas deste ciclo existem alunos de diferentes anos de escolaridade na mesma sala, com uma única docente Oferece Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) ao 1.º Ciclo.
33
33 Prestação do serviço educativo: Atividades de Apoio e Animação à Família (AAAF) no Pré- escolar Componente de Apoio à Família (CAF), na Escola Básica n.º 9 Foi com esta Direção que se alargou a Educação Pré-escolar a todo as escolas do agrupamento, incluindo a EBQNT que já tinha 1.º Ciclo.
34
34 Prestação do serviço educativo: Articulação curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo e entre este e o 5.º ano Dentro da sua autonomia, o agrupamento foca a sua intervenção na Educação para a Cidadania (Oferta Complementar nos 3 ciclos do Ensino Básico) Nos horários dos alunos (do 5.º ao 12.º ano) há sempre a preocupação de libertar, no mínimo duas tardes, para as atividades que desejarem. O AECasquilhos define a continuidade pedagógica como critério fundamental, criando Conselhos de Turma estáveis.
35
35 Práticas de ensino: Encaminhamento de alunos com dificuldades na Língua Portuguesa para o respetivo nível de proficiência de Português Língua Não Materna (este ano apenas na EBQNT, em regime de coadjuvação, por não haver alunos suficientes na ESC) Professora mediadora EPIS acompanha 61 alunos do 3.º ciclo da EBQNT e da ESC, num projeto a três anos 10 professores de Educação Especial acompanham alunos em todas as escolas e em todos os níveis de ensino.
36
36 Práticas de ensino: O AECasquilhos já tinha uma Unidade de Ensino Estruturado na EBQNT (2.º e 3.º ciclos) Abriu uma nova em 2015/2016 na ESC (ensino secundário, primeira e única em todo o concelho) Pediu autorização para abrir outra no próximo ano letivo na EB9 (1.º ciclo), cobrindo assim todos os ciclos de ensino Reforço de uma cultura de integração.
37
37 Práticas de ensino: A técnica dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) tem um horário fixo distribuído pelas várias escolas do agrupamento e divulgado atempadamente aos pais/encarregados de educação Trabalho desenvolvido na orientação escolar dos alunos que terminam o 3.º Ciclo e o ensino secundário Aplicação de testes Organização do Fórum Profissões.
38
38 Práticas de ensino: Oferta de um conjunto significativo de aprendizagens não- formais: Visitas de estudo Clubes Projetos Oficinas Desporto escolar Xadrez Colóquios Fóruns…
39
39 Práticas de ensino: Bibliotecas Escolares em todas as escolas Com maior dimensão na ESC e na EBQNT Grande dinamismo e um número elevado de visitantes Política de aquisições ligada às necessidades educativas ou a determinado tipo de iniciativas - Plano Nacional de Leitura ou Colóquio dos Jovens Filósofos.
40
40 Práticas de ensino: Trabalho colaborativo entre os docentes de um mesmo grupo disciplinar Estratégias de atuação comuns Elaboração/aplicação dos mesmos instrumentos e critérios de avaliação Articulação de conteúdos programáticos em conselho de turma Calendarização de elementos de avaliação em conselho de turma de modo a evitar sobreposições ou concentrações indesejáveis.
41
41 Liderança e gestão: Princípio: abertura e cultura de diálogo permanente com toda a comunidade, respeitando todos por igual Ambiente facilitador da integração de alunos de diferentes comunidades e culturas Medidas para promover a identificação com o novo Agrupamento: Concurso para o logótipo do agrupamento Difusão do mesmo em todos os documentos Momentos de convívio em determinadas épocas (início e fim do ano letivo, Natal…).
42
42 Liderança e gestão: Descentralizar e responsabilizar 1 subdiretora 3 adjuntos do diretor 1 assessora da direção 7 coordenadores de departamento 4 coordenadoras de escola 3 coordenadoras de diretores de turma 1 coordenadora dos serviços administrativos 1 encarregada dos assistentes operacionais.
43
43 Liderança e gestão: Departamentos, Conselho Pedagógico, Conselho Administrativo, Direção reúnem assiduamente Conselho Geral goza de total autonomia e reúne frequentemente, fiscalizando a atuação do Diretor e definindo as linhas gerais do Agrupamento Informação circula rapidamente (por telemóvel ou correio eletrónico) Atualização permanente do sítio eletrónico, que tem vindo a ganhar cada vez mais visitantes e onde se disponibiliza todo o tipo de informações e de documentos.
44
44 Liderança e gestão: O software utilizado para fins administrativos permite aos pais/encarregados de educação o acesso à informação fundamental dos seus filhos/educandos: presença dos alunos na escola data dos testes classificação final de período carregamentos no cartão com banda magnético consumos na papelaria, bar e refeitório marcação de refeições …
45
45 Conclusão: As [nossas] palavras finais são um repto para que contribuamos coletivamente para pôr o nosso conhecimento em movimento, que, pela inevitabilidade do gradualismo reformista, tenhamos a motivação e a satisfação de tornar este Agrupamento melhor e promotor de jovens que cumpram um futuro digno e promissor. Projeto de Intervenção do Diretor, março de 2014
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.