A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTRA DO PARÁGRAFO PROF: Débora. DIVISÃO 1. Opinião ou tópico frasal = introdução do parágrafo, idéia que notará a construção do desenvolvimento 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTRA DO PARÁGRAFO PROF: Débora. DIVISÃO 1. Opinião ou tópico frasal = introdução do parágrafo, idéia que notará a construção do desenvolvimento 2."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTRA DO PARÁGRAFO PROF: Débora

2 DIVISÃO 1. Opinião ou tópico frasal = introdução do parágrafo, idéia que notará a construção do desenvolvimento 2. Demonstração = desenvolvimento da opinião; orações encadeadas que provam a idéia do tópico frasal

3 TIPOS DE DESENVOLVIMENTO DE PARÁGRAFOS Tópico frasal: A vida moderna aprisiona o homem numa rotina enervante.

4 Desenvolvimento por detalhes A vida moderna aprisiona o homem numa rotina enervante. O horário da escola, o horário do trabalho, o ruído do tráfego, o almoço corrido, a mãe que reclama, o patrão que grita, o tempo que não pára são marcas constantes da vida cotidiana estressante do homem inserido na sociedade atual.

5 DESENVOLVIMENTO POR DEFINIÇÃO A vida moderna aprisiona o homem numa rotina enervante. Vida moderna é aquela que o indivíduo é dependente dos compromissos assumidos e do tempo exíguo para cumpri-los, não tendo tempo para cuidar de si próprio. Tudo isso levará a um cotidiano irritante, que é aquele que lhe tira a força física e moral, sufocando- o.

6 DESENVOLVIMENTO POR COMPARAÇÃO A vida moderna aprisiona o homem numa rotina enervante. Se compararmos o homem urbano e o rural, veremos diferenças discrepantes. Enquanto o primeiro tem uma profunda dependência do relógio e até sofre seqüelas físicas por isso (stress), o segundo consegue manter um padrão de vida mais equilibrado, preservando melhor sua saúde física e mental.

7 DESENVOLVIMENTO POR CITAÇÃO A vida moderna aprisiona o homem numa rotina enervante. Faz- se dele uma mera máquina de produção, em que há horários e normas, metas e ordens a seguir, levando-o a um total esgotamento nervoso, pois considera-se a peça da máquina e não um homem, o número e não o nome, como lembra, o sociólogo, Max Weber: “...na sociedade capitalista o homem estabelece relações através de sua capacidade produtiva, onde ele se configura como uma mera engrenagem de um sistema maior do que ele mesmo”.

8 DESENVOLVIMENTO POR ENUMERAÇÃO A vida moderna aprisiona o homem numa rotina enervante. Este fato se dá por três fatores principais: o primeiro fator refere-se à pressão capitalista que faz com que o homem incessantemente lute para aumentar seu poder aquisitivo. Um segundo fator diz respeito ao ritmo acelerado que transcende muitas vezes a capacidade individual dos homens e, o último fator está ligado às situações conflituosas que atingem os homens, pois todos são concorrentes, inimigos, destruindo as relações solidárias. Assim, a vida moderna funciona como um verdadeiro detonador do stress.

9 DESENVOLVIMENTO POR EXEMPLIFICAÇÃO A vida moderna aprisiona o homem numa rotina enervante. Se tomarmos como exemplo ilustrativo desta informação um trabalhador comum, tal como um gerente de vendas, nota-se que eles se submetem a jornadas longas de trabalho, sofrem pressões de superiores e subordinados, muitas vezes dedicam pouco tempo à família e ao lazer, numa clara demonstração de como o homem se envolve querendo ou não, com uma rotina bastante perturbadora

10 DESENVOLVIMENTO POR DADOS ESTATÍSTICOS A vida moderna aprisiona o homem numa rotina enervante e, reportagens recentes em periódicos de importância nacional têm tematizado tal questão. Recente pesquisa da Datafolha, publicada na Folha de São Paulo, comprova que 80% das doenças registradas em hospitais têm origem psicossomática, ou seja, são doenças originadas por problemas emocionais. Segundo os médicos entrevistados, tais problemas advêm freqüentemente de conflitos cotidianos na família e no trabalho: excesso de horas de trabalho, brigas conjugais, preocupação com finanças, o que comprova o quanto a vida moderna tem afetado o sistema nervoso do homem.

11 DESENVOLVIMENTO POR CAUSA-CONSEQUÊNCIA A vida moderna aprisiona o homem numa rotina enervante. Os horários rígidos, a preocupação financeira, a falta de tempo, a violência e a rapidez com que se processam os fatos são marcas da vida atual. Isso tudo gera no homem ansiedade, fadiga física e, sobretudo, o stress que, não raro, acaba implicando outras formas de doenças físicas (dores de cabeça, problemas estomacais, renais, etc.)


Carregar ppt "ESTRUTRA DO PARÁGRAFO PROF: Débora. DIVISÃO 1. Opinião ou tópico frasal = introdução do parágrafo, idéia que notará a construção do desenvolvimento 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google