A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didactica de Ensino Técnico 1 A Didáctica de Ensino Técnico Por Jacinto Costa, MEd CONCEITOS BÁSICOS E RELAÇÃO ENTRE ELES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didactica de Ensino Técnico 1 A Didáctica de Ensino Técnico Por Jacinto Costa, MEd CONCEITOS BÁSICOS E RELAÇÃO ENTRE ELES."— Transcrição da apresentação:

1 Didactica de Ensino Técnico 1 A Didáctica de Ensino Técnico Por Jacinto Costa, MEd CONCEITOS BÁSICOS E RELAÇÃO ENTRE ELES

2 DIDÁCTICA: Aspectos conceituais: fundamentos, trajetória e tendências trajetória e tendências Qual sua contribuição para a formação do professor? 2 Didactica de Ensino Técnico Aula -01

3 Um olhar à A DIDÁCTICA O que é Didática? De que assuntos ela trata? Para que serve? Qual sua contribuição para a formação do professor? 3 Didactica de Ensino Técnico

4 4 A palavra foi empregue pela primeira vez por Ratke em seu livro – “Principais Afprismas didácticos” em 1629. Conceito inicial - Arte de ensinar (dependente da maneira/ jeito, da intuição de quem ensina – advem da empatia do professor face a sua sensibilidade ) Posteriormente- Ciência e arte de ensinar (prestando-se as pesquisas referentes como melhor ensinar. Sentido Amplo - Procedimentos que levem o educando a aprender Sentido Pedagágico - Procedimentos que visam formar cidadãos competentes DIDÁCTICA

5 O termo Didáctica foi sendo abordado a partir de diferentes concepções ao longo do tempo: O dicionário Aurélio define o verbete “Didáctica” como a técnica de dirigir e orientar a aprendizagem; No decorrer do tempo, segundo Amélia Domingues de Castro, a Didáctica “passou a reunir os conhecimentos que cada época valoriza sobre o processo de ensinar.” Para Vera Maria Candau, a Didáctica pode ser entendida como “ reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica.” 5 Didactica de Ensino Técnico

6 DIDÁCTICA É a disciplina que vai direcionar seu enfoque para a educação investigando os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. (LIBÂNEO,1991) 6 Didactica de Ensino Técnico

7 A QUE CAMPO DO CONHECIMENTO PERTENCE A DIDÁCTICA? A Pedagogia é a ciência que se dedica ao estudo da educação, investigando a natureza de suas finalidades numa determinada sociedade. Seu campo de ação é bastante amplo. A Didáctica é um dos ramos de estudos da Pedagogia. É uma disciplina fundamental nos cursos de formação de professores. 7 Didactica de Ensino Técnico

8 Estão presentes no estudo da Didáctica: Várias áreas do conhecimento que pesquisam o desenvolvimento humano como: Filosofia, Sociologia, Psicologia, Antropologia, História, Política, Estatística, Biologia, Teorias da Comunicação, entre outras; 8 Didactica de Ensino Técnico

9 9 Didática Geral Didática especial ou metodológica Ciências que favorecem o entendimento da didática e a construção dos seus fundamentos e aplicações. Divisão da didática na educação

10 Didactica de Ensino Técnico 10 EDUCAÇÃO: acto ou efeito de educar, processo de desenvolvimento das pessoas; PEDAGOGIA: teoria e ciência da educação e do ensino, conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático. ENSINO: Transmissão de conhecimentos, informações ou esclarecimentos úteis e indispensáveis à educação ou fim determinado. Alguns conceitos da base da Didáctica:

11 Por APRENDIZAGEM entendemos o desenvolvimento da pessoa como um todo: - inteligência, afetividade; - padrões de comportamento moral, - relacionamento com a família, amigos cidade, país, - a comunidade; - desenvolvimento da coordenação motora, capacidades artísticas, comunicação. 11 Didactica de Ensino Técnico APRENDIZAGEM: Processo pelo qual o indivíduo aprende algo tanto teórico como prático, e de acordo com suas necessidades.

12 DIDÁCTICA COMO REFLEXÃO SISTEMÁTICA A Didática como reflexão sistemática é o estudo das teorias de ensino e de aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola, bem como dos resultados obtidos; Deve aplicar os conhecimentos que produz, para resolver problemas e questões que surgem no dia-a-dia da escola e do espaço de aula; Comportamentos do aprendiz e mestre. 12 Didactica de Ensino Técnico

13 Mais questões... Como a criança e o adolescente aprendem; Como é a atividade do professor em aula; Como os alunos de uma turma se relacionam entre si e com o professor; Como o professor ajuda os alunos a aprenderem; Qual a influência dos governos e da sociedade sobre a escola; Como organizar o currículo de uma escola; Como desenvolver a capacitação de professores; Como motivar os alunos; Como fazer um processo de avaliação mais justo e coerente, etc. 13 Didactica de Ensino Técnico

14 As teorias se apresentam válidas enquanto solucionam problemas da prática pedagógica. Caso contrário, a própria realidade questiona a teoria exigindo novos aprofundamentos, pesquisas e estudos. As teorias educacionais se desenvolvem em confronto com a prática pedagógica. 14 Didactica de Ensino Técnico

15 DIDÁCTICA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM Interessa à Didáctica tudo o que o aluno aprende na relação com o professor e com o grupo-classe, bem como o processo de aprendizagem através do qual isso ocorre. 15 Didactica de Ensino Técnico Quais as características do processo da aprendizagem?

16 Didactica de Ensino Técnico 16 o Processo dinâmico o Processo contínuo o Processo global o Processo pessoal o Processo gradativo o Processo cumulativo Características do processo da aprendizagem

17 A MULTIDIMENSIONALIDADE DA DIDÁCTICA O objeto de estudo da didática é o processo de ensino-aprendizagem. Para ser adequadamente compreendido, ele precisa ser analisado de tal modo que articule consistentemente as dimensões humana, técnica e político-social. 17 Didactica de Ensino Técnico

18 DIMENSÃO HUMANA Ensino-aprendizagem é um processo em que está sempre presente, de forma direta ou indireta, o relacionamento humano. O processo de aprendizagem se realiza através do relacionamento interpessoal muito forte entre: alunos e professores, alunos e alunos, professores e professores; enfim: entre alunos, professores e direção. O componente afetivo é fator essencial nesse processo. 18 Didactica de Ensino Técnico

19 DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL A prática educativa não é um processo neutro; Todo o processo de ensino-aprendizagem é "situado". Acontece num local determinado, numa certa época histórica. Acontece numa cultura específica, trata com pessoas concretas que têm uma posição de classe definida na organização social em que vivem. 19 Didactica de Ensino Técnico

20 Segue orientações e diretrizes de profissionais da Educação e das políticas governamentais. Políticas Governamentais: têm uma influência muito grande através da legislação e normas que afetam a escola. Grande parte dos estabelecimentos de ensino básico está diretamente subordinada ao Estado. 20 Didactica de Ensino Técnico DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL (cont)

21 DIMENSÃO TÉCNICA Interessa a esse processo que os alunos consigam aprender bem o que se propõe, através da organização de condições apropriadas. Aspectos como definição de objetivos, seleção de conteúdos, técnicas e recursos de ensino, organização do processo de avaliação e escolha de técnicas avaliativas, planejamento de curso e de aulas constitui o núcleo da dimensão técnica do processo de aprendizagem. 21 Didactica de Ensino Técnico

22 Em nosso trabalho docente somos frequentemente assaltados por uma série de dúvidas... Como fazer com que os alunos se interessem pela matéria? Como motivar os alunos para que eles estudem? Como resolver os casos dos alunos indisciplinados ou descontentes? Como despertar e manter sua atenção? Como avaliar os alunos? Como nos comunicar para que eles nos entendam? O que fazer para que aprendam? Como preparar bem uma aula? 22 Didactica de Ensino Técnico

23 COMO A DIDÁCTICA PODE AJUDAR O PEA? Colocando ao alcance do professor as pesquisas e os conhecimentos produzidos. Incentivando os professores a pesquisarem sobre novos problemas que afetam sua atividade. Criando oportunidades para os professores trocarem entre si e com especialistas suas experiências sucessos ou fracassos 23 Didactica de Ensino Técnico

24 A articulação entre as três dimensões é o centro configurador da concepção do processo de ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva de uma “multidimensionalidade” que articula organicamente, as diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem é que se propõe que a Didática se situe. 24 Didactica de Ensino Técnico

25 Bibliografia: AZEVEDO, Aldina Pereira. Treinamento de professores. Tarefas metódicas. Estágio Supervisionado. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, (1979). HUB, W. P. Didáctica de Ensino Técnico Springer Editor.(2000) MASETTO, Marcos. Didática a Aula como Centro – Ed. F.T.D. – São Paulo, 1997. PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Léopold; ALTET, Marguerite e CHARLIER, Évelyne (orgs). Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências?. 2.ed. Porto Alegre, Artmed, 2001. 25 Didactica de Ensino Técnico


Carregar ppt "Didactica de Ensino Técnico 1 A Didáctica de Ensino Técnico Por Jacinto Costa, MEd CONCEITOS BÁSICOS E RELAÇÃO ENTRE ELES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google