A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Saúde do corpo Saúde e alimentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Saúde do corpo Saúde e alimentação."— Transcrição da apresentação:

1 A Saúde do corpo Saúde e alimentação

2 HIGIENE ALIMENTAR A tua alimentação é muito importante para o teu crescimento e bem-estar. Comer bem não é comer muito. A alimentação deve ser variada. Deves comer devagar, mastigar bem os alimentos e fazeres as refeições a horas certas

3 Normas de higiene alimentar
Nas refeições, devemos comer alimentos variados. E, muito importante: devemos comer só o que for preciso.

4 Devemos comer poucos doces e chocolates
Devemos comer poucos doces e chocolates. Só devemos beber refrigerantes de vez em quando.

5 Devemos lavar muito bem os alimentos que comemos crus!

6 Roda dos alimentos Gorduras e óleos frutas Leite e derivados
Peixe, carne e ovos leguminosas Legumes e verduras Hidratos de carbono

7 Comer bem não é comer muito
Deves beber muito leite: O leite é um alimento completo. É rico em cálcio muito importante para os ossos e para os dentes.

8 É preciso comer carne, peixe e ovos
É preciso comer carne, peixe e ovos. A carne, o peixe e os ovos são necessários para construir o edifício que é o nosso corpo porque têm proteínas.

9 É preciso comer fruta e legumes
É preciso comer fruta e legumes. A fruta e os legumes têm substâncias importantes para a saúde. São as vitaminas!

10 Alimentação Saudável Uma alimentação saudável consiste numa alimentação completa, equilibrada e variada. Para se garantir uma alimentação saudável é muito importante seguir a roda dos alimentos, fazer pelo menos 5 refeições por dia e beber muita água diariamente.

11 Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.

12 Uma alimentação saudável na infância

13 A importância da Nem toda a água é boa para beber e cozinhar os alimentos.

14 A água potável é a água boa para beber e cozinhar os alimentos A água potável não tem cor, nem cheiro e tem um sabor agradável. A água é um bem que pode acabar e, por isso, não se pode desperdiçar.

15 Curiosidades Um ser Humano pode estar 40 dias sem comer, mas não pode estar 3 dias sem beber. ( Se não beberes água, reduzes a formação de urina, provocando desidratação e posterior morte das células e tecidos).

16 Prazos de validade dos alimentos

17 Pois é , os prazos de validade dos alimentos são muito importantes.
Deves estar sempre atento aos prazos de validade , pois se comeres um produto que o prazo de validade já tenha passado podes ficar doente . Por isso já sabes muita atenção aos prazos de validades !

18 Doenças Alimentares Atualmente, nos países desenvolvidos, o número de pessoas com excesso de peso tem aumentado muito, contrastando ainda mais com a magreza extrema das modelos, ideais de beleza no mundo da moda. Assim, têm aumentado as chamadas doenças alimentares tais como:

19 Anorexia O que é ? Perda progressiva de peso(emagrecimento) devido a não ingerir alimentos e a praticar excessivamente desporto e atividade física. O que a causa? Querer assemelhar-se ao corpo de modelos magras, baixa autoestima , problemas familiares e ate mesmo na escola.

20 Riscos para a saúde? Fadiga, cansaço, perda de energia, ausência de menstruação, infertilidade, queda de cabelo, insónia, anemia, paragem cardíaca e morte.

21 Bulimia O que é? Momentos de ingestão de grandes quantidades de alimentos num curto espaço de tempo, seguida de momentos de vómito do que comeu . E casos há que também praticam desporto excessivamente. O que a causa? Pressões para possuir um corpo magro e procura de perda de peso.

22 Riscos para a saúde? Os mesmos da anorexia, dores de estomago, perda de esmalte dentário, cáries, irritação crónica da garganta, úlceras, dilatação e rutura gástrica, anemia, paragem cardíaca e morte.

23 Obesidade O que é? Excesso de peso devido ao aumento de gordura no organismo. O que a causa? Se ingerires grandes quantidades de alimentos, muito calóricos e não tiveres qualquer tipo de atividade física que gaste essas calorias , ela acumula-se como gordura.

24 Riscos para a saúde? Diabetes, colesterol, doenças cardiovasculares…
Sabias que as crianças portuguesas estão entre as mais obesas da Europa...!

25 Para manteres a tua saúde deves:
Comer alimentos de origem animal, vegetal e mineral todos os dias. Mastigar bem e comer devagar. Repousar depois das refeições. Comer a horas certas. Evitar as guloseimas. Lavar as mãos antes das refeições e os dentes depois delas.

26 Sites e livros consultados
Porto editora Google imagens

27 Trabalho elaborado Por E Sara Santos Bernardo Nora


Carregar ppt "A Saúde do corpo Saúde e alimentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google