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As ações do ENEM na Escola ?. As ações do ENEM na Escola ?

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Apresentação em tema: "As ações do ENEM na Escola ?. As ações do ENEM na Escola ?"— Transcrição da apresentação:

1 As ações do ENEM na Escola ?

2 As ações do ENEM na Escola ?

3 Fundação Demócrito Rocha Simulado Teste Vocacional (área de conhecimento de acordo com o curso) Monitoria Elaboração de Item Barraca do ENEM Grupos de Estudos Portal Rumo a Universidade Primeiro Aprender, PPDT, PJF Mural do ENEM

4

5 NOVO ENEM 2009 HABILIDADES COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS Linguagens e Códigos (45) + Matemática (45) + Ciências da Natureza (45) + Ciências Humanas (45) + Redação

6 Ciências Humanas Competência leitora e interpretativa 1. Domínio da linguagem (competência leitora e interpretativa citada); 2. Compreender e interpretar fenômenos (ligação interdisciplinar entre as áreas de conhecimento do aprendizado em sala com a realidade do mundo que o cerca); 3. Interpretar corretamente o fato para chegar a uma decisão acertada a partir dos conhecimentos teóricos (e práticos) estudados; 4. Defender um ponto de vista com argumentos sólidos a partir da teoria apreendida como explicou o item 3; 5. Formular propostas para solucionar situações a partir do ponto de vista defendido na forma do item 4. Inferem em compreender as transformações técnicas e tecnológicas dos espaços geográficos como produtos das relações de poder socioeconômico e cultural entre sociedade e natureza. Eixos Cognitivos Competências

7 Relacionar as 4 áreas do conhecimento Leitura nas linhas ( claro) Entrelinhas (metáfora) Além das linhas (maior compreensão) Questões InterpretaçãoConhecimento

8 È apreender como se dá o movimento da história do Brasil e do mundo, como os povos se relacionam e como é a dinâmica da história em si, mais do que os fatos e datas. Da mesma forma, ao estudar a parte de geografia para o ENEM os fundamentos da geografia são os mais importantes. É importante compreender o movimento do homem no espaço e como o ambiente influencia o homem e vice versa. Ciências Humanas Dica

9 Identidade e Cultura Território O Estado e o Direito Evolução Tecnológica, Revolução Comportamental Cidadania e Democracia: O que estamos fazendo com a Terra?: Competências

10 História Brasil República 15 Idade Contemporânea 9 Idade Moderna 9 Brasil Colônia 7 Brasil Império 7 Era Vargas 3 Idade Antiga 2 Idade Média 2 História Política 2 Formação dos Estados Nacionais 1 História da América 1 Pré-história no Brasil 1 Historiografia 1 Geografia Meio Ambiente 11 Geopolítica 6 Geografia Econômica 5 Estrutura Fundiária 4 Questões Socioambientais 3 Migração 3 Energia 3 Clima 3 Geofísica 3 Modernização do Campo 3 Desenvolvimento Industrial 2

11 Humanidades Sociologia/Filosofia 9 Tecnologia de Informação 8 Cidadania 5 Movimentos Sociais 4 Democracia 2 Direitos humanos 2 Questão Indígena 2 Patrimônio histórico/cultural 1 Antropologia 1

12 Questão 23. No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais — como o Facebook e o Twitter — ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico. SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. IstoÉ Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado). Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes A) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes. B) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver. C) manter o distanciamento necessário à sua segurança. D) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores. E) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população. Os meios de comunicação interliga mundialmente a população, ou seja, ocorrem trocas de informação de forma muito rápida. Nesse ponto, podemos destacar como o principal desses meios, a internet e as redes sociais, que além de trazer informação, fazem o povo a refletir e até mudar sua ideia a um determinado assunto. Assim, como no texto mostra o exemplo do Vendedor de frutas, alguns agem formando conflitos para mudar o que acham errado, difundindo ideias revolucionárias que mobilizaram a população.

13 A análise da tabela permite identificar um intervalo de tempo no qual uma alteração na proporção de eleitores inscritos resultou de uma luta histórica de setores da sociedade brasileira. O intervalo de tempo e a conquista estão associados, respectivamente, em A) 1940-1950 — direito de voto para os ex-escravos. B) 1950-1960 — fim do voto secreto. C) 1960-1970 — direito de voto para as mulheres. D) 1970-1980 — fim do voto obrigatório. E) 1980-1996 — direito de voto para os analfabetos. Resolução Na década de 1980, fatos como o movimento das Diretas, o fim do regime militar e a promulgação da nova constituição (1988) política no Brasil tornou-se mais priorizada. Além disso, essa constituição considerou que todos os cidadãos teriam direito ao voto, assim como os Analfabetos. Portanto, o intervalo de tempo e a conquista estão associados, respectivamente, em 1980- 1996 — direito de voto para os analfabetos. Resposta E

14 Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima? A) O uso de trajes simples indica a rápida incorporação dos ex- escravos ao mundo do trabalho urbano. B) A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana. C) O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata. D) A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros. E) A adoção de roupas próprias para o trabalho doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social naquele contexto. Resolução A partir da análise da imagem, percebemos que o casal se trata de negros livres e uma característica para isso é o uso dos sapatos, uma vez que os escravos mantidos em cativeiros eram obrigados a andar descalços. Com isso, o aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado pelo uso de sapatos que é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata. Resposta C Foto de militão, São Paulo, 1879. ALENCASTRO, L. F. (org). História da vida privada no Brasil. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

15 O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto). FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo, 4 out. 2009 (adaptado). O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são: A) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas. B) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação. C) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente. D) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter. E) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas. Resolução Como no próprio texto diz, o brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, porém, esses comportamentos ideais geralmente não são cumpridos, ou seja, não há obrigação no seu cumprimento. O que possibilita dizer que há esse “distanciamento” entre reconhecer e cumprir. Outras respostas provocam também ambiguidade, como é o caso da C e D, que chegam bem próximas do resultado. Porém a resposta correta é a B, que mostra que esses comportamentos são parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação. Resposta B Filosofia

16 O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico- científicos da humanidade e as ”marchas-à-ré“ que a ”natureza“ nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas. GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado). O texto trata do aparato técnico-científico e suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento A) defina seus projetos a partir dos interesses coletivos. B) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela lógica do mercado. C) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza. D) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica. E) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza. Resolução Para resolver essa questão, basta interpretarmos a última frase do texto: “É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas.” Observe que nessa frase o texto nos informa que, de maneira mais coletiva seria possível orientar o aparato técnico-científico para finalidades melhores para a sociedade. Portanto, o texto propõe que o desenvolvimento técnico-científico defina seus projetos a partir dos interesses coletivos. Resposta A

17 a) interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos; b) identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações; c) analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social; d) comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas (relação entre cidadania e democracia) e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial; e) reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais, cluturais, políticos,econômicos ou ambientais, seus conflitos e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade no tempo e no espaço; f) analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização urbana e rural da produção; g) reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com os impactos ambientais provocados pela ação antrópica.


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