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PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.

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1 PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD

2 PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
IDENTIFICAÇÃO: Cursista: Angela Cristina Anselmo Haddad - Professora de Educação Física Escola Estadual Professora “Magali Valério”

3 PUBLICO ALVO: 1º anos A, B e C.

4 DURAÇÃO DO PROJETO: Mês de Abril, Maio e Junho.

5 JUSTIFICATIVA: É comum associarmos a infância ao brincar, como se brincar fosse uma consequência imediata dessa etapa da vida. Crianças brincam e, hoje sabemos, é saudável que o façam por inúmeros motivos. Vivemos um momento em que o brincar, tal como era concebido, tem sofrido transformações relacionadas às mudanças sociais. É durante as brincadeiras, que as crianças iniciam a vivencia do respeito aos companheiros, que a competição se alia à cooperação, que novos desafios são colocados e elas buscam superar a si próprias, pelo simples prazer proporcionado pela atividade lúdica.

6 As brincadeiras não só dão prazer às crianças, quanto é parte da cultura lúdica infantil e, utilizá-los é uma forma de resgatá-los. Podem servir como um recurso metodológico destinado a diagnosticar necessidades e interesses dos diferentes grupos de crianças e, também destinado a contribuir para o desenvolvimento da inteligência e de aprendizagens especifica (FRIEDMANN, 1996).

7 OBJETIVOS GERAIS: O projeto tem como objetivo o resgate do repertorio de brincadeiras tradicionais de nossa cultura, possibilitando que as crianças experimentem benefícios decorrentes do brincar. Brincadeiras estas que não necessitam de muitos materiais e que podem ser realizadas em qualquer ambiente, possibilitando sua realização nas aulas de Educação Física, no recreio e em casa.

8 OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Fazer com que as crianças aumentem o repertorio de brincadeiras infantis, participando de situações de socialização e aprendendo a brincar respeitando regras e limites.

9 CONTEÚDO:

10 CONHECENDO AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
Pesquisa com os familiares sobre as brincadeiras que eles brincavam quando eram crianças. Roda de conversa sobre as brincadeiras de hoje e de antigamente. Elaboração de listas de títulos das brincadeiras preferidas pelos alunos e de seus familiares. Elaboração de cartaz com as 10 brincadeiras preferidas pelos alunos e 10 das preferidas pelos familiares.

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12 PESQUISANDO AS BRINCADEIRAS
Assistir vídeos de brincadeiras de varias regiões do país. (youtube) Observação de algumas telas de pintores famosos (Candido Portinari e Pieter Brueghel). Os alunos em grupo (5 ou 6 alunos) irão escolher duas brincadeiras para brincar com os colegas da sala.

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14 REALIZAÇÃO DAS BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Brincar com as brincadeiras escolhidas pelos grupos. Ensinando a brincadeira para os colegas da turma. Ensinando a brincadeira para os colegas da outra turma.

15 COELHINHO SAI DA TOCA

16 TELEFONE SEM FIO

17 CABRA- CEGA

18 PULAR SELA OU PULA CARNIÇA

19 REGISTRO DAS BRINCADEIRAS:
O registro será feito através de desenhos, que que ficarão expostos no mural da escola e apresentados através de slide share.

20   ESTRATEGIAS: Pesquisa feita com familiares, sobre brincadeiras do tempo deles de criança feita através de formulário google docs;   Diálogos e relatos feitos pelos alunos e familiares; Confecção de cartazes;   Leitura de textos sobre brincadeiras tradicionais;   Atividades dirigidas;                                                                   Os alunos assistiram alguns vídeos (youtube) sobre brincadeiras de varias regiões do Brasil; Foram feitas pesquisas na internet sobre como se desenvolve algumas brincadeiras tradicionais; Foi apresentado para os alunos um power point com telas de Candido Portinari e Pieter Brueghel contendo pinturas sobre brincadeiras infantis; Recreações, jogos e brincadeiras.

21 RECURSOS: Bambolês Livros; Laboratório de informática; Internet;
Sulfite e lápis de cor; Power point; Slide share; Movie maker; Googledocs.

22 SOCIALIZAÇÃO: Proporcionar brincadeiras Tradicionais nas aulas de Educação Física. No final do projeto serão apresentadas em movie maker as brincadeiras realizadas pelas crianças.

23   MAPA CONCEITUAL:

24 CONSIDERAÇÕES FINAIS:
    Ter os jogos tradicionais como conteúdo nas aulas de educação física, favorece o desenvolvimento integral da criança, os mesmos podem ser um grande aliados no resgate da cultura popular nas escolas e vai proporcionar para a criança seu desenvolvimento integral, visto que, os mesmos possibilitam para quem brinca uma grande variedade de movimentos, e atuam no desenvolvimento de uma melhor consciência corporal, melhorando a motricidade, a cognição e ajuda na socialização. Suas contribuições vão além desses aspectos, por serem transmitidos de geração em geração os jogos tradicionais tem características de anonimato, fazendo parte da cultura lúdica infantil. Resgatar esses jogos dentro da escola é propiciar o resgate de nossa cultura popular.

25 BIBLIOGRAFIA: DAÓLIO, J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004. FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo, 2006. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1a a 4a série. Brasília: SEF/MEC, 1997, v.7. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Livro de texto do aluno Projeto ”Ler e Escrever” Jogos e brincadeiras.


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