Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMadalena Rodrigues Fialho Alterado mais de 8 anos atrás
1
A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini
2
DEFINIÇÃO transgênicos são organismos geneticamente modificados (OGMs), que receberam um ou mais genes de outros seres vivos através da engenharia genética, para apresentar novas características; Assim, um vegetal, por exemplo, pode se tornar mais resistente a pragas, secas, doenças, agrotóxicos ou tornar- se ainda mais nutritivo.
3
Não existe consenso na comunidade científica sobre a segurança dos transgênicos para a saúde humana e o meio ambiente.
4
Pesquisa: milho transgênico causa câncer em ratos
5
"Os resultados revelam uma mortalidade muito mais rápida e importante durante o consumo dos produtos", afirmou Seralini (cientista coordenador do estudo). "O primeiro rato macho alimentado com OGM morreu um ano antes do rato indicador (que não se alimenta com OGM). A primeira fêmea oito meses antes. No 17º mês foram observados cinco vezes mais machos mortos alimentados com milho OGM“.
6
CONSEQUÊNCIAS (visão do Greenpeace) perda ou alteração do patrimônio genético da fauna e da flora; aumento do uso de agrotóxicos; os agricultores se tornam reféns de poucas empresas detentoras da tecnologia (perda da autonomia); risco a saúde de agricultores e de consumidores; pagamento de royalties (compensação financeira pelo uso do produto transgênico) às empresas detentoras de tecnologia (lei brasileira: 20 anos).
7
O aumento do uso de agrotóxicos Por serem resistentes a agrotóxicos, ou possuírem propriedades inseticidas, o uso contínuo de sementes transgênicas leva à resistência de ervas daninhas e insetos, o que por sua vez leva o agricultor a aumentar a dose de agrotóxicos ano a ano.
8
O aumento do uso de agrotóxicos no Brasil
12
Transgênicos no Brasil Quase 100% dos alimentos processados e bebidas no país contêm pelo menos um ingrediente derivado de soja ou milho, que podem ser transgênicos, ou mesmo de microrganismos geneticamente modificados.
13
HISTÓRICO HISTÓRICO (Brasil) Os transgênicos chegaram clandestinamente ao Brasil nos anos 90; 1995: medida provisória autoriza a comercialização dos produtos; 1998: ação judicial movida pelo IDEC leva à proibição da comercialização de transgênicos; 2003: medida provisória autoriza a venda dos produtos, confirmada com a Lei de Biossegurança (11.105/05) – CNTbio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança).
14
Área plantada com transgênicos no mundo (em milhões de hectares - 2014)
16
A perda da biodiversidade o uso de transgênicos representa um alto risco de perda de biodiversidade, tanto pelo aumento no uso de agroquímicos (que tem efeitos sobre a vida no solo e ao redor das lavouras, nos rios e na atmosfera), quanto pela contaminação de sementes naturais por transgênicas; Obs.: o Brasil se tornou o maior consumidor mundial de agrotóxicos em 2008;
17
ROTULAGEM DOS PRODUTOS 2003: publicação do decreto de rotulagem (4680/2003), que obrigou empresas da área da alimentação, produtores, e quem mais trabalha com venda de alimentos, a identificarem, com um “T” preto, sobre um triangulo amarelo, o alimento com mais de 1% de matéria- prima transgênica.
18
O fim da rotulagem 28/04/15: a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que dispensa as indústrias de informarem no rótulo se o produto comercializado tem origem transgênica (320 votos favoráveis contra 135 contrários).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.