A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini."— Transcrição da apresentação:

1 A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini

2 DEFINIÇÃO  transgênicos são organismos geneticamente modificados (OGMs), que receberam um ou mais genes de outros seres vivos através da engenharia genética, para apresentar novas características;  Assim, um vegetal, por exemplo, pode se tornar mais resistente a pragas, secas, doenças, agrotóxicos ou tornar- se ainda mais nutritivo.

3 Não existe consenso na comunidade científica sobre a segurança dos transgênicos para a saúde humana e o meio ambiente.

4 Pesquisa: milho transgênico causa câncer em ratos

5 "Os resultados revelam uma mortalidade muito mais rápida e importante durante o consumo dos produtos", afirmou Seralini (cientista coordenador do estudo). "O primeiro rato macho alimentado com OGM morreu um ano antes do rato indicador (que não se alimenta com OGM). A primeira fêmea oito meses antes. No 17º mês foram observados cinco vezes mais machos mortos alimentados com milho OGM“.

6 CONSEQUÊNCIAS (visão do Greenpeace)  perda ou alteração do patrimônio genético da fauna e da flora;  aumento do uso de agrotóxicos;  os agricultores se tornam reféns de poucas empresas detentoras da tecnologia (perda da autonomia);  risco a saúde de agricultores e de consumidores;  pagamento de royalties (compensação financeira pelo uso do produto transgênico) às empresas detentoras de tecnologia (lei brasileira: 20 anos).

7 O aumento do uso de agrotóxicos  Por serem resistentes a agrotóxicos, ou possuírem propriedades inseticidas, o uso contínuo de sementes transgênicas leva à resistência de ervas daninhas e insetos, o que por sua vez leva o agricultor a aumentar a dose de agrotóxicos ano a ano.

8 O aumento do uso de agrotóxicos no Brasil

9

10

11

12 Transgênicos no Brasil  Quase 100% dos alimentos processados e bebidas no país contêm pelo menos um ingrediente derivado de soja ou milho, que podem ser transgênicos, ou mesmo de microrganismos geneticamente modificados.

13 HISTÓRICO HISTÓRICO (Brasil)  Os transgênicos chegaram clandestinamente ao Brasil nos anos 90;  1995: medida provisória autoriza a comercialização dos produtos;  1998: ação judicial movida pelo IDEC leva à proibição da comercialização de transgênicos;  2003: medida provisória autoriza a venda dos produtos, confirmada com a Lei de Biossegurança (11.105/05) – CNTbio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança).

14 Área plantada com transgênicos no mundo (em milhões de hectares - 2014)

15

16 A perda da biodiversidade  o uso de transgênicos representa um alto risco de perda de biodiversidade, tanto pelo aumento no uso de agroquímicos (que tem efeitos sobre a vida no solo e ao redor das lavouras, nos rios e na atmosfera), quanto pela contaminação de sementes naturais por transgênicas; Obs.: o Brasil se tornou o maior consumidor mundial de agrotóxicos em 2008;

17 ROTULAGEM DOS PRODUTOS  2003: publicação do decreto de rotulagem (4680/2003), que obrigou empresas da área da alimentação, produtores, e quem mais trabalha com venda de alimentos, a identificarem, com um “T” preto, sobre um triangulo amarelo, o alimento com mais de 1% de matéria- prima transgênica.

18 O fim da rotulagem  28/04/15: a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que dispensa as indústrias de informarem no rótulo se o produto comercializado tem origem transgênica (320 votos favoráveis contra 135 contrários).

19


Carregar ppt "A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google