A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desde 1825 ao serviço do Ensino, Investigação e Assistência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desde 1825 ao serviço do Ensino, Investigação e Assistência."— Transcrição da apresentação:

1 Desde 1825 ao serviço do Ensino, Investigação e Assistência

2 História e tradição

3 A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto nasceu na sequência de duas outras instituições: a Real Escola de Cirurgia do Porto e a Escola Médico-Cirúrgica. D. João VI foi o responsável pela criação da Real Escola de Cirurgia do Porto, situada no Hospital da Misericórdia. Mais tarde, com D. Maria II, a Real Escola de Cirurgia do Porto converteu-se em Escola Médico- Cirúrgica, em 1836.

4 No ano de 1883, a Escola instalou-se num edifício próprio, junto ao Hospital de Sto. António. No ano de 1911, a Escola Médico- Cirúrgica elevou-se a Faculdade de Medicina do Porto. Finalmente, a faculdade mudou-se para a Asprela, passando a partilhar o espaço com o Hospital São João, que foi inaugurado em 1959.

5

6 A FMUP tem uma larga tradição de excelência no ensino médico. Daqui saíram grandes nomes da Medicina portuguesa, tais como Júlio Dinis, Abel Salazar e Ricardo Jorge.

7 Actualmente, a FMUP continua a demarcar-se pela qualidade dos seus membros, tanto dos seus professores e investigadores, como dos seus estudantes. Entre os professores desta instituição contam- se algumas das personalidades mais notáveis da Ciência em Portugal e, entre os estudantes que todos os anos escolhem a FMUP para cumprir o sonho de ser médico, estão os melhores alunos do país. Médias mínimas de acesso à FMUP :

8 Não é só a história desta casa que pesa no momento da decisão. Um dos pontos centrais da preferência dos jovens aspirantes a médicos pela FMUP tem que ver com a partilha de espaço com o Hospital de São João.

9

10 Os espaços da FMUP estão a crescer. Para melhorar as condições de ensino e de Investigação, este ano, arrancou a obra de um novo edifício. O custo total é de 13, 7 milhões. O edifício vai ter salas de aula, laboratórios e uma nova biblioteca, numa área total de 18.440 m2.

11 Sendo a FMUP e o Hospital S. João instituições siamesas, é neste grande hospital central que os estudantes que ingressam na FMUP contactam, desde cedo, com a realidade da profissão e se desenvolvem em pleno como médicos.

12

13 Investigação e Inovação

14 A FMUP é ainda a faculdade que mais ciência produz em Portugal. Todos os anos, centenas de artigos científicos assinados por investigadores da FMUP são publicados nas mais diversas revistas científicas internacionais.

15 Muitos dos resultados da nossa investigação são destacados pelos principais órgãos de comunicação social.

16

17

18 As nossas acções de abertura à comunidade também são tópico de notícia nos media…

19 …bem como as nossas comemorações…

20 …e o reconhecimento do nosso mérito e do mérito dos que trabalham connosco.

21 Esta faculdade mantém-se fiel à reputação de exigência que conquistou junto dos seus estudantes. É este rigor que está na base da excelência dos médicos que forma.

22 Fazendo jus à tradição da sua história, a FMUP é a única escola de Medicina portuguesa que mantém o ensino da Anatomia baseado na dissecção de cadáveres, um método de ensino inimitável que, para além de aprimorar as aptidões técnicas dos futuros médicos, os dota de maior sensibilidade e respeito pela vida e pela morte.

23

24 Ao mesmo tempo, a FMUP está na vanguarda da inovação e foi a primeira Faculdade nacional a criar um Centro de Simulação Biomédica, que permite aos estudantes treinarem vários cenários médicos com recurso a “robots” muito realistas.

25

26 Vida Cultural e Académica

27 Mas nem só de Medicina e Ciência se faz a FMUP. Esta instituição tem uma vida social, cultural e lúdica muito rica.

28

29

30 Exemplo disso é a existência de dois Museus (Museu de Anatomia e Museu da História da Medicina Maximiano Lemos)…

31

32 …as actividades promovidas pela Associação de Estudantes, que já conta 27 anos de existência, e a vitalidade do Grupo de Fados, da Tuna da FMUP e da Tuna Feminina da FMUP, e de outros grupos académicos que dão cor aos dias de estudante dos futuros médicos.

33

34 www.med.up.pt


Carregar ppt "Desde 1825 ao serviço do Ensino, Investigação e Assistência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google