A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARA REGINA LEMES DE SORDI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARA REGINA LEMES DE SORDI"— Transcrição da apresentação:

1 MARA REGINA LEMES DE SORDI
Avaliação Institucional : um novo olhar para a Avaliação da Aprendizagem MARA REGINA LEMES DE SORDI CAMPINAS, 2009

2 Dilemas na avaliação A APRENDIZAGEM É EXPRESSÃO DO ESFORÇO DOS ALUNOS OU RESULTANTE DO TRABALHO PEDAGÓGICO? O PROFESSOR É O RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE DO ENSINO DA INSTITUIÇÃO OU APENAS UM DOS ATORES IMPLICADOS NA SAÚDE DO PROJETO PEDAGÓGICO ? A AVALIAÇÃO É ESTRATEGIA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO ENSINO OU INSTRUMENTO PARA CONTROLE DE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA?

3 AFINAL, O QUE PESA NA AVALIAÇÃO?

4 COMO OLHAR E AVALIAR A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM DO ALUNO?
COMO OLHAR E AVALIAR A QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE? COMO OLHAR E AVALIAR A QUALIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL?

5 OS MÚLTIPLOS SENTIDOS EM AÇÃO

6 A invisibilidade da Avaliação Institucional na Avaliação das Aprendizagens

7 Avaliação a serviço da qualidade social

8 O PROJETO PEDAGÓGICO E SEUS INDICADORES DE QUALIDADE
EXPRESSÃO DE ACORDO COLETIVO ( PACTO DE QUALIDADE NEGOCIADA) PROPOSTA CURRICULAR COERENTE E SINTONIZADA COM OS OBJETIVOS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS COM USO DE METODOLOGIAS ATVAS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM DIVERSIFICADOS NUMERO DE ALUNOS/CLASSE CONDIZENTE COM UMA PEDAGOGIA DIFERENCIADA AVALIAÇÃO FORMATIVA , PROCESSUAL E INCLUDENTE EXISTÊNCIA DE MECANISMOS DE RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NIVEL DE COMPROMETIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA

9 OS ATORES DA/NA PROPOSTA DA ESCOLA
QUALIFICAÇÃO DO QUADRO DE PROFISSIONAIS ATUANTE NA ESCOLA QUANTITATIVO DOS DIFERENTES SEGMENTOS NIVEL SOCIO-ECONÔMICO DE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS INDICADOR DE CAPITAL CULTURAL DOS SEGMENTOS JORNADA DE TRABALHO POLÍTICAS DE CAPACITAÇÃO EXISTENTES ESTABILIDADE DO QUADRO CLIMA INSTITUCIONAL

10 CLIMA INSTITUCIONAL INTENSIDADE DA PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NAS DECISÕES DA ESCOLA EXISTÊNCIA DE COLEGIADO ATUANTE ABERTURA AO DIÁLOGO E ESPAÇO PARA O CONTRADITÓRIO PROCESSOS RELACIONAIS ABERTOS E DEMOCRÁTICOS EXISTÊNCIA DE PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA SATISFAÇÃO SALARIAL CARGA DIDÁTICA DO PROFESSOR

11 PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA
MOMENTOS DE PARTICIPAÇÃO FORMAS DE PARTICIPAÇÃO COMPROMISSO DA FAMILIA COM A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E O SEU PROJETO PEDAGÓGICO

12 INFRA-ESTRUTURA ESTADO DE CONSERVACAO DA ESCOLA SEGURANÇA DA ESCOLA
LIMPEZA DOS ESPAÇOS DA ESCOLA NUMERO DE AFASTAMENTOS, FALTAS E LICENÇAS DE PROFESSORES SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA EXISTÊNCIA E USO DO ACERVO DA BIBLIOTECA LABORATORIOS E RECURSOS DE INFORMATICA ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA QUADRAS DE ESPORTE SALAS DE AULA ( VENTILAÇÃO, ILUMINAÇÃO )

13 EFICÁCIA DA PROPOSTA DA ESCOLA
EXISTÊNCIA DE PROCESSOS DE AUTO CONHECIMENTO INSTITUCIONAL IMAGEM POSITIVA DA ESCOLA ( ALTA EXPECTATIVA SOCIAL ) PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS NOS EXAMES EXTERNOS TAXAS DE EVASÃO REDUZIDAS COESÃO E ESPIRITO DE PERTENCIMENTO

14 AVALIAÇÃO SOB MEDIDA Avaliação INSTITUCIONAL REALIDADE EXISTENTE
DESEJADA (PACTO DE QUALIDADE NEGOCIADA) Avaliação

15

16 AVALIAR É NÃO FICAR INDIFERENTE
É CONHECER PARA AGIR É AGIR PARA APRIMORAR É APRIMORAR PARA TRANSFORMAR AS CONDIÇÕES CONCRETAS DOS ALUNOS, DA INSTITUIÇÃO , DA SOCIEDADE

17 OS INDIFERENTES Qualquer coisa que acontece não se deve ao acaso, à fatalidade, mas é obra inteligente dos concidadãos. Não há nesta ninguém à janela observando enquanto os poucos se sacrificam, abnegados no sacrifício; e tampouco há quem esteja entocaiado à janela e que pretenda usufruir o pouco bem que a atividade de poucos busca, e afogue a sua desilusão injuriando o sacrificado, o abnegado, porque não teve êxito na sua tentativa. Vivo, sou partigiano. Por isso odeio quem não parteggia, odeio os indiferentes. GRAMSCI

18 OBRIGADA!


Carregar ppt "MARA REGINA LEMES DE SORDI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google