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 Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por.

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2  Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por este;

3  Técnica simples que visa controle do processo, podendo ser usado de forma contínua para o gerenciamento das atividades de uma organização;

4  “Insere qualidade no produto final” (Suzuki, 2000);  “Caminho para se atingir a meta” (Campos, 1996);

5  “Não existe metodologia PDCA sem definição de uma meta a ser atingida”;  “Valioso método de controle e melhoria dos processos organizacionais, que para ser eficaz deve estar disseminado e dominado conceitualmente e operacionalmente por todos os colaboradores da organização” (Souza e Mekbekian, 1993)

6  Os Japoneses modificaram o ciclo de Deming, transformando-o em Ciclo PDCA:  Método de controle de processos;  Para melhoria da qualidade;  Visa minimizar ou até mesmo eliminar os problemas numa organização.

7 - Método gerencial de tomada de decisão; - Visa resultados de excelente padrão para TODOS os que, direta ou indiretamente, tomam parte nas decisões ou resultados da organização;

8  Baseia-se no princípio de que é necessário entender totalmente um processo, antes que se possa promover seu aprimoramento ou adoção;

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10  Nesta etapa são definidas: - Metas que se deseja atingir, geralmente anuais; - As metas devem elevar pontos importantes como as tendências de mercado, os fornecedores, a situação política do país e do mundo (SWOT – atual situação do país, o quê você tem em seu processo como ponto forte ou fraco?)

11  Após definidas as metas, deve-se buscar os meios e os procedimentos para alcançá-las.

12  Aqui todos os envolvidos com as ações são treinados nos procedimentos;  Tais procedimentos têm como base as metas estabelecidas,  Os envolvidos realizam as atividades e colhem dados, para a fase de verificação.  FASE DE IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO

13 - Etapa puramente gerencial; - Verifica se ações executadas estão de acordo com as metas estabelecidas; - Dados utilizados: Aqueles coletados na etapa anterior, que são analisados e comparados com o planejado (fase planejar) - Utilização das ferramentas da qualidade.

14  Atuação corretiva, ou seja, caso a operação realizada não esteja de acordo com o planejado, deve-se atuar corretivamente através de planos de ação para a correção de rumo visando a meta estabelecida;

15  A melhoria contínua é feita a partir do momento em que as metas estabelecidas são atingidas;  Volta-se à fase planejar e revisar as metas já atingidas traçando novos desafios, procedimentos, etc.

16 PDCAFluxogramaFaseObjetivo 1Identificação do Problema Definir claramente o problema e reconhecer sua importância P2ObservaçãoInvestigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sistêmica 3AnáliseDescobrir as causas fundamentais 4Plano de AçãoConceber um plano para bloquear as causas fundamentais D5AçãoBloquear as causas fundamentais

17 PDCAFluxogramaFaseObjetivo C6VerificaçãoVerificar se o bloqueio foi efetivo ?(Bloqueio foi efetivo) A7PadronizaçãoPrevinir contra o reaparecimento do problema 8ConclusãoRecapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro

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20  PDCA pode ser utilizado em qualquer processo;  Relacionamento Causa-Efeito:  Sempre que algo ocorre (fim, efeito, resultado) existe sempre um conjunto de causas (meios) que podem ter influenciado”.

21  Estabelecer diretriz de controle (Planejamento)  Objetivos e metas;  Método.

22  Manutenção do nível de controle  Atuar no resultado;  Atuar na causa.

23  Alteração da diretriz de controle (Melhorias)

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25  Melhoria de resultados Processo não repetitivo; Meta com valor definido; Procedimentos próprios para alcançar meta; Ênfase na chefia; Descrito pelo “Método de solução do problemas”

26  Manter resultados Processo repetitivo; Meta com faixa variável de valores; Métodos com procedimento-padrão; Ênfase no operador

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28  Imagem Institucional  Necessidades dos Cidadãos e demais elos de legitimação;  Clima Organizacional;  Variáveis Internas;  Variáveis Externas

29  São construções projetadas a partir de situações presentes (Diagnóstico Estratégico), desenvolvidas através da análise de: - Tendências político-legais; - Econômico-financeiras; - Tecnológicas; - Sócio-ambientais; - Geográficas ou culturais; - Que permitirão facilitar a decisão em situações de incertezas.

30  Projeção Estratégica: Cenários, em princípio, sem grandes surpresas, pela projeção estratégica das variáveis estudadas conforme parece que vai acontecer;  Prospectiva Estratégica: Cenários alternativos, busca pelas “sementes de futuro” que levam a situações à frente de nosso tempo diversas do esperado (projeção de população daqui a 50 anos, de acordo com variáveis como expectativa de vida, taxas de natalidade, novos fatos, etc)

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32  Objetivos: Refletem-se na determinação e qualificação de todas as situações a atingir, definidas de acordo com as necessidades;  Metas: São os desdobramentos dos objetivos; Podem ser refletidos em números a serem atingidos para que os objetivos possam ser alcançados

33  São os alvos que se procura atingir. Devem sempre, ser devidamente aprazadas e quantificadas;

34 METAS SMART  S - Específica  M - Mensurável  A - Atingível  R - Realizável  T - Temporal

35  Definição de ser da organização;  Norte da organização;  Porque ela existe;  Que tipos de atividades poderá exercer no futuro, para superar as expectativas do cliente e suas necessidades;

36  Decisão institucional;  Declaração do futuro desejado;  Fixação de limites à ação empresarial;  As estratégias devem refletir todos os grandes negócios da instituição

37  Desdobramentos de estratégias já definidas, constituindo-se em:  Regras  Diretrizes  Parâmetros  Orientações que buscam encaminhar a tomada de decisão pelo gestor do processo  Coordenadas à estratégia estabelecida e orientam a gestão para obtenção dos objetivos e metas

38  Sequência de atividades que permitem a melhor relação recursos utilizados-benefícios auferidos, tendo seu escopo definido com base em todas as variáveis até então aferidas no planejamento estratégico;  Metodologia utilizada na definição de métodos deverá estar presente em todos os processos de trabalho da instituição

39  Divulgação ampla dos novos padrões na empresa;  Reeducação e treinamento dos funcionários;  Comunicação deve ser clara, expondo razões das mudanças;  Os padrões devem ser acompanhados regularmente.

40  Identifique as etapas de um processo TOTALMENTE entendido pela equipe;  Determinem objetivos de melhoria para este processo;  Traduza os objetivos em metas, números, dados;  Quais seriam os possíveis problemas a serem controlados nesta proposição de melhoria?  Como poderiam ser controlados?


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