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PublicouVitória das Neves Fernandes Alterado mais de 8 anos atrás
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Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por este;
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Técnica simples que visa controle do processo, podendo ser usado de forma contínua para o gerenciamento das atividades de uma organização;
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“Insere qualidade no produto final” (Suzuki, 2000); “Caminho para se atingir a meta” (Campos, 1996);
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“Não existe metodologia PDCA sem definição de uma meta a ser atingida”; “Valioso método de controle e melhoria dos processos organizacionais, que para ser eficaz deve estar disseminado e dominado conceitualmente e operacionalmente por todos os colaboradores da organização” (Souza e Mekbekian, 1993)
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Os Japoneses modificaram o ciclo de Deming, transformando-o em Ciclo PDCA: Método de controle de processos; Para melhoria da qualidade; Visa minimizar ou até mesmo eliminar os problemas numa organização.
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- Método gerencial de tomada de decisão; - Visa resultados de excelente padrão para TODOS os que, direta ou indiretamente, tomam parte nas decisões ou resultados da organização;
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Baseia-se no princípio de que é necessário entender totalmente um processo, antes que se possa promover seu aprimoramento ou adoção;
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Nesta etapa são definidas: - Metas que se deseja atingir, geralmente anuais; - As metas devem elevar pontos importantes como as tendências de mercado, os fornecedores, a situação política do país e do mundo (SWOT – atual situação do país, o quê você tem em seu processo como ponto forte ou fraco?)
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Após definidas as metas, deve-se buscar os meios e os procedimentos para alcançá-las.
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Aqui todos os envolvidos com as ações são treinados nos procedimentos; Tais procedimentos têm como base as metas estabelecidas, Os envolvidos realizam as atividades e colhem dados, para a fase de verificação. FASE DE IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO
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- Etapa puramente gerencial; - Verifica se ações executadas estão de acordo com as metas estabelecidas; - Dados utilizados: Aqueles coletados na etapa anterior, que são analisados e comparados com o planejado (fase planejar) - Utilização das ferramentas da qualidade.
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Atuação corretiva, ou seja, caso a operação realizada não esteja de acordo com o planejado, deve-se atuar corretivamente através de planos de ação para a correção de rumo visando a meta estabelecida;
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A melhoria contínua é feita a partir do momento em que as metas estabelecidas são atingidas; Volta-se à fase planejar e revisar as metas já atingidas traçando novos desafios, procedimentos, etc.
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PDCAFluxogramaFaseObjetivo 1Identificação do Problema Definir claramente o problema e reconhecer sua importância P2ObservaçãoInvestigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sistêmica 3AnáliseDescobrir as causas fundamentais 4Plano de AçãoConceber um plano para bloquear as causas fundamentais D5AçãoBloquear as causas fundamentais
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PDCAFluxogramaFaseObjetivo C6VerificaçãoVerificar se o bloqueio foi efetivo ?(Bloqueio foi efetivo) A7PadronizaçãoPrevinir contra o reaparecimento do problema 8ConclusãoRecapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro
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PDCA pode ser utilizado em qualquer processo; Relacionamento Causa-Efeito: Sempre que algo ocorre (fim, efeito, resultado) existe sempre um conjunto de causas (meios) que podem ter influenciado”.
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Estabelecer diretriz de controle (Planejamento) Objetivos e metas; Método.
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Manutenção do nível de controle Atuar no resultado; Atuar na causa.
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Alteração da diretriz de controle (Melhorias)
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Melhoria de resultados Processo não repetitivo; Meta com valor definido; Procedimentos próprios para alcançar meta; Ênfase na chefia; Descrito pelo “Método de solução do problemas”
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Manter resultados Processo repetitivo; Meta com faixa variável de valores; Métodos com procedimento-padrão; Ênfase no operador
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Imagem Institucional Necessidades dos Cidadãos e demais elos de legitimação; Clima Organizacional; Variáveis Internas; Variáveis Externas
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São construções projetadas a partir de situações presentes (Diagnóstico Estratégico), desenvolvidas através da análise de: - Tendências político-legais; - Econômico-financeiras; - Tecnológicas; - Sócio-ambientais; - Geográficas ou culturais; - Que permitirão facilitar a decisão em situações de incertezas.
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Projeção Estratégica: Cenários, em princípio, sem grandes surpresas, pela projeção estratégica das variáveis estudadas conforme parece que vai acontecer; Prospectiva Estratégica: Cenários alternativos, busca pelas “sementes de futuro” que levam a situações à frente de nosso tempo diversas do esperado (projeção de população daqui a 50 anos, de acordo com variáveis como expectativa de vida, taxas de natalidade, novos fatos, etc)
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Objetivos: Refletem-se na determinação e qualificação de todas as situações a atingir, definidas de acordo com as necessidades; Metas: São os desdobramentos dos objetivos; Podem ser refletidos em números a serem atingidos para que os objetivos possam ser alcançados
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São os alvos que se procura atingir. Devem sempre, ser devidamente aprazadas e quantificadas;
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METAS SMART S - Específica M - Mensurável A - Atingível R - Realizável T - Temporal
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Definição de ser da organização; Norte da organização; Porque ela existe; Que tipos de atividades poderá exercer no futuro, para superar as expectativas do cliente e suas necessidades;
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Decisão institucional; Declaração do futuro desejado; Fixação de limites à ação empresarial; As estratégias devem refletir todos os grandes negócios da instituição
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Desdobramentos de estratégias já definidas, constituindo-se em: Regras Diretrizes Parâmetros Orientações que buscam encaminhar a tomada de decisão pelo gestor do processo Coordenadas à estratégia estabelecida e orientam a gestão para obtenção dos objetivos e metas
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Sequência de atividades que permitem a melhor relação recursos utilizados-benefícios auferidos, tendo seu escopo definido com base em todas as variáveis até então aferidas no planejamento estratégico; Metodologia utilizada na definição de métodos deverá estar presente em todos os processos de trabalho da instituição
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Divulgação ampla dos novos padrões na empresa; Reeducação e treinamento dos funcionários; Comunicação deve ser clara, expondo razões das mudanças; Os padrões devem ser acompanhados regularmente.
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Identifique as etapas de um processo TOTALMENTE entendido pela equipe; Determinem objetivos de melhoria para este processo; Traduza os objetivos em metas, números, dados; Quais seriam os possíveis problemas a serem controlados nesta proposição de melhoria? Como poderiam ser controlados?
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