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Faculdade Piaget PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Fisioterapia, Engenharia Ambiental, nutrição, ADM Disciplina: A Humanidade e o Futuro: Paradigmas.

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1 Faculdade Piaget PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Fisioterapia, Engenharia Ambiental, nutrição, ADM Disciplina: A Humanidade e o Futuro: Paradigmas Ecológico, Ético, Poiético e Direitos Humanos 2° sem/2014 Prof. Fabiano Roxo fabianoroxo@hotmail.com O estudante construa e potencie o terceiro pilar da compreensão temporal do mundo, das coisas e de si próprio: o futuro. E, consigo, o da própria Humanidade. Integrará, assim, as 3 instâncias fundamentais: passado, presente e futuro, o que lhe possibilitará construir a coerência do processo evolutivo, e, com ela, um sentido para a existência, a sua própria vida, o seu lugar no mundo, e na sociedade. Interrogar-se sobre os paradigmas emergentes que, potencialmente, mais poderão estruturar o pensamento e a ação neste novo milênio, e com incidência imediata no século XXI. Que “figura” de Humanidade delas decorre? Que tipo de educação a potencia e consolida?

2 A Humanidade e o Futuro: Paradigmas Ecológico, Ético, Poiético e Direitos Humanos A flecha do tempo e a pluralidade de futuros. Os paradigmas emergentes de uma nova compreensão do mundo, da sociedade, e da pessoa: Paradigma ecológico: A deriva e transferência da ciência ecológica ambiental a praticamente todas as áreas de saber e da ação – ecologia social, ecologia humana, ecologia dos saberes, ecologia das ideias, ecologia da ação, ecologia da saúde, ecologia da educação, ecologia da política. Paradigma ético: dada a situação

3 A Humanidade e o Futuro: Paradigmas Ecológico, Ético, Poiético e Direitos Humanos fundante que ganhou a tomada de consciência da “incerteza” enquanto ponto incontornável do conhecimento e da ação, emergiu com força a preocupação pelas consequências, nomeadamente de longo prazo, das ações humanas e consequente responsabilidade; daí o alargamento da perspectiva ética a praticamente todas as áreas de ação humana. Paradigma poiético: a dimensão da “criatividade” também se difundiu e alargou, a várias outras dimensões, a tal ponto que, no próximo futuro, é difícil conceber a sobrevivência humana – dos povos e pessoas – sem a integração da atitude e da prática do “criar” em todas as grandes áreas do saber e da ação

4 A Humanidade e o Futuro: Paradigmas Ecológico, Ético, Poiético e Direitos Humanos Direitos humanos: funciona já como paradigma diretor de um novo contrato social e político a caminho de uma humanidade diversa, mas una. Futuro da espécie, futuro do planeta: um novo contrato natural? Que futuro no espaço: humanizar o espaço? Novos territórios da cultura, pluralismo, e educação: um novo contrato cultural? A vida em sociedade e direitos do Homem: um novo contrato social? Novos territórios do saber: para uma democracia cognitiva? A Humanidade da Humanidade e identidade humana: Um novo contrato ético? Saberes – Chave para a educação do futuro. Para onde vamos? O Ser Humano perante o futuro do Universo.

5 Ao final da disciplina o aluno estará apto a: (Objetivos) Propiciar ao graduando a oportunidade de verificar o desenvolvimento humano na sociedade. Compreender o processo da evolução da humanidade.

6 Objetivos Elaborar atividades que estimulem o conhecimento científico a partir do conhecimento cotidiano. Analisar textos, livros didáticos, mídias e demais recursos que abordem a Filosofia.

7 Conteúdo Programático AULA I -Apresentação do Plano de Ensino e Aprendizagem 2. A flecha do tempo e a pluralidade de futuros 3. Os paradigmas emergentes de uma nova compreensão do mundo 4. Os paradigmas emergentes de uma nova compreensão do mundo, da sociedade, e da pessoa: Paradigma ecológico 5. A deriva e transferência da ciência ecológica ambiental a praticamente todas as áreas de saber e da ação 6. ecologia social, ecologia humana, ecologia dos saberes, ecologia das ideias, ecologia da ação, ecologia da saúde, ecologia da educação, ecologia da política 7. Paradigma ético: dada a situação fundante que ganhou a tomada de consciência da “incerteza” enquanto ponto incontornável do conhecimento e da ação

8 Conteúdo Programático 8. PROVA 9. Seminário de Pesquisa – grupos 10. Paradigma poiético: a dimensão da “criatividade” também se difundiu e alargou, a várias outras dimensões, a tal ponto que, no próximo futuro, é difícil conceber a sobrevivência humana 11. Direitos humanos: funciona já como paradigma diretor de um novo contrato social e político a caminho de uma humanidade diversa, mas una. Futuro da espécie

9 Conteúdo Programático 12. Definição do objeto de estudo – Metodologia e técnicas, entrevistas, questionários – Elaboração de um artigo científico – Humanidade 13. Futuro da espécie, futuro do planeta: um novo contrato natural? Que futuro no espaço: humanizar o espaço 14. Novos territórios da cultura, pluralismo, e educação: um novo contrato cultural? 15. A vida em sociedade e direitos do Homem: um novo contrato social?

10 Conteúdo Programático 16. Novos territórios do saber: para uma democracia cognitiva? A Humanidade da Humanidade 17. Revisão Geral 18. PROVA II TDE – TRABALHO DISCENTE EFETIVO

11 T.D.E. SEMINÁRIO DE PESQUISA Projeto aplicado envolvendo os principais tópicos da disciplina Bibliografia para desenvolvimento do TDE recomendada pelo Professor: Maturama Romensín, Humberto; Dávila Yáñez, Ximena. Habitar humano em seis ensaios de Biologia - Cultural, SP: Palas Athena, 2009. 1. Antropologia cultural e social 2. Evolução Humana 3. Psicologia existencial

12 Resenha RESENHA – grupo Seminário de Pesquisa I Eras Psíquicas da Humanidade (Maturana, 2009) Eras psíquicas da humanidade. Era psíquica arcaica. Era psíquica do apoderamento. (29 à 39) Era psíquica moderna. Era psíquica pós-moderna. Era psíquica pós-pós- moderna ( 45 à 53)

13 RESENHA – grupo Seminário de Pesquisa II Biologia do Tao ou o caminho do amar (59 à 71) O efêmero (71 à 83) III Leis sitêmicas e meta-sitêmicas (93 à 111) Leis sitêmicas básicas (113 à 147)

14 RESENHA – grupo Seminário de Pesquisa IV Reflexões sobre terapia e minhas conversas com Ximena Dávila sobre a liberação da dor cultural. (167 à 181) Reflexões desde nosso conversar (181 à 199) V Matriz Biológico-Cultural da existência humana e conversar liberador (205 à 219)

15 RESENHA – grupo Seminário de Pesquisa Conversar doloroso (V) ( 223 à 251) VI Autopoiese e sistemas dinâmicos fechados (259 à 269) A dificuldade (VI) (281 à 297)

16 Forma de Avaliação da Disciplina: A avaliação do desempenho é realizada de forma contínua a fim de diagnosticar o desenvolvimento do processo de aprendizagem por meio dos seguintes instrumentos em conformidade com as normas da IES: 1. Avaliação discursiva; 2. Avaliação objetiva; 3. Participação em sala de aula; 4. Avaliação Interdisciplinar. Forma de Avaliação da Disciplina:

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18 Procedimentos Metodológicos AULAS EXPOSITIVAS SEMINÁRIOS DEBATES DINÂMICAS DE GRUPO EXERCÍCIOS EM CLASSE ANÁLISE DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

19 Bibliografia Básica

20 Faculdade Paschoal Dantas Disciplina: Filosofia Prof. Fabiano Roxo fabianoroxo@hotmail.com

21 Daqui a cinco anos você estará bem próximo de ser a mesma pessoa que é hoje, exceto por duas coisas: os livros que ler e as pessoas de quem se aproximar. (Charles Jones)


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