A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSELHO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS - CAE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LORETO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSELHO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS - CAE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LORETO."— Transcrição da apresentação:

1 CONSELHO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS - CAE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LORETO

2 Este Conselho é de fundamental importância para o funcionamento de nossa Paróquia, sua ação pastoral e social. O seu trabalho é verdadeira pastoral porque sua ação garante a ação das demais pastorais. Portanto, ele está acima de todos os trabalhos da Comunidade.

3 O CAE é um serviço obrigatório (cân 537) e deve existir em todas as Dioceses, Paróquias e Comunidades. É dever do CAE estar a serviço do CPP e prover as suas necessidades de ordem econômica, administrativa e legislativa. Os membros do CAE são voluntários, escolhido pelo Pároco, e suas atividades são exercidas gratuitamente.

4 O patrimônio da Diocese em usufruto da Paróquia é administrado pelo CAE, do qual automaticamente e por força do próprio Direito, o Pároco é o Presidente(cân 532). O Pároco é o primeiro responsável pelos atos e fatos ocorridos na administração da Paróquia.

5 Os membros do CAE são obrigados a cumprir com seu encargo com a diligência de um bom pai de família, por isso devem: Velar para que os bens confiados a seus cuidados não venham, de modo algum, a perecer ou sofrer danos. Manter atualizada, mensalmente, a contabilidade junto a Diocese e Comunidade.

6 Os membros que compõem o CAE são: Presidente – sempre o Pároco Presidente executivo e um vice Secretário e um vice Tesoureiro e um vice E alguns conselheiros A nomeação dos membros do CAE será feita mediante provisão passada pela Cúria Diocesana.

7 O mandato e a posse dos membros do CAE serão dados pelo Pároco (cân 1279), preparando-os para seus encargos com um treinamento especifico e o conhecimento do Regimento Econômico. Competências:Presidente: zelar pelo correto exercício dos mandatos dos membros que compõem o CAE.

8 Convocar e presidir as reuniões ordinárias e extraordinárias do CAE. Supervisionar os serviços do CAE. Providenciar para que os documentos contábeis sejam enviados, em tempo hábil, à Diocese. Pode substabelecer direitos e deveres que são seus nas pessoas o Presidente Executivo e dos demais membros. Exerce, também, o poder de veto.

9 Presidente Executivo ou Coordenador Coordenar as atividades inerentes a seu cargo. Apoiar as pastorais juntamente com o CPP. Liberar verbas para fins pastorais. Conduzir a rotina administrativa e organizar rendas. Conservar os bens móveis e imóveis. Cuidar para que, no devido tempo, sejam feitas as prestações de contas.

10 Ao vive Presidente Executivo cabe substituir o Presidente Executivo nas suas faltas ou impedimentos. Ao vive Presidente Executivo cabe substituir o Presidente Executivo nas suas faltas ou impedimentos. Secretario: Secretario: Redigir as atas das reuniões do CAE e registrar os fatos mais importantes da Comunidade. Guardar bem os documentos e livros que estiverem sob os seus cuidados. Auxiliar na administração geral, juntamente com os demais membros.

11 Tesoureiro: Providenciar os pagamentos aprovados pelo CAE. Lançar no livro caixa todas as receitas e despesas, preenchendo o formulário próprio da Diocese. Elaborar, com o CAE e com o CPP, a previsão orçamentária das receitas e despesas. Tesoureiro ou Presidente executivo assinam os cheques juntamente com o Pároco. Tesoureiro ou Presidente executivo assinam os cheques juntamente com o Pároco.

12 Normas Gerais: Normas Gerais: Nenhuma Paróquia poderá subsistir sem ter sua renda. Por isso o CAE deverá empenhar-se no sentido de organizar os meios. As festas e promoções, de cunho religioso, que visam lucros materiais, devem ser condizentes com o espírito cristão.

13 Jesus mesmo preocupou-se em ter uma bolsa para a arrecadação de fundos para sua ação evangelizadora e depois da multiplicação dos pães, mandou recolher os pedaços para evitar qualquer desperdício. Jesus mesmo preocupou-se em ter uma bolsa para a arrecadação de fundos para sua ação evangelizadora e depois da multiplicação dos pães, mandou recolher os pedaços para evitar qualquer desperdício. Nós, hoje, da mesma forma, não podemos esquecer de que toda ação tem um custo. Por isso é necessário uma equipe de apoio ao Pároco. Nós, hoje, da mesma forma, não podemos esquecer de que toda ação tem um custo. Por isso é necessário uma equipe de apoio ao Pároco.

14 Não podemos parar porque temos despesas. Pelo contrário precisamos administrar melhor nossos recursos. Deus é o melhor administrador, certamente nos dará as luzes necessárias para bem administrar nossa Paróquia.

15 E que São José, ecônomo da Sagrada Família, nos abençoe a todos.


Carregar ppt "CONSELHO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS - CAE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LORETO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google