A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs."— Transcrição da apresentação:

1 15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs

2 15/04/2009 PROGRAMAÇÃO HorárioAssunto 9h Abertura 9h40 Estabelecimento das metas 2009 10h15 Intervalo 10h30 Apresentação de boas práticas dos estados 12h30 Almoço 14h Dinâmica de grupo 17h Encerramento

3 15/04/2009 OBJETIVOS DO WORKSHOP Divulgar e compartilhar as boas práticas de gestão, identificadas no ciclo 2008 do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs; Facilitar o intercambio e o aprendizado entre os gestores do prêmio;

4 15/04/2009 ACORDOS Manter o celular desligado (preferencialmente) ou na opção vibracall; Manter a Pontualidade; Deixar o crachá visível; Somente utilizar notebooks caso seja necessário para executar os exercícios; Ouvir as apresentações dos colegas com atenção;

5 15/04/2009 EXERCÍCIO 1 ESTABELECIMENTO DAS METAS 2009 30´

6 15/04/2009 MPE Brasil - Cenário 2005 Estados sem prêmio MPE (12) Estados com prêmio MPE (15) Estados em estruturação

7 15/04/2009 MPE Brasil - Cenário 2008 Estados sem prêmio MPE Estados com prêmio MPE Estados em estruturação

8 15/04/2009 MPE Brasil - Cenário 2009 (Proposta) Estados sem prêmio MPE Estados com prêmio MPE Estados em estruturação

9 15/04/2009 RESULTADOS (2009*) meta geral prevista Empresas inscritas Empresas auto-avaliadas

10 15/04/2009 Metas e número de empresas inscritas em 2008 20 ESTADOS ATINGIRAM AS METAS DE INSCRIÇÕES

11 15/04/2009 Metas e número de empresas candidatas em 2008 10 ESTADOS ATINGIRAM AS METAS DE CANDIDATURAS

12 15/04/2009 "AUMENTAR O NÚMERO DE EMPRESAS INSCRITAS NO MPE BRASIL PARA 100 MIL ATÉ 30/07/2010*". META GLOBAL (*) período que termina o processo de inscrição (no modelo nacional).

13 15/04/2009 Percentual de Crescimento Anual Média 34 % a.a

14 15/04/2009 Onde está o nosso público-alvo? (*) Quantidade de MPEs formais ativas no Brasil, segundo o relatório do Sebrae/SP 2006.

15 15/04/2009 PROPOSTA DE ATUAÇÃO 2009 Divulgação do Projeto para os Conselhos da FNQ e MBC – mobilização por meio das cadeias de fornecedores e clientes das empresas que compõem os conselhos Cadeia produtiva da Gerdau (mobilização de clientes e fornecedores) Articulação do Dr. Jorge com CNI Articulação do MBC com CNC e CNA Carta do Sebrae Nacional para Sebrae UFs Ação entre MBC e Sebrae Nacional para comunicação nacional do Projeto Participação do Dr. Jorge na primeira reunião do CDS Desenvolvimento de material institucional do projeto – Kit MPE Brasil – nova campanha 2009-2010

16 15/04/2009 PROPOSTA DE ATUAÇÃO 2009 Orientação e suporte aos gestores Foco na mobilização dos estados potenciais Melhoria no processo da etapa nacional Sistema de avaliação e reconhecimento aos gestores estaduais Continuidade dos trabalhos do Comitê Técnico Melhoria da capacitação de avaliadores Utilizar canais de comunicação do Sebrae Nacional Melhoria no sistema (software) Ampliação do sistema de auto-avaliação para os projetos finalísticos

17 15/04/2009 QUANTIDADE DE EMPRESAS AVALIADAS CUSTO POR INSCRIÇÃO Nº. MUNICÍPIOS ATENDIDOS Nº. EXAMINADORES VOLUNTÁRIOS QUANTIDADE DE EMPRESAS INSCRITAS MELHOR INDICADORES DE RESULTADOS (PRIORIZADOS)

18 15/04/2009 EXERCÍCIO Reunir em grupos por região Nordeste Norte Centro-oeste Sudeste Sul Preenchimento da planilha com as metas de inscrições e candidaturas por estado, utilizando como referência os materiais: Quantidade de MPEs formais ativas no Brasil Resultados dos anos anteriores Metas estabelecidas pelas Lideranças Consolidar as metas por região – entregar para Roberta

19 15/04/2009 RESULTADOS (2009*) meta geral prevista Empresas inscritas Empresas auto-avaliadas 2009: aumento de 30% de inscrições 2010: 100.000 empresas inscritas 2009: aumento de 46% de candidaturas 2010: 30.000 empresas candidatas

20 15/04/2009 INTERVALO 15´

21 15/04/2009 Apresentação de boas práticas dos estados 120´

22 15/04/2009 APRESENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS Metodologia: Seleção das boas práticas encaminhadas pelos estados; Cada estado terá 10 min de apresentação e 5 min para esclarecer dúvidas As boas práticas ficarão disponíveis no portal (espaço do gestor) As apresentações contemplam as seguintes informações:  Nome da prática:  Número de pessoas envolvidas:  Quais os parceiros:  Custos:  Evolução nos próximos anos:  Resultados gerados – impacto na meta:  Responsável:

23 15/04/2009 APRESENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS Paraíba  CONTRATO COM EMPRESAS JUNIORES DE ECONOMIA PARA CAPACITAÇÃO DOS ALUNOS Minas Gerais  MULTIPLICADORES E PARCERIAS COM AS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS Espírito Santo  PARCERIA COM 8 PROJETOS FINALÍSTICOS DO SEBRAE Santa Catarina  PARCERIAS COM ASSOCIAÇÕES E CONSULTORES DOS PROJETOS FINALÍSTICOS DO SEBRAE (EX. EMPREENDER) Rio Grande do Sul  CAPTAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ATRAVÉS DOS GRUPOS SETORIAIS Paraná  CAPACITAÇÃO DE CREDENCIADOS DO SEBRAE E ALUNOS DE EMRPESAS JUNIORES Distrito Federal  EVENTO DE LANÇAMENTO E PREMIAÇÃO Bahia  REALIZAÇÃO DA BANCA DE JUÍZES ESTADUAL

24 15/04/2009 Paraíba CONTRATO COM EMPRESAS JUNIORES DE ECONOMIA PARA CAPACITAÇÃO DOS ALUNOS 10´

25 15/04/2009 Minas Gerais MULTIPLICADORES E PARCERIAS COM AS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS 10´

26 15/04/2009 Espírito Santo PARCERIA COM 8 PROJETOS FINALÍSTICOS DO SEBRAE 10´

27 15/04/2009 Santa Catarina PARCERIAS COM ASSOCIAÇÕES E CONSULTORES DOS PROJETOS FINALÍSTICOS DO SEBRAE (EX. EMPREENDER) 10´

28 15/04/2009 Rio Grande do Sul CAPTAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ATRAVÉS DOS GRUPOS SETORIAIS 10´

29 15/04/2009 Paraná CAPACITAÇÃO DE CREDENCIADOS DO SEBRAE E ALUNOS DE EMRPESAS JUNIORES 10´

30 15/04/2009 Distrito Federal EVENTO DE LANÇAMENTO E PREMIAÇÃO 10´

31 15/04/2009 Bahia REALIZAÇÃO DA BANCA DE JUÍZES ESTADUAL 10´

32 15/04/2009 ALMOÇO 90´

33 15/04/2009 EXERCÍCIO 2 Identificação dos principais problemas e soluções para atingir as metas estaduais 60´

34 15/04/2009 Identificação de problemas e soluções Metodologia Dividir em grupos de 5 participantes Cada participante deverá apresentar um problema que enfrenta em seu estado e propor uma solução viável. Os demais participantes do grupo devem sugerir novas idéias para solucionar ou minimizar o problema. O grupo deve classificar o tipo e impacto do problema para atingir as metas em Operacional ou Estratégico Alto (3), médio (2), baixo (1) Todos os problemas devem ter sugestões de soluções; O grupo deve apresentar em plenária os 5 diferentes problemas identificados e detalhar as sugestões de solução para apenas um deles; Todos os problemas e respectivas sugestões de solução serão disponibilizados no portal;

35 15/04/2009 ENCERRAMENTO


Carregar ppt "15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google