PRIMEIRA AULA: IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA, DADOS ESTATÍSTICOS: SUAS FONTES E USOS, NÍVEIS DE MENSURAÇÃO. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 1. ANDERSON, David R.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRIMEIRA AULA: IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA, DADOS ESTATÍSTICOS: SUAS FONTES E USOS, NÍVEIS DE MENSURAÇÃO. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 1. ANDERSON, David R."— Transcrição da apresentação:

1 PRIMEIRA AULA: IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA, DADOS ESTATÍSTICOS: SUAS FONTES E USOS, NÍVEIS DE MENSURAÇÃO. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 1. ANDERSON, David R. Estatística aplicada à administração e economia. 2 a ed. Trad. PAIVA, Luís Sérgio Castro. São Paulo: Pioneira, 2002. 2. LEVIN, Jack. Estatística aplicada a ciências humanas. 2 a.ed. Trad. COSTA, Sérgio Francisco. São Paulo : Harbra, 1987. 3. MARTINS, Gilberto Andrade. Estatística geral e aplicada. 2 a ed. São Paulo: Atlas, 2002. 4. SMAILES, Joanne; MC GRANE, Ângela. Estatística aplicada á administração com Excel. 1 a ed. Trad. BRITO, Christiane. São Paulo: Atlas, 2000. 5. SAMARA, Beatriz& BARROS, José Carlos. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Makron Books, 1997.

2 INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA ESTATÍSTICA É CADA VEZ MAIS ACENTUADA EM QUALQUER ATIVIDADE PROFISSIONAL DA VIDA MODERNA. NOS SEUS MAIS DIVERSIFICADOS RAMOS DE ATUAÇÃO (MARKETING, GESTÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO, SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO, FINANÇAS, ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, ETC). AS PESSOAS ESTÃO FREQÜENTEMENTE EXPOSTAS À ESTATÍSTICA, UTILIZANDO – A COM MAIOR OU MENOR INTENSIDADE. ISTO SE DEVE ÀS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES QUE O MÉTODO ESTATÍSTICO PROPORCIONA ÀQUELES QUE DELE NECESSITAM.

3 POR EXEMPLO: AS EMPRESAS PRECISAM DE NFORMAÇÕES PARA TOMAR DECISÕES; PARTE DESSAS INFORMAÇÕES SERÁ ESTATÍSTICA. NESTA TOMADA DE DECISÕES: O PRINCIPAL PAPEL DA ESTATÍSTICA É FORNECER-LHES OS MÉTODOS PARA OBTER E CONVERTER DADOS (VALORES, FATOS, OBSERVAÇÕES, MEDIÇÕES) EM INFORMAÇÕES ÚTEIS.

4 DEFINI-SE ESTATÍSTICA COMO: SEGUNDO MEDEIROS:É UM CONJUNTO DE MÉTODOS E PROCESSOS QUANTITATIVOS QUE SERVE PARA ESTUDAR E MEDIR FENÔMENOS COLETIVOS. CONFORME SAMAILES & MC GRANE: SÃO FATOS NUMÉRICOS COLETADOS SISTEMATICAMENTE, ORDENADOS E ESTUDADOS. PARA MARTINS: É A CIÊNCIA DOS DADOS – UMA CIÊNCIA PARA PRODUTOR E CONSUMIDOR DE INFORMAÇÕES NUMÉRICAS. ELA ENVOLVE COLETA, CLASSIFICAÇÃO, SUMARIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS.

5 MOMENTOS HISTÓRICOS DA ESTATÍSTICA: 1. A NECESSIDADE DE GOVERNOS COLETAREM DADOS CENSITÁRIOS; 2. DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DO CÁLCULO DE PROBABILIDADE.

6 NAS CIVILIZAÇÕES EGÍPCIAS, GREGA E ROMANA  DADOS PRIMÁRIOS ERAM COLETADOS COM PROPÓSITOS DE TAXAÇÕES E FINALIDADES MILITARES; NA IDADE MÉDIA  IGREJAS REGISTRAVAM DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE NASCIMENTO, MORTES E CASAMENTOS; NOS ESTADOS UNIDOS (1870)  DETERMINOU A REALIZAÇÃO DE CENSO A CADA 10 ANOS ATUALMENTE  INFORMAÇÕES NUMÉRICAS SÃO NECESSÁRIAS PARA CIDADÃOS E ORGANIZAÇÕES DE QUALQUER NATUREZA, E DE QUALQUER PARTE DO GLOBO.

7 ALGUNS CONCEITOS DA ESTATÍSTICA ELEMENTAR  É possível distinguir duas concepções para a palavra ESTATÍSTICA: NO SINGULAR, (ESTATÍSTICA), INDICA A ATIVIDADE HUMANA ESPECIALIZADA A UM CORPO DE TÉCNICAS, OU AINDA UMA METODOLOGIA DESENVOLVIDA PARA A COLETA, A ORGANIZAÇÃO, A DESCRIÇÃO, A ANÁLISE E A INTERPRETAÇÃO DE DADOS QUANTITATIVOS E A UTILIZAÇÃO DESSES DADOS PARA A TOMADA DE DECISÕES.

8 NO PLURAL (ESTATÍSTICAS), INDICA QUALQUER COLEÇÃO CONSISTENTE DE DADOS NUMÉRICOS, REUNIDOS COM A FINALIDADE DE FORNECER INFORMAÇÕES ACERCA DE UMA ATIVIDADE QUALQUER. EXEMPLO: AS ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS: DADOS NUMÉRICOS SOBRE NASCIMENTOS, FALECIMENTOS, MATRIMÔNIOS, DESQUITES, ETC. AS ESTATÍSTICAS ECONÔMICAS: DADOS NUMÉRICOS RELACIONADOS COM EMPREGO, PRODUÇÃO, PREÇOS, VENDAS E COM OUTRAS ATIVIDADES LIGADAS AOS VÁRIOS SETORES DA VIDA ECONÔMICA.

9  POPULAÇÃO E AMOSTRA: POPULAÇÃO OU UNIVERSO É CONJUNTO DE TODOS OS ELEMENTOS (PESSOAS, COISAS, OBJETOS) QUE INTERESSAM AO ESTUDO DE UM FENÔMENO COLETIVO SEGUNDO ALGUMA CARACTERÍSTICA. AMOSTRA É QUALQUER SUBCONJUNTO NÃO VAZIO DE UMA POPULAÇÃO.

10  DADOS ESTATÍSTICOS: NORMALMENTE O PESQUISADOR TEM QUE LIDAR COM GRANDE QUANTIDADE DE VALORES NUMÉRICOS RESULTANTES DE UM CENSO OU DE UMA ESTIMAÇÃO. ESSES VALORES NUMÉRICOS SÃO CHAMADOS DADOS ESTATÍSTICOS. PARA ESTUDAR UM FENÔMENO COLETIVO PODE-SE OPTAR ENTRE CENSO E ESTIMAÇÃO.

11 A)CENSO:É UMA AVALIAÇÃO DIRETA DE UM PARÂMETRO, UTILIZANDO-SE TODOS OS ELEMENTOS DA POPULAÇÃO. É UTILIZADA PARA DESCREVER A COLETA DE DADOS DE UMA POPULAÇÃO COMPLETA. SÃO AS SEGUINTES, AS PRINCIPAIS PROPRIEDADES DO CENSO: 1) ADMITE ERRO PROCESSUAL ZERO E TEM CONFIABILIDADE 100%; 2)É CARO; 3) É LENTO4) É QUASE SEMPRE DESATUALIZADO 5) NEM SEMPRE É VIÁVEL.

12 B)ESTIMAÇÃO:É UMA AVALIAÇÃO INDIRETA DE UM PARÂMETRO, COM BASE EM UM ESTIMADOR, ATRAVÉS DO CÁLCULO DE PROBABILIDADES. PROPRIEDADES PRINCIPAIS DA ESTIMAÇÃO: 1) ADMITE ERRO PROCESSUAL POSITIVO E TEM CONFIABILIDADE MENOR QUE 100%. 2) É BARATA3) É RÁPIDA4) É ATUALIZADA5) É SEMPRE VIÁVEL.

13  DADOS BRUTOS: QUANDO SÃO FEITAS N OBSERVAÇÕES DE UM FENÔMENO COLETIVO OBTÉM-SE UMA SEQÜÊNCIA DE N VALORES NUMÉRICOS. OU SEJA, É UMA SEQÜÊNCIA DE VALORES NUMÉRICOS NÃO ORGANIZADOS, OBTIDOS DIRETAMENTE DE OBSERVAÇÃO DE UM FENÔMENO COLETIVO.  ROL: É UMA SEQÜÊNCIA ORDENADA DOS DADOS BRUTOS (ORDEM CRESCENTE OU DECRESCENTE). EX.: AS IDADES OBSERVADAS DOS 4 PRIMEIROS ALUNOS QUE ENTRAM NA CLASSE SÃO 19, 21, 18 E 22 ANOS. ENTÃO, X : 19, 21, 18, 22 SÃO DADOS BRUTOS E X : 18, 19, 21, 22 FORMAM UM ROL.

14 EXISTEM DUAS FONTES BÁSICAS DE INFORMAÇÃO: 1) A PRIMÁRIA; 2) A SECUNDÁRIA DADOS PRIMÁRIOS: SÃO DADOS QUE FORAM COLETADOS EM CAMPO ESPECIFICAMENTE PARA DETERMINADO PROPÓSITO. TODO MUNDO, EM UM OU OUTRO MOMENTO, TERÁ PARTICIPADO DE UM PROCESSO DE COLETA DE DADOS. TODO O FORMULÁRIO, QUANDO PREENCHIDO, FORNECE DADOS PRIMÁRIOS PARA ALGUÉM EM ALGUM LUGAR.

15 Alguns exemplos quando o governo faz pesquisa de campo:  Family Expenditure Survey (FES) investiga os padrões de renda e de gastos de aproximadamente 7.000 lares no Reino Unido. O tamanho da população é de aproximadamente 22 milhões e a pesquisa é feita anualmente.  New Earnings Survey (NES) coleta informações sobre os rendimentos de aproximadamente 180.000 pessoas. O tamanho da população é de aproximadamente 20 milhões, e a pesquisa é feita anualmente.

16 OBSERVE QUE NAS PESQUISAS EM QUE O TAMANHO DA POPULAÇÃO É CONHECIDO A AMOSTRA É MENOS DE 1% DA POPULAÇÃO TOTAL. A ESCOLHA DO TAMANHO DA AMOSTRA SERÁ CONSIDERADA MAIS TARDE. DADOS SECUNDÁRIOS: SÃO AQUELES JÁ COLETADOS, QUE SE ENCONTRAM ORGANIZADOS EM ARQUIVOS, BANCOS DE DADOS, ANUÁRIOS ESTATÍSTICOS, PUBLICAÇÕES, ETC.

17 EXISTEM VÁRIAS FONTES PARA OBTER DADOS SECUNDÁRIOS:  DADOS PUBLICADOS PELO GOVERNO, INDÚSTRIA OU INDIVÍDUOS;  DADOS ORIUNDOS DE EXPERIÊNCIAS (EXPERIMENTOS);  DADOS ORIUNDOS DE PESQUISA (SURVEY);  DADOS ORIUNDOS DE OBSERVAÇÕES DE COMPORTAMENTOS, ATITUDES,ETC.

18 Exemplo de um dado estatístico relatado em uma revista: “O número de usuários da internet passa de 3,6 milhões e cresce a um ritmo estimado em 50% ao ano. O Brasil já ocupa a 14 a posição mundial no registro de endereços na Web, à frente de países como Coréia, Espanha ou China. A Internet abandonou a academia há tempos e mais de 90% desses endereços pertencem a empresas. E as vendas pela Web a brasileiros correspondem a 88% do comércio eletrônico da América Latina, avaliado em 160 milhões de dólares em 1998” (Exame, 3 nov. 1999).

19 PRINCIPAIS ÁREAS DA ESTATÍSTICA  ESTATÍSTICA DESCRITIVA: ESTA ÁREA ENVOLVE A ORGANIZAÇÃO, O RESUMO, A DESCRIÇÃO E A VERIFICAÇÃO DOS DADOS COLETADOS, CONFIRMANDO SE EXISTEM REALMENTE AS RELAÇÕES ESPERADAS ENTRE OS DADOS. OS DADOS DEVEM SER DESCRITOS (APRESENTADOS) SOB FORMA ADEQUADA EM: TABELAS, GRÁFICOS  MEDIDAS TÍPICAS.

20  ESTATÍSTICA INFERENCIAL: ESTUDA OS MÉTODOS QUE TORNAM POSSÍVEL A ESTIMAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE UMA POPULAÇÃO BASEADAS NOS RESULTADOS AMOSTRAIS. O OBJETIVO É TIRAR CONCLUSÕES SOBRE O TODO (POPULAÇÃO) A PARTIR DE INFORMAÇÕES FORNECIDAS POR PARTE REPRESENTATIVA DO TODO (AMOSTRA). INCLUEM-SE ESTUDOS DE PROBABILIDADES, INTERVALOS DE CONFIANÇA, TÉCNICAS E CÁLCULOS AMOSTRAIS, TESTE DE HIPÓTESES, ENTRE OUTROS MÉTODOS DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.

21  EMPREGA A ESTATÍSTICA PARA TESTAR AS HIPÓTESES DE UMA AMOSTRA: Precisa decidir se é fato acertado generalizar suas descobertas para toda a população da qual a amostra foi tirada. Por exemplo:  Homens de nível educacional mais alto apresentaram maior quantidade de sintomas psiconeuróticos do que aqueles que haviam recebido menos instrução.  Os projetos Eco pontos dos bairros da cidade de São Paulo têm contribuído para melhoria de qualidade de vida da sociedade paulistana.  Os testes de hipóteses são um meio de decidir qual dos resultados é o correto, dentro de um erro tolerado.

22

23 OS ESTÁGIOS DA PESQUISA 1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA; 2. DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS/ HIPÓTESES; 3. RELEVÂNCIA DA PESQUISA; 4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (REVISÃO DA LITERATURA); 5. ABORDAGENS METODOLÓGICAS: 5.1. MÉTODOS DE PESQUISA [EXPLORATÓRIO (DESK RESEARCH), DESCRITIVO (AD-HOC), QUANTITATIVO (ESTATÍSTICO DESCRITIVO), QUALITATIVA (ESTUDO DE CASO), etc];

24 A CONTRIBUIÇÃO DA ESTATÍSTICA 6. Planejamento para coleta de dados primários: 6.1.Definição e identificação da população; 6.2. Métodos de amostragens  como escolher a amostra e de que tamanho ela deve ter). 6.3. Decida e elabore que métodos de coleta de dados utilizar: documental, formulário, questionário, entrevista, observação, medidas de opiniões, etc; 7. Pré-teste do Formulário / questionário/entrevista para coleta de dados; 8.Trabalho de campo, 9. Tabulação, descrição e análise de dados coletados: execute qualquer cálculo estatístico; 10.Análise da pesquisa; 11. Conclusões /Recomendações.

25 NÍVEIS DE MENSURAÇÃO (TIPOS DE VARIÁVEIS) Os números têm pelo menos três funções importantes para o pesquisador, dependendo do nível de mensuração. Uma série de valores pode ser usada para:  Categorizar ao nível de mensuração denominada nominal;  Atribuir postos ou ordem ao nível de mensuração denominado ordinal;  Avaliar ao nível de mensuração denominado intervalar.

26 QUANTO A CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS: Variáveis Qualitativas e Variáveis Quantitativas. a) Variáveis Qualitativas: quando apresentam como possíveis realizações uma qualidade ou atributo. Podem ser: nominal (Ex.: sexo) e ordinal (Ex.: educação). b) Variáveis Quantitativas: quando apresenta como possíveis resultados números resultantes de uma contagem ou quantificação ou de uma mensuração. Podem ser separados em categorias ou classes. Podem ser: discretas (Ex.: número de filhos, número de cidades poluidoras,etc.) e contínuas (Ex.: peso altura, idade, nota de alunos, lucro de empresas, etc.).

27 É IMPORTANTE CONHECER A NATUREZA DA VARIÁVEL, POIS PARA CADA TIPO DE VARIÁVEL EXISTEM TÉCNICAS MAIS APROPRIADAS PARA RESUMIR AS INFORMAÇÕES E PARA ANÁLISE.

28 EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO 1. CLASSIFIQUE AS VARIÁVEIS: a) Sexo dos filhos de um casal; b) Proporção das unidades de conservação e áreas especiais na superfície dos Estados da Amazônia Legal (%); c) Número indústrias poluidoras da Cidade de São Paulo; d) Salário dos gestores ambientais; e) Índice de impacto ambiental dos resíduos gerados pelas indústrias de Galvanoplastia; f) Número de funcionários que sofreram lesões corporais; g) Classe social de um município; h) Estimativa de consumo de madeira no Brasil; i) Grau de instrução dos funcionários de uma empresa privada; j) Número de livros existentes na biblioteca; k) Taxa de lixo doméstico fixada no município de São Paulo.

29 EXERCÍCIO 2: A tabela abaixo mostra a remuneração dos executivos CEOS – Chief Executive Officer, a classificação por setor, as venda atuais e os dados de avaliação da remuneração dos CEOS vs o retorno para as 10 empresas. Uma avaliação 1 da remuneração dos CEOS vs o retorno dos acionistas indica que a empresa está no grupo de empresas que têm a melhor relação. Uma avaliação 2 indica que a empresa é similar às empresas que têm relação muito boa, mas não a melhor. Empresas com a pior relação têm uma avaliação 5. A) Quantos elementos existem nesse conjunto de dados? B) Quantas variáveis existem nesse conjunto de dados? C) Quais são as variáveis qualitativas e quais variáveis são quantitativas?

30 REMUNERAÇÃO DOS EXECUTIVOS PARA UMA AMOSTRA DE 10 EMPRESAS EmpresaRem. Exec. (US$1000s) SetorVendas (US$ milhões) Remun. vs retorno BankersTrust8.925Bancário9.5653 Coca cola2.437De bebidas18.5465 General Mills1.410 De alimentação 5.5671 LSI Logic696Eletrônico1.2392 Motorola1.847Eletrônico27.9734 Readers Dig.1.490Gráfico2.9683 Sears3.414Varejo38.2364 Sprint3.344 Telecomunicações 14.0454 Walgreen1.490Varejo12.1402 Wells Fargo Fonte: Business week, 2.861 21 de abril de 1997 Bancário8.7233

31 RESPOSTAS: a) 10 elementos; b) 4 variáveis c) Variáveis qualitativas: setor e remuneração das empresas vs retorno dos acionistas. Variáveis quantitativos: remuneração dos CEOS e vendas.

32 DINÂMICA DE GRUPO: ANÁLISE DO TEXTO: “OS NÚMEROS TÊM PERNA CURTA”

33 ATIVIDADE ORIENTADA/PROGRAMADA: 1. LER O TEXTO: “ ESTATÍSTICA É UM MÉTODO DE GESTÃO”; 2. RESOLVER EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO: SÉRIE I E SÉRIE II.


Carregar ppt "PRIMEIRA AULA: IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA, DADOS ESTATÍSTICOS: SUAS FONTES E USOS, NÍVEIS DE MENSURAÇÃO. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 1. ANDERSON, David R."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google