Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarta Natal Benevides Alterado mais de 8 anos atrás
1
Seminário Caminhos para a Inovação 2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal EDUCAÇÃO BÁSICA & FORMAÇÃO DE PROFESSORES Jacques Velloso
2
A educação básica e o professor Tema painel: Ed. Básica no desenvolvimento da saúde e dos esportes Questão transversal da ed. básica: qualidade da formação dos alunos, futuros profissionais Qualidade sist. ed. qualidade professores Discussão: formação do professor o Brasil o Caso de 2 países-exempl o
3
Formação e atuação de professores na educação básica Profs. ed. básica: apenas 80% nível superior Cursos de formação – licenciaturas o Baixa demanda o Não atraem melhores alunos ensino médio “Carreira” o Salários < 2/3 outras profs. mesma escolaridade o Escolas geralmente mal equipadas o Alta rotatividade o Vários sistemas: pouco tempo “planejamento”
4
C, T & I: Áreas-chave na formação Áreas cruciais para C, T & I: Biologia, Física, Matemática e Química Déficit de 170 mil professores nas 4 áreas Programas de bolsas relevantes como Quero ser cientista, QSP (MEC – 4 áreas) – 30 mil PIBID (Capes) PIBIC Júnior (CNPq) – 10 mil Avaliação otimista impacto: modesto o Todos bolsistas hoje licenciados 4 áreas o Redução no déficit: apenas 25%
5
Formação professores: um novo enfoque? Nova formação e nova carreira (Ex: TPE)? o Formação adequada e sólida o Salário equiparado profs. nível superior o Plano de carreira atraente Formação professores: enfoques países líderes desempenho de jovens no PISA
6
PISA Programa Internacional de Avaliação de Estudantes Exame busca testar a capacidade do aluno de analisar raciocinar refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências pessoais 3 áreas: leitura, matemática e ciências TRI ( ~ENEM) Aplicado ~ 60 países – amostras > 20 milhões Aplicado alunos 15 anos (esc. obrigatória)
7
Classificação do rendimento escolar no PISA e origem dos professores em países selecionados (ordinais)* País PISA 2006 PISA 2009 Origem dos professores CiênciasMatem.Leitura CiênciasMatem.Leitura Finlândia112 132 Todos: 20% superiores ensino médio Coréia do Sul 921 421 Ens. Fundam.: 5% superiores ens. médio Chile, México, Uruguai 37 -4839 - 5035 - 40 41 - 4744 - 4740 - 44Diversificada Brasil495146 545349Diversificada. Fontes: OECD, PISA 2009 Results: What Studentes know and can do, 2010; McKinsey & Co., Closing the talent gap, 2010; diversas. Nota: * - Excluindo cidades ou províncias da China apresentadas como países.
8
Finlândia Seleção futuros professores e carreira (1) Alta seletividade de candidatos o Exame seleção, entrevistas e observação o 20% melhor rendimento exame ensino médio Formação 5 anos (mestrado) Univ. Helsinque o Aceitação programa formação 1: 15 candidatos o Bolsa manutenção no mestrado
9
Finlândia Seleção futuros professores e carreira (2) Carreira de professor o Alta demanda entre jovens o Elevado prestígio ( ~ Direito, Medicina) o Salários satisfatórios (~ EUA) o Estabilidade e baixa rotatividade (2%) o Sem bônus por rendimento o Ênfase na auto-avaliação o Confiança no professor – boa dose de autonomia
10
Coréia do Sul Seleção futuros professores e carreira (1) Alta seletividade candidatos (e. fundamental) o Exame final ensino médio o Aprovação 5% superiores o Número vagas definido pelo governo -> emprego Formação graduação o Programa universidades nacionais/ particular o Supervisão governo
11
Coréia do Sul Seleção futuros professores e carreira (2) Carreira de professor o Extremamente competitiva o Elevado prestígio o Salário entre mais elevados do mundo o Remuneração entre engenheiro e médico o Estabilidade e baixa rotatividade (1%) o Experiência recente bônus modesto (~2%) o Projeto piloto avaliação externa (pares, pais, etc.)
12
Comparações entre políticas para atrair e reter professores Itens FinlândiaCoréia do SulBrasil Entrada seletiva Sim Não há Governo custeia formação Sim Não Maioria de alunos paga Ambiente de trabalho profissional Sim Geralmente, não Salários competitivos (EUA) Sim Não competitivos Cultura de elevado respeito ao ensino Sim Geralmente, não Ensino como carreira Sim Alta rotatividade
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.