A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os fluidos também são divididos: I. LÍQUIDOSII. GASES LÍQUIDOS: Os líquidos formam uma superfície livre, isto é, quando em repouso apresentam uma superfície.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os fluidos também são divididos: I. LÍQUIDOSII. GASES LÍQUIDOS: Os líquidos formam uma superfície livre, isto é, quando em repouso apresentam uma superfície."— Transcrição da apresentação:

1 Os fluidos também são divididos: I. LÍQUIDOSII. GASES LÍQUIDOS: Os líquidos formam uma superfície livre, isto é, quando em repouso apresentam uma superfície estacionária não determinada pelo recipiente que contém o líquido GASES: As substâncias quando no estado gasoso, suas moléculas se distanciam muito uma das outras, o que dificulta bastante as interações. Assim há um choque constante contra as paredes do recipiente que as contém; este movimento contínuo e desordenado exerce sobre as paredes determinada força por unidade de área, ou seja certa pressão. Um aumento na temperatura provoca um aumento da energia cinética média das partículas (maior número de choques), consequentemente, aumento na pressão

2 Prof. Júlio César Swartelé Rodrigues A superfície livre característica dos líquidos é uma propriedade da presença de tensão interna e atração/repulsão entre as moléculas do fluido, bem como da relação entre as tensões internas do líquido com o fluido ou sólido que o limita. Um fluido que apresenta resistência à redução de volume próprio é denominado fluido incompressível, enquanto o fluido que responde com uma redução de seu volume próprio ao ser submetido a ação de uma força é denominado fluido compressível líquidoGases incompressívelcompressível

3 Prof. Júlio César Swartelé Rodrigues Um líquido é praticamente incompressível, tem volume definido e assume a forma do recipiente em que está contido, apresentando uma superfície livre. DieselReservatório de água Copo de leite Um gás é muito compressível e expande-se indefinidamente se não existirem esforços externos, ocupando o volume de todo o recipiente que o contém. GÁS NITROGÊNIOGÁS CLORO GÁS CO2

4 Prof. Júlio César Swartelé Rodrigues EXERCICIO 1 EXERCICIO 2 Elasticidade: é a capacidade do ar, de voltar ao seu estado normal após sofrer compressão, que é o que acontece quando soltamos o embolo, com a extremidade da seringa ainda fechada, percebemos que ele retorna para onde estava anteriormente a compressão. Compressibilidade: o ar pode ser comprimido, ou seja ele pode diminuir de volume. Comprovamos isso quando pegamos uma seringa e tapamos sua extremidade aberta e empurramos o êmbolo, percebemos que o volume de ar que estava contido lá dentro diminuiu, mas não totalmente. Expansibilidade: é a capacidade do ar de sofrer expansão, ou seja de aumentar seu volume ocupando todo um espaço. É o que acontece nesta sala, o ar esta ocupando todo o espaço livre dela.

5 Prof. Júlio César Swartelé Rodrigues Pressão atmosférica: é a força exercida pelo ar, ao redor do recipiente onde esta. O ar ao nosso redor exerce pressão sobre nós e sobre todas as outras coisas. A variação da pressão atmosférica está ligada à força da gravidade. Essa força tem origem no centro da Terra e atrai tudo o que está no planeta, inclusive a atmosfera (camada de gases que circunda a crosta terrestre). Quanto mais próximo da superfície, maior é a força exercida e, portanto, maior a pressão que a atmosfera faz sobre um ponto.

6 Prof. Júlio César Swartelé Rodrigues CONDUTO FORÇADO CONDUTO LIVRE

7 Prof. Júlio César Swartelé Rodrigues Unidades Básicas SímboloGrandezaUnidadeAbreviaçãoEquivalente LComprimentometro m 0,001Km mmassaquilograma Kg 0,001ton ttemposegundo s 0,0036h0,000011574dia0,000000386mês TTemperaturaCelsius °C 274,15K PPressãoMetro de coluna d'água mca 10.000Pa0,10bar0,10atm0,10Kg/cm² VVolumeLitro L m³ mL cm³ dm³ vviscosidade cinemática Stokes St 0,0001m²/s τviscosidade absoluta Poise P 0,1Pa.s 0,10 ɣPeso específicoNewton por metro cúbico N/m³ ρmassa específicaQuilograma por metro cúbico Kg/m³ halturametro m

8 Prof. Júlio César Swartelé Rodrigues MASSA ESPECÍFICA

9 Prof. Júlio César Swartelé Rodrigues PESO ESPECÍFICO

10 Prof. Júlio César Swartelé Rodrigues PESO ESPECÍFICO RELATIVO

11 Prof. Júlio César Swartelé Rodrigues TABELA COMPARATIVA

12 Prof. Júlio César Swartelé Rodrigues 1) Um reservatório cilíndrico de Ø=2m e h=5m possui água em seu interior até o ponto de extravasão (90% do reservatório).Qual será a massa e o peso específico do conteúdo deste material? EXERCÍCIOS 2) A vazão de um determinada bomba é de 5 L/s a massa específica do material transportado é de 1,20 g/cm³.Qual será a massa transportada durante 1 (um) dia?

13 Prof. Júlio César Swartelé Rodrigues


Carregar ppt "Os fluidos também são divididos: I. LÍQUIDOSII. GASES LÍQUIDOS: Os líquidos formam uma superfície livre, isto é, quando em repouso apresentam uma superfície."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google