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1ª Reunião de Pais e Mestres 2016

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Apresentação em tema: "1ª Reunião de Pais e Mestres 2016"— Transcrição da apresentação:

1 1ª Reunião de Pais e Mestres 2016
6º ano do Ensino Fundamental II

2 crescimento do Estudante, da Família e da Escola.
Prezado Responsável, Todo início de ano letivo vem acompanhado de muitas expectativas e a confiança de resultados positivos. O ano escolar tem uma dinâmica única, que traz mudanças constantes entre acertos e erros que serão necessários para o crescimento do Estudante, da Família e da Escola. Destacamos que a proposta educacional do Colégio Estadual Professora Júlia Wanderley, alicerça-se na parceria com a Família que exerce papel fundamental no desenvolvimento dos PRINCIPIOS, dos VALORES e dos LIMITES. Através do fortalecimento desta parceria, a nossa MISSÃO na perspectiva da ÉTICA, da JUSTICA SOCIAL, e dos IDEAIS DA PAZ acontecerá efetivamente no cotidiano escolar.

3 Gestão 2016 – 2020: Preparando o Amanhã!
“Não faças do amanhã o sinônimo de nunca,  nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais. Teus passos ficaram.  Olhes para trás ... mas vá em frente  pois há muitos que precisam  que chegues para poderem seguir-te.” Charles Chaplin Durante a Gestão de faremos o planejamento de nossas atividades envolvendo o tema: Preparando o amanhã! Nosso objetivo será desenvolver em nossos estudantes a consciência de preparação para o futuro. O que desejamos que nossos estudantes preparem para o amanhã? O que podemos realizar hoje para preparar o amanhã? Nossa sociedade tem consciência da importância da sustentabilidade? E quanto isso modificará o futuro?

4 Construindo valores na escola
Iniciar, retomar/aprofundar ações educativas que levem à formação ética e moral de todos os membros que atuam e participam da Instituição Escolar. Desenvolver ações com a comunidade e a sociedade escolar, fundamentadas nos eixos temáticos: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. Fortalecer o protagonismo de estudantes na construção de valores, de conhecimentos pessoais, sociais e políticos, visando a cidadania.

5 VÍDEO: Mário Sérgio Cortela na CATVE

6 O atraso para a 1ª aula acarretará a perda da mesma.
Horário Turno Hora Entrada Hora Saída Ano de Escolaridade Observações Manhã 07h30min. 11h 50min. Fundamental e Médio O portão abre 7h15 Tarde 13h15 17h35min Fundamental O portão abre 13h Horário das Aulas 1ª aula 2ª aula 3ª aula Recreio 4ª aula 5ª aula Se o estudante chegar ao Colégio, após às 07h35 ou 13h20, terá que passar na coordenação pedagógica para explicar o motivo e pegar autorização para entrar em sala de aula na aula seguinte e se chegar no 2º horário (08h. no turno da manhã ou 14h. No turno da tarde), não poderá assistir às aulas do dia, a não ser em caráter excepcional, devidamente comunicado e justificado pelo responsável. Os estudantes não poderão deixar o Colégio durante as atividades escolares, a não ser em situações especiais. Nesses casos, a saída só será permitida mediante solicitação por escrito dos pais e dirigida à Coordenação Pedagógica. Por motivo de segurança, não serão liberados os estudantes cuja saída for solicitada por telefone. Pedimos aos pais que estejam atentos à pontualidade no horário de entrada, pois o não cumprimento acarretará uma série de transtornos, que vão desde a perda do conteúdo trabalhado até a interrupção da aula já iniciada. O atraso para a 1ª aula acarretará a perda da mesma. Serão tolerados 3 (três) atrasos no mês. No 3º atraso, os pais/responsáveis serão avisados que se houver o 4º atraso os pais terão que se fazer presentes e assinarem termo de Ajuste de Conduta Estudantil.

7 Uniforme De uso diário e nas dependências da Unidade Escolar. Camiseta oficial Calça oficial ou calça jeans azul escuro/ short ou bermuda oficial. Educação Física Camiseta de Educação Física oficial / short ou bermuda oficial /tênis e meia Não será permitido o uso de sapatos de salto alto, de sandálias, de chinelos ou de qualquer peça que descaracterize o uniforme. Também não se permitirá o uso de bonés, bandanas, lenços e nem adereços extravagantes. Os estudantes deverão trajar a camiseta de uniforme sempre que se dirigirem ao Colégio.

8 Dispensa de Estudantes das Aulas de Educação Física
O estudante só será dispensado da prática de Educação Física se apresentar atestado médico comprovando necessidade de se ausentar da mesma. Os atestados deverão ser entregues à Cordenação Pedagógica e os mesmos serão anexados ao Diário de Classe, tornando as Faltas Justificadas.

9 AULAS DE ENSINO RELIGIOSO
As aulas são facultativas e a opção de participar das aulas ou não foi feita no ato da matrícula. Os pais que optaram para que os filhos não frequentem as aulas de ensino religioso terão que vir buscar seus filhos e trazê-los para aula subsequente, uma vez que não temos educadores para acompanhá-los.

10 Material Escolar O material escolar é fundamental para o acompanhamento e a assimilação do conteúdo. O estudante deverá sempre consultar seu horário e conferir se todos os materiais necessários às aulas do dia estão em sua pasta. Se o estudante esquecer o material didático ou algum trabalho, não poderá telefonar para casa pedindo o material esquecido, uma vez que um dos aspectos por nós trabalhado é a responsabilidade. É proibido o uso de estilete, errorex/corretivo, pincel atômico, balas e chicletes de mascar. Os estudantes deverão trazer sempre seu material escolar identificado. Não trazer objetos de valor. O Colégio não se responsabilizará por objetos extraviados ou danificados.

11 Tarefa de Casa Os deveres são constantes e devem ser feitos diariamente, pois possibilitam fixar os conteúdos ou eliminar dúvidas. É necessário que, desde o início, o estudante se conscientize de que o envolvimento no processo educativo é imprescindível para seu sucesso. OBS: Em Assembléia de pais – APMF, ficou estabelecido que não será dado trabalhos para os alunos realizarem em contra-turno ou trabalhos em grupo para serem realizados com amigos. Caso haja algum trabalho necessário para ser realizado no Colégio será encaminhado bilhete e os pais terão que autorizar a realização do mesmo.

12 Doenças e Medicação Em caso do estudante passar mal no horário escolar a família será imediatamente contatada. O Colégio não usará medicamentos para dor ou febre. Informamos que em caso de medicação de xaropes, antibióticos e outros com horário, não nos responsabilizaremos pelas doses dentro do horário de aula. Em caso de doenças infecto contagiosa, o estudante somente retomará suas atividades com atestado médico de alta.

13 Sistema de Avaliação Os estudantes serão avaliados por meio de instrumentos diferenciados, tais como: Atividades avaliativas (provas) sendo, no mínimo, em cada disciplina, duas por trimestre. Cada prova valerá 10,0 pontos. Trabalhos individuais ou em grupo: pesquisas; resenhas; relatórios de filmes, de excursões, de palestras; memoriais; teatros; etc. Valerá 10,0 pontos. Após cada prova haverá a recuperação paralela dos conteúdos; No Final do trimestre será aplicado um provão de revisão de notas, com valor 10,0 pontos e permanecerá a maior nota entre a tirada no trimestre e a do provão.

14 2ª CHAMADA Terá direito à 2ª chamada o estudante que faltar à avaliação por motivo justo (doença/apresentando atestado médico ou com justificativa, por escrito, da família, luto e/ou outros casos a serem analisados pela Coordenação Pedagógica). Nesses casos, o responsável ou o próprio estudante deverá procurar a Coordenação Pedagógica no prazo máximo de 48 horas, a partir da data da avaliação, e preencher o requerimento de 2ª chamada. O dia e o horário da nova avaliação serão comunicados ao estudante, e será realizada em sala de aula pelo professor. O estudante que não comparecer à 2ª chamada ficará, em definitivo, sem direito a outra avaliação. Não haverá 2ª chamada do Provão.

15 Critérios para Aprovação
O estudante só será aprovado se alcançar ao final do ano letivo: • 75 % de frequência no conjunto das disciplinas. • Média mínima anual 6,0 em cada disciplina.

16 Boletim Escolar Ao final de cada trimestre, em dia previamente marcado, o estudante que não obtiver nenhuma nota abaixo de 6,0 (seis) receberá o boletim escolar contendo seu aproveitamento e frequência. O aluno que tiver notas abaixo de 6,0 (seis) os pais serão convocados para virem buscar o boletim. O boletim também estará disponível no site do Colégio. (

17 Comunicação Colégio/Família
Durante o ano letivo, comunicamo-nos com as famílias por meio de circulares, convocações, boletins e avisos entregues aos estudantes, através de um caderno que deverá servir como agenda escolar. Solicitamos aos estudantes que, respeitosamente, entreguem aos pais essas correspondências e que pais e filhos, em conjunto, leiam-nas com bastante atenção. Não será permitido o uso do celular nas dependências do Colégio, exceto no horário do recreio (10h00min às 10h15 e 15h45 às 16h). Caso o estudante esteja usando o celular, este será retido e, posteriormente, devolvido somente aos pais. Se, em caso de urgência, o aluno precisar se comunicar com a família, deverá solicitar à Equipe Pedagógica que faça o contato.

18 Reunião de Pais Os pais contribuem efetivamente para o desenvolvimento psíquico, afetivo e intelectual de seus filhos; por essa razão, é fundamental que os pais compareçam às reuniões agendadas pelo Colégio. No início do período letivo, os pais serão convocados, através de circular, para reunião em que se fará a apresentação da Proposta Pedagógica do Colégio, bem como da Equipe de Educadores. Quando for o caso de um estudante apresentar dificuldade específica, os pais serão convocados, em data e horário especiais (hora atividade do professor), para tratar da questão. Caso os pais precisem conversar com os professores individualmente, com a Equipe Pedagógica, ou ainda com a Direção do Colégio, solicitamos para agendar um horário, através do telefone:

19 Secretaria O horário de funcionamento da Secretaria, para os pais, é de segunda a sexta, das 7h15min às 11h50; 13h30 às 17h30 e das 19h às 22h30 e, para os estudantes, antes do início das aulas, e durante o recreio. Qualquer solicitação de documento à Secretaria – para ser providenciado ou apenas para preenchimento – deverá ser feita pelo responsável do aluno, obedecendo a um prazo razoável de 48 horas. De acordo com a lei, o prazo para liberação do Histórico Escolar é de 20 (vinte) dias úteis, após a solicitação por escrito. O aluno poderá ser dispensado das aulas de Educação Física quando: - apresentar atestado médico, especificando o período da dispensa.

20 Reclamações/Sugestões
No Colégio Júlia Wanderley, os pais/responsáveis serão sempre bem-vindos para participar. Em contato com a escola, participando das atividades, compreendendo o alcance das práticas educacionais desenvolvidas, a avaliação feita pelos pais em muito pode ajudar nosso crescimento. Por isso, senhores pais, sintam-se à vontade para comparecer ao Colégio, trazendo sugestões, as quais deverão ser encaminhadas à Direção.

21 APMF No dia da matricula R$ 20,00; Na Páscoa a Ação Entre Amigos;
Em Abril Bazar de roupas, calçados etc; Em Junho a festa junina interna Em agosto venda de pizzas e jantar aos pais; Em outubro a Ação entre amigos; Na cantina diariamente vende lanches assados; - Mensalmente ou bimestralmente acontece o festival do Pastel;

22 Vídeo – De que lado você está?


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