A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Estadual de Educação Sapiranga Sapiranga, Rio Grande do Sul Projeto A Prática da Leitura Autor: David Alex Siqueira Orientador: Elton Otto Morbach.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Estadual de Educação Sapiranga Sapiranga, Rio Grande do Sul Projeto A Prática da Leitura Autor: David Alex Siqueira Orientador: Elton Otto Morbach."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Estadual de Educação Sapiranga Sapiranga, Rio Grande do Sul Projeto A Prática da Leitura Autor: David Alex Siqueira Orientador: Elton Otto Morbach Coorientadora: Marlei Bez Batti Bergmann Problema: Os alunos adolescentes do Ensino Médio das escolas estaduais no município de Sapiranga têm ciência da importância da prática da leitura para sua formação profissional? Eles têm interesse na prática da leitura ou apenas realizam aquilo solicitado pelo professor? Quais as causas do desinteresse pela leitura? Problema: Os alunos adolescentes do Ensino Médio das escolas estaduais no município de Sapiranga têm ciência da importância da prática da leitura para sua formação profissional? Eles têm interesse na prática da leitura ou apenas realizam aquilo solicitado pelo professor? Quais as causas do desinteresse pela leitura? Objetivo: Demonstrar através de coleta de dados das pesquisas de campo, se os adolescentes estudantes do Ensino Médio do município de Sapiranga possuem práticas que demonstre interesse pela leitura e se recebem incentivo da escola e dos pais para o mesmo. Objetivo: Demonstrar através de coleta de dados das pesquisas de campo, se os adolescentes estudantes do Ensino Médio do município de Sapiranga possuem práticas que demonstre interesse pela leitura e se recebem incentivo da escola e dos pais para o mesmo. Metodologia: O método usado para a busca do objetivo, foi um questionário aplicado com cerca de 1.800 alunos do Ensino Médio Politécnico da rede Estadual de ensino do município de Sapiranga das quatro escolas Estaduais localizadas no município, tais elas: Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio; Instituto Estadual de Educação Sapiranga; Instituto Estadual Mathilde Zatar e Instituto Estadual Professora Nena – CIEP. Metodologia: O método usado para a busca do objetivo, foi um questionário aplicado com cerca de 1.800 alunos do Ensino Médio Politécnico da rede Estadual de ensino do município de Sapiranga das quatro escolas Estaduais localizadas no município, tais elas: Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio; Instituto Estadual de Educação Sapiranga; Instituto Estadual Mathilde Zatar e Instituto Estadual Professora Nena – CIEP. Hipótese: Os adolescentes estudantes do Ensino Médio de hoje, acreditam que somente a conclusão do Ensino Médio seria suficiente para o mercado de trabalho. Nos dias de hoje, os alunos leem muito menos, e isso acaba prejudicando o futuro dos mesmos sem que eles percebam. Acredita-se que sejam necessários mais programas de incentivo à leitura nas escolas, principalmente para estudantes do Ensino Médio, porque no Ensino Médio o índice de desinteresse e abandono é muito grande. Hipótese: Os adolescentes estudantes do Ensino Médio de hoje, acreditam que somente a conclusão do Ensino Médio seria suficiente para o mercado de trabalho. Nos dias de hoje, os alunos leem muito menos, e isso acaba prejudicando o futuro dos mesmos sem que eles percebam. Acredita-se que sejam necessários mais programas de incentivo à leitura nas escolas, principalmente para estudantes do Ensino Médio, porque no Ensino Médio o índice de desinteresse e abandono é muito grande. Considerações Finais: Ao desenvolver este estudo, pôde-se analisar que os adolescentes estudantes do Ensino Médio sabem a importância da leitura e o quanto irão precisar dela para o futuro. Desse modo, é assim que acredito e pretendeu-se mostrar os leitores. Criar hábitos de leitura desde a tenra idade é o caminho para que, quando chegar à adolescência, seja mais difícil deixar de ler. Como todos sabem, a adolescência é uma fase da vida em que tudo são interrogações, certezas e incertezas. Por isso, tanto os pais, quanto os professores responsáveis, principalmente nas disciplinas de Literatura e Língua Portuguesa, devem incentivar a leitura desde a infância para que assim haja pessoas melhores e uma sociedade mais democrática. Ao analisar a biografia sobre o tema do projeto, os resultados dos questionários e meu amor pela escrita, pode-se finalizar a pesquisa concluindo que, a cada ano a porcentagem de alunos leitores vai diminuir, sendo assim é preciso tomar providências e soluções para que cada vez mais, haja alunos interessados pela leitura e que possam usufruir coisas positivas desse hábito tão importante. Apoio:


Carregar ppt "Instituto Estadual de Educação Sapiranga Sapiranga, Rio Grande do Sul Projeto A Prática da Leitura Autor: David Alex Siqueira Orientador: Elton Otto Morbach."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google