A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P ESQUISA O PERACIONAL – A ULA 1 Prof. Marcos Antonio Estremote.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P ESQUISA O PERACIONAL – A ULA 1 Prof. Marcos Antonio Estremote."— Transcrição da apresentação:

1 P ESQUISA O PERACIONAL – A ULA 1 Prof. Marcos Antonio Estremote

2 P LANO DE E NSINO Ementa Introdução a Pesquisa Operacional: Histórico e Desenvolvimentos Iniciais. Modelagem. Programação Linear: Método Simplex. Dualidade. Uso de pacotes Computacionais. Modelos de Alocação e Transporte. Introdução a Teoria dos Jogos. Programação Inteira: Métodos de Corte. Problemas de Transporte.

3 P LANO DE E NSINO Objetivos Gerais O objetivo principal desta disciplina é fazer com que o aluno compreenda a importância da Pesquisa Operacional na engenharia de produção. Identificar e formular problemas de Programação Linear; Resolver problemas básicos de Programação Linear; Tratar problemas básicos de otimização; Resolver problemas empresariais por meio da simulação.

4 P LANO DE E NSINO Conteúdo Programático  Introdução à Pesquisa Operacional;  Problemas típicos;  Fases da metodologia de um projeto de pesquisa operacional;  Método científico;  Programação linear;  Método gráfico;  Método simplex;  Dualidade e análise de sensibilidade;  Problema de Transporte.

5 P LANO DE E NSINO P ROCEDIMENTOS DE E NSINO E A PRENDIZAGEM ( METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE SALA DE AULA ) A TIVIDADES D OCENTES  Apostila elaborada pelo professor através de livros didáticos;  Aulas teóricas e expositivas empregando: quadro negro, multimídia;  Aulas práticas – com exercícios resolvidos e propostos com resolução intensiva;  Estudo dirigido em sala de aula.

6 P LANO DE E NSINO Atividades Discentes:  Durante as aulas expositivas, interativas:  Assistir, anotar, questionar, participar.  Durante os seminários:  Participar, fazer fichamento, expor, questionar, discordar, expor suas ideias.  Durante os trabalhos internos e externos à sala de aula, em grupo:  Participar, fazer fichamento, expor, questionar, discordar, expor suas ideias.  Durante os trabalhos individuais:  Participar, fazer fichamento, expor, questionar, discordar, expor suas ideias.  Assumir com responsabilidade a autonomia e execução.  Durante os trabalhos coletivos:  Participar, fazer fichamento, expor, questionar, discordar, expor suas ideias;  Partir da pesquisa feita pelo aluno e de algumas situações vivenciadas em sala ao levantamento de dados, agrupamentos e problematização.

7 P LANO DE E NSINO A VALIAÇÃO DO P ROCESSO DE E NSINO E A PRENDIZAGEM A avaliação será sempre diagnóstica e processual, levando aos envolvidos no processo ensino e aprendizagem ao movimento constante – reflexão e ação, a fim de propor intervenções durante o processo, apreciando as reais possibilidades do aluno de enfrentar as exigências dos estudos subsequentes e organizando informações que possam auxiliar no planejamento do trabalho e sucesso na aprendizagem.

8 P LANO DE E NSINO Instrumentos de avaliação diagnóstica e processual a serem utilizados. Nota 1 e Nota 3: Provas Bimestrais valendo de 0 a 10. Nota 2: Trabalhos individuais e/ou em grupo realizado em sala de aula valendo de 0 a 10 no total. Fórmula para Cálculo das Notas:

9 P LANO DE E NSINO Recurso Necessário Livros didáticos; Equipamentos de projeção e multimídia, Calculadora Científica; Laboratório de Informática.

10 P LANO DE E NSINO Bibliografia BELCHIOR, P.G.O. Técnicas de Avaliação e Revisão de Projetos. Tecnoprint Gráfica S.A. São Paulo. 1974. BRONSON, Richard. Pesquisa Operacional. Editora. McGraw-Hill. 1994. EPPEN, G. D. e GOULD, F. J. Introductory Management Science. University of Chicago. Prentice-Hall, New Jersey. 1994. FITZSIMMONS, A. J. e FITZSIMMONS M. J. Administração de serviços. 2ª ed. Bookman. Porto Alegre, 2000. MOREIRA, Daniel A. Introdução a Administração da Produção e Operações. Pioneira, São Paulo, 1998. TAHA, H.A., Pesquisa Operacional - 8ª EDIÇÃO, Ed. Pearson, 2008. ANDRADE, E.L., Introdução à Pesquisa Operacional - Métodos e Modelos para Análise de Decisões - 4ª EDIÇÃO, LTC, 2009.

11 S UGESTÃO DE L IVROS MARINS, F. A. S. Introdução à Pesquisa Operacional. São Paulo: Cultura Acadêmica/UNESP, 2011. http://www.culturaacademica.com.br/catalogo- detalhe.asp?ctl_id=158


Carregar ppt "P ESQUISA O PERACIONAL – A ULA 1 Prof. Marcos Antonio Estremote."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google