A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão para Excelência: uma orientação para Clientes e Cooperados Jairo Martins 1º de abril de 2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão para Excelência: uma orientação para Clientes e Cooperados Jairo Martins 1º de abril de 2016."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão para Excelência: uma orientação para Clientes e Cooperados Jairo Martins 1º de abril de 2016

2 O papel dos empreendimentos humanos Entrada Saída Transformação Sociedade Recursos: Financeiros Naturais Humanos Valores Entregas: Econômicas Sociais Ambientais Éticas Razão de ser de qualquer empreendimento Ambientes & Cenários

3 O dinâmico cenário mundial Recursos: Financeiros Naturais Humanos Valores Ambientes & Cenários Incertezas Complexidade Conflitos Restrições Competição Resistências Mudanças Descontinuidades Disrupções

4 As realidades dos cenários mundial e nacional Tendências Globais Ambientes & Cenários Brasil Modelo econômico desgastado Desastres climáticos Terrorismo ideológico Novo capitalismo Economia colaborativa Globalização Conectividade e mídias sociais Perfil demográfico Ética&Compliance Crise político-econômico-social Desemprego Inflação Corrupção Déficit das contas públicas Carga tributária elevada Baixa produtividade Crise de confiança Mau uso dos recursos públicos Insatisfação da população Má reputação Evolução tecnológica Políticas protecionistas

5 Medida do desempenho: Entregas/Recursos Recursos Despendidos Valor Gerado Recursos Despendidos Valor Gerado Desempenho Operacional Desempenho: melhor uso dos Recursos na Geração de Valor Valor Obtido Desempenho Operacional

6 As boas “Entregas” Lucro (as Sobras) Novos investimentos Qualidade de vida Satisfação dos clientes Qualidade ambiental Ajuda comunitária Geração de empregos Reputação da marca Produtividade... Recursos: Financeiros Naturais Humanos Valores

7 As más “Entregas” Prejuízo Falta de recursos Baixa qualidade de vida Perda de clientes Degradação ambiental Descaso com as comunidades Demissões Má reputação da marca Baixa produtividade... Recursos: Financeiros Naturais Humanos Valores

8 Geração de Valor pelos Empreendimentos Recursos: Financeiros Naturais Humanos Valores Entregas: Econômicas Sociais Ambientais Éticas Organização

9 Geração de Valor pelos Empreendimentos Recursos: Financeiros Naturais Humanos Valores Entregas: Econômicas Sociais Ambientais Éticas Benefícios Utilidade Custo Organização Clientes

10 Geração de Valor pelos Empreendimentos Recursos: Financeiros Naturais Humanos Valores Entregas: Econômicas Sociais Ambientais Éticas Benefícios Utilidade Custo Qualidade da Gestão Organização Clientes

11 Os critérios de excelência da gestão sistêmica Entrada Saída Ambientes&Cenários Recursos: Financeiros Naturais Humanos Valores Entregas: Econômicas Sociais Ambientais Éticas Liderança Sociedade Público-alvo Estratégias & Planos ProcessosPessoasResultados Informações & Conhecimento

12 A busca permanente da excelência é...... compreender que a organização é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo com o qual interage e do qual depende.... gerar valor para todos os integrantes da cadeia de valor, em uma relação de interdependência e cooperação.... ter qualidade na interação com o seu ecossistema, velocidade de aprendizado e capacidade de adaptação diante de novos cenários imprevistos e incontroláveis. Entendimento conceitual da excelência

13 Criada em 1991 por um grupo de representantes dos setores público e privado, a FNQ é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é disseminar os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes. É, também, responsável pela organização, promoção e avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece, anualmente, as melhores práticas de excelência em gestão no Brasil. FNQ - Fundação Nacional da Qualidade

14 A busca permanente da excelência é o que promove a evolução das pessoas, a perenidade das organizações e a construção de uma sociedade mais engajada, para termos um País mais ético, sustentável e justo. Inspirar, mobilizar e capacitar as organizações para que busquem continuamente a excelência por meio da melhoria na sua gestão. Consolidar-se como centro de referência para a melhoria da produtividade das organizações e da competitividade do Brasil. Nossa Aspiração 2025 Nossa Causa Nossa Crença Nossa razão de ser

15 As nossas pessoas nos tornam capazes e nos fazem excelentes Os desafios e as mudanças determinam a nossa evolução Transferimos conhecimento que gera valor para os clientes Confiança, credibilidade e reputação são nossos princípios Nossas ações estão fundamentadas em fatos e dados Colaboramos para um futuro sustentável e ético A causa da gestão para a excelência é o que nos move Inspiramos a sociedade para tornarmos o mundo melhor Nossos Valores

16 Cumprimento da missão Excelência operacional Desenvolvimento com ética e sustentabilidade Resgate da confiança no País Engajamento da sociedade Produtividade das organizações Competitividade do Brasil FNQ - Direcionamento estratégico 2016-2020

17 Retorno do Capital Empregado (ROCE) 8.7 % 1Pt1Pt 2.8% 1 ponto de aumento 2.8 % aumento em ROCE Avaliação de gestão: X Avaliação de gestão: X + 1 11.5 % Exemplo 1-ponto em melhorias na avaliação de gerenciamento é associado com a 2.8 pontos percentuais de crescimento em ROCE (*) Centre for Economic Performance – London School of Economics (LSE) 3 Tobin’s Q assumido constant valor contábil Capital de Mercado (Indexedo) 100 126 1-ponto de aumento na avaliação de gerenciamento está associado com 26% de aumento em capitalização 1Pt1Pt 26%26% 1 ponto aumento em gerenciamento 6% aumento em capitalização Crescimento de vendas 5.6 % Avaliação X 7.9 % 1-ponto de aumento na avaliação de gerenciamento está associado com 2.3 pontos percentuais de aumento em crescimento de vendas 1Pt1Pt 2.3% 1 ponto aumento em gerenciamento 6% aumento em vendas 1 ponto aumento em gerenciamento 6% maior produtividade Produtividade 1 (indexados) 1-ponto de aumento na avaliação de gerenciamento está associado com 6% de aumento em produtividade 106 100 1Pt1Pt 6% 71% crescimento de market share Aumento de market Share (Indexados) 100 171 1Pt1Pt 1 ponto aumento em gerenciamento 1-ponto de aumento na avaliação de gerenciamento está associado com 71% do crescimento em market share 71% 1vendas por funcionário Avaliação X Avaliação X + 1 Avaliação X Avaliação X + 1 Avaliação X Avaliação X + 1 Avaliação X Avaliação X + 1 Melhores práticas – melhores resultados(*)

18 Entrada Saída Transformação Sociedade Recursos: Financeiros Naturais Humanos Valores Entregas: Econômicas Sociais Ambientais Éticas Ambientes & Cenários Onde atuamos: Modelo de Excelência da Gestão (MEG)

19 Entrada Saída Transformação Sociedade Recursos: Financeiros Naturais Humanos Valores Entregas: Econômicas Sociais Ambientais Éticas Ambientes & Cenários PDGC – a iniciativa do SESCOOP

20 “A excelência nunca é um acidente. É o resultado de intenção elevada, esforço sincero e execução inteligente. Ela representa a opção mais sábia entre muitas alternativas. Escolha, não acaso, determina o seu destino, os seus sonhos e os seus valores.” Aristóteles Gestão para a Excelência

21 Por que as empresas quebram?

22 Gestão: os problemas mais comuns Falta de atenção da liderança Despreparo para lidar com riscos e incertezas “Curtoprazismo” (Build, Capitalize and Sustain) Empirismo e informalidade Decisões sem apoio de fatos e dados Desconhecimento dos mercados e dos clientes Falta de segmentação de clientes Desconhecimento das expectativas dos clientes Lançamento de produtos sem ouvir o cliente Deficiência nos processos( What? Why? How? Who?) Falta de análise da empresa com os “olhos do cliente” Foco também no que “não deve ser feito” Resistência a mudanças

23 Primeiro passo: orientação para o Mercado e Clientes Entrada Saída Transformação Recursos: Financeiros Naturais Humanos Valores Entregas: Econômicas Sociais Ambientais Éticas Razão de ser de qualquer empreendimento Ambientes & Cenários Comunidades Mercados Clientes Sociedade

24 Um novo olhar: estratégia e o “foco do cliente” Entrada Transformação Recursos: Financeiros Naturais Humanos Valores Entregas: Econômicas Sociais Ambientais Éticas Liderança Estratégias & Planos ProcessosPessoas Informações & Conhecimento Comunidades Mercados Clientes Resultados

25 Gestão de Mercados e dos Clientes: um círculo virtuoso Análise e desenvolvimento do mercadoRelacionamento com os clientes Segmentação do mercado Definição dos clientes-alvo Necessidades dos clientes Produtos e serviços Divulgação e comunicação Processo de pré- venda Processo de venda Pós-venda: satisfação Novas necessidades Novos produtos e serviços

26 Excelência: ação e determinação A excelência de uma organização depende fundamentalmente da sua capacidade de perseguir os seus propósitos em completa harmonia com o seu ecossistema, buscando operações economicamente rentáveis, ambientalmente corretas, socialmente justas e eticamente transparentes.

27

28 Aos governantes e políticos Aos empresários À sociedade Aos cidadãos Esqueçam, por enquanto, os seus partidos e suas ideologias políticas. Unam-se, priorizem os problemas, definam planos, trabalhem e cuidem do Brasil! Tenham coragem, tomem a iniciativa, façam propostas ao governo, busquem a eficiência e a eficácia no que fazem e ajudem a mudar o Brasil! Trabalhe, e também mobilize, fale, caminhe, grite, contribua, ajude, dê o exemplo e exija, porque o Brasil pode oferecer muito mais do que recebemos! Assumam as suas responsabilidades de cidadãos e eleitores, sejam éticos, coerentes e trabalhadores, abracem este País, que é seu e da sua família! O que podemos fazer para um Brasil melhor?

29 “The problem is not the problem itself. The problem is our attitude towards the problem.” “O problema não é o problema por si só. O problema é nossa atitude perante o problema.” Mensagem final


Carregar ppt "Gestão para Excelência: uma orientação para Clientes e Cooperados Jairo Martins 1º de abril de 2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google