Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAurélio Cruz Furtado Alterado mais de 8 anos atrás
1
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana
2
Biomedicina = Ciências Biológicas modalidade Médica Bioestatística Embriologia Química Geral e Orgânica Biologia Celular Genética Fisiologia Biofísica Histologia Direito Ambiental Microbiologia Básica Bioquímica Metodologia Científica Imunologia Patologia Biologia Molecular Farmacologia
3
“O biólogo tem a capacidade de trabalhar de forma interdisciplinar pelo fato de a própria formação desse profissional incluir vários campos de conhecimento, permitindo a interface entre as diversas profissões. Dependendo de sua formação, os biólogos podem atuar em pelo menos 50 diferentes áreas, muitas delas relacionadas à saúde”. Suely Melo (Bióloga UFAC)
4
A profissão de biólogo, bem como a de biomédico, foi regulamentada no Brasil pela lei número 6.684, de 3 de setembro de 1979, ou seja, é uma profissão que existe, formalmente, há 27 anos e cujas atribuições pertenciam antes a agrônomos, médicos e farmacêuticos.
5
Institutos de pesquisa Butantan Fiocruz Hospitais Biologista CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) Auxiliar de coleta Analista de laboratório de urgência
6
Laboratórios Análises Clinicas Patologia Fertilização Humana Saúde Pública Controle de zoonoses Dengue Leishmaniose Prefeituras Técnico de laboratório
7
A atuação de um biólogo na saúde é ainda fundamental para a descoberta de aplicações de organismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos, na de fabricação de bebidas e de alimentos saudáveis.
8
Programa de Saúde da Família Saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) “é um estado de completo bem- estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”. Assim, a atuação de biólogos é fundamental junto às equipes de trabalho do PSF no enfrentamento de inúmeras questões básicas que envolvem a saúde da população e que devem ser abordadas no Programa. Isto contribui para a promoção da saúde e diminui custos públicos nas práticas curativas.
9
Ciências Biológicas Biotecnologia Psicologia Nutrição Medicina Oportunidades!
10
Linhas de Pesquisa 1– DOENCAS CRÔNICAS E INFECTO-PARASITÁRIAS 1.1. Epidemiologia e biologia molecular aplicada a doenças infecto parasitárias (Tuberculose, HIV/AIDS, Dengue e Micoses Sistêmicas). 1.2. Estudos epidemiológicos e clínicos em doenças crônicas (Doenças Reumáticas, Diabetes, Hipertensão e Obesidade). 2 – FARMACOLOGIA E TOXICOLOGIA 2.1. Estudos experimentais pré-clínicos e clínicos em farmacologia. 2.2. Estudos experimentais pré-clínicos e clínicos em toxicologia.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.