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Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Rodoviário.

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Apresentação em tema: "Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Rodoviário."— Transcrição da apresentação:

1 Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Rodoviário

2 Jurandir Peinado Construída em 1926 a Rodovia Rio - São Paulo, única pavimentada até 1940. Década de 50: Governo Juscelino trouxe a indústria automobilística e rasga estradas pelo país. Início anos 70: Concluí-se a conexão rodoviária entre todas as regiões brasileiras. Lei da balança: –1968 permitido 5,0 toneladas por eixo –hoje a carga máxima permitida é 6,3 toneladas por eixo. Segundo DNER custo de R$ 100 mil por km para restauração. Pais precisa ampliar sistema ferroviário e cabotagem para baixar o custo de manutenção das estradas. Panorama do setor rodoviário Modal indicado para distribuição urbana, com transferências de pequenas distâncias

3 Jurandir Peinado Nomenclatura das Rodovias Federais RODOVIAS RADIAIS: São as rodovias que partem da Capital Federal em direção aos extremos do país. Nomenclatura: BR-0XX Primeiro Algarismo: 0 (zero) Algarismos Restantes: A numeração dessas rodovias pode variar de 05 a 95, segundo a razão numérica 05 e no sentido horário. Exemplo: BR-040 Fonte: Banco de Informações e mapas de transporte - BIT

4 Jurandir Peinado Nomenclatura das Rodovias Federais Fonte: Banco de Informações e mapas de transporte - BIT RODOVIAS LONGITUDINAIS: São as rodovias que cortam o país na direção Norte-Sul. Nomenclatura: BR-1XX Primeiro Algarismo: 1 (um) Algarismos Restantes: A numeração varia de 00, no extremo leste do País, a 50, na Capital, e de 50 a 99, no extremo oeste. O número de uma rodovia longitudinal é obtido por interpolação entre 00 e 50, se a rodovia estiver a leste de Brasília, e entre 50 e 99, se estiver a oeste, em função da distância da rodovia ao meridiano da Capital Federal. Exemplos: BR-101, BR-153, BR-174.

5 Jurandir Peinado Nomenclatura das Rodovias Federais RODOVIAS TRANSVERSAIS: São as rodovias que cortam o país na direção Leste - Oeste Nomenclatura: BR-2XX Primeiro Algarismo: 2 (dois) Algarismos Restantes: A numeração varia de 00, no extremo norte do país, a 50, na Capital Federal, e de 50 a 99 no extremo sul. O número de uma rodovia transversal é obtido por interpolação, entre 00 e 50, se a rodovia estiver ao norte da Capital, e entre 50 e 99, se estiver ao sul, em função da distância da rodovia ao paralelo de Brasília. Exemplos: BR-230, BR-262, BR-290 Fonte: Banco de Informações e mapas de transporte - BIT

6 Jurandir Peinado Nomenclatura: BR-3XX Primeiro Algarismo: 3 (três) RODOVIAS DE LIGAÇÃO Estas rodovias apresentam-se em qualquer direção, geralmente ligando rodovias federais. Nomenclatura: BR-4XX Primeiro Algarismo: 4 (quatro) Nomenclatura das Rodovias Federais RODOVIAS DIAGONAIS: Estas rodovias podem apresentar dois modos de orientação:Noroeste-Sudeste ou Nordeste-Sudoeste. Fonte: Banco de Informações e mapas de transporte - BIT

7 Jurandir Peinado Rodovias Radiais: O sentido de quilometragem vai do Anel Rodoviário de Brasília em direção aos extremos do país, e tendo o quilometro zero de cada estado no ponto da rodovia mais próximo à capital federal. Rodovias Longitudinais: O sentido de quilometragem vai do norte para o sul. As únicas exceções deste caso são as BR-163 e BR-174, que tem o sentido de quilometragem do sul para o norte. Rodovias Transversais: O sentido de quilometragem vai do leste para o oeste. Rodovias Diagonais: A quilometragem se inicia no ponto mais ao norte da rodovia indo em direção ao ponto mais ao sul. Como exceções podemos citar as BR-307, BR-364 e BR-392. Quilometragem das Rodovias Federais Toda vez que uma rodovia inicia dentro de uma nova Unidade da Federação, sua quilometragem começa novamente a ser contada a partir de zero. Fonte: Banco de Informações e mapas de transporte - BIT

8 Jurandir Peinado Pelo segundo ano consecutivo, a Pesquisa Rodoviária CNT aponta melhorias em nossas rodovias em relação às características de pavimento, sinalização e, em menor parte, engenharia. O histórico da Pesquisa revela que, anualmente, tem sido destinados recursos prioritariamente a apenas uma das características avaliadas. Em 2002, verificaram-se maiores ganhos nas condições do pavimento, com elevação dos percentuais favoráveis em comparação com os resultados da Pesquisa Rodoviária 2001 Conservação da Malha Rodoviária A sete anos a CNT realiza pesquisas anuais sobre o estado de conservação das estradas brasileiras Fonte: CNT – Pesquisa rodoviária - 2002 Condições das Rodovias - Pavimentação

9 Jurandir Peinado Condições das Rodovias Condições gerais Conservação da Malha Rodoviária A sete anos a CNT realiza pesquisas anuais sobre o estado de conservação das estradas brasileiras Condições das Rodovias Sinalização Fonte: CNT – Pesquisa rodoviária - 2002

10 Jurandir Peinado Fontes: Truk Consultoria em Transporte (Gazeta Mercantil), Revista Fluxo número 11 - 2003 Fragmentação do setor O Brasil tem 1,8 milhões de caminhões que são utilizados por 40 mil transportadoras e 500 mil motoristas autônomos Ocorre uma competição predatória entre eles mesmos

11 Jurandir Peinado Fonte: CNT – Pesquisa rodoviária - 2002 Padrões inadequados de operação Segundo a ASLOG para distâncias superiores a 500 km o transporte rodoviário se torna anti-econômico

12 Jurandir Peinado Padrões inadequados de operação As médias e grandes empresas de transporte rodoviário apresentam maior distorção do padrão adequado de operação quanto a distância percorrida Fonte: CNT – Pesquisa rodoviária - 2002

13 Jurandir Peinado Fonte: CNT – Pesquisa rodoviária - 2002 Padrões inadequados de operação O modal Rodoviário é indicado e mais lucrativo para entregas fracionadas e em pequenas distâncias

14 Jurandir Peinado Fonte: CNT – Pesquisa rodoviária - 2002 Padrões inadequados de operação As micro empresas de transporte rodoviário apresentam maior distorção do padrão adequado de operação quanto ao tipo de carga

15 Jurandir Peinado Fonte: CNT – Pesquisa rodoviária - 2002 Natureza das empresas de transporte O setor segue um perfil mais conservador, ele é formado majoritariamente por empresas de responsabilidade limitada e não associadas a grupos empresariais

16 Jurandir Peinado Fonte: CNT – Pesquisa rodoviária - 2002 Tempo de atuação no setor O setor apresenta larga experiência no mercado transportador, 36,8% das empresas têm mais de duas décadas de atuação

17 Jurandir Peinado Operadores logísticos O operador logístico é uma empresa especializada em serviços de armazenagem, movimentação, gerenciamento de estoques, da distribuição e dos transportes Os operadores logísticos são vistos mais como uma oportunidade de negócios do que uma ameaça por 17,6% das empresas de transporte rodoviário, onde se destaca a visão das grandes empresas, com 26,8% avaliando positivamente o assunto Fonte: CNT – Pesquisa rodoviária - 2002 No Brasil 10% das atividades logísticas são contratadas, contra 60% nos EEUU

18 Jurandir Peinado Operadores logísticos As empresas de transporte rodoviário acreditam que o crescimento da oferta de outros modais de transporte vai prejudicar sua atuação Os motivos que apontam para um crescimento dos outros modais de transporte são: Privatização da malha ferroviária Investimentos no modal hidroviário Redução dos custos da operação portuária Arrendamento de portos para a iniciativa privada Viabilização da cabotagem Fonte: CNT – Pesquisa rodoviária - 2002

19 Jurandir Peinado Capacitação da mão de obra Os programas de ações presenciais e ensino a distância do SENAT,oferecidos na forma de 167 cursos, atenderam 180 mil pessoas no primeiro trimestre de 2001 Fonte: CNT – Pesquisa rodoviária - 2002

20 Jurandir Peinado Frota de veículos Caminhões pesados compõem a maior parte da frota,isto se deve aos grandes volumes de carga impostos a este modal Fonte: CNT – Pesquisa rodoviária - 2002

21 Jurandir Peinado Frota de veículos 78,5% das empresas de transporte rodoviário não possuem programas formais de substituição de veículos. Fonte: CNT – Pesquisa rodoviária - 2002

22 Jurandir Peinado Perfil sócio econômico dos caminhoneiros A falta de emprego no país e a baixa barreira de entrada são fortes atrativos a esta profissão que gera um rendimento bruto mensal de R$ 3.000,00 Fonte: Pesquisa encomendada por: CNT, SEST s SENAT O grau médio de escolaridade dos caminhoneiros é de 8 anos de estudo 99,9 dos caminhoneiros são do sexo masculino 76,2% dos autônomos tem casa própria Os caminhoneiros tem em média três dependentes (núcleo familiar com 4 pessoas) A renda pessoal bruta média de um caminhoneiro é de R$ 3.000,00 com 100.000 km por ano A idade média dos caminhoneiros é de 39 anos 7,6% dos caminhoneiros já sofreram algum tipo de acidente. 6,2% já foram assaltados 10,5% já tiveram problemas com a fiscalização por estarem fora da legislação 31,3% já tiveram problema de corrupção policial 27,9% tem plano de saúde. 17% alegaram já ter problema de stress. O futebol lidera o lazer do caminhoneiro


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