A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida 4.2.2.2 do POEFDS. Programa co-financiado por:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida 4.2.2.2 do POEFDS. Programa co-financiado por:"— Transcrição da apresentação:

1

2 GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida 4.2.2.2 do POEFDS. Programa co-financiado por:

3 José Pinto2 ISO 9000:2000 Sistemas de gestão da qualidade – fundamentos e vocabulário ISO 9001:2000 Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos ISO 9004:2000 Sistemas de gestão da qualidade – Linhas de orientação para a melhoria do desempenho AS NORMAS ISO 9000:2000 AS NORMAS ISO 9000:2000

4 José Pinto3 AS NORMAS ISO 9000:2000 A NORMA ISO 9000:2000 Refere os 8 princípios de gestão da qualidade e outros fundamentos de Gestão da qualidade (informativo) Além de CONCEITOS, TERMOS e DEFINIÇÕES (normativo)

5 José Pinto4 AS NORMAS ISO 9000:2000 O Par Consistente ISO 9001:2000 Norma de exigências, focada unicamente nos processos necessários para transmitir confiança, de que os requisitos da qualidade do produto do cliente são alcançados ISO 9004:2000 Transporta a organização para além deste vital, mas limitado âmbito e centra-se na melhoria continua do processo de gestão da qualidade, que conduz à excelência do negócio (aproximação aos modelos de auto avaliação subjacentes aos prémios da qualidade total)

6 José Pinto5 OS 8 PRINCÍPIOS DE GESTÃO

7 José Pinto6 As Normas para o SGQ são baseadas neles AS NORMAS ISO 9000:2000 OS 8 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE Descrevem a forma como trabalhamos Estão presentes em tudo o que fazemos A SUA APLICAÇÃO É ACONSELHADA PARA ATINGIR OS OBJECTIVOS DA ORGANIZAÇÃO

8 José Pinto7 Relações com os fornecedores com benefícios recíprocos Focalização no cliente Liderança Envolvimento dos colaboradores Abordagem por processos Melhoria contínua Decisões baseadas em factos Abordagem sistémica da gestão OS 8 PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE AS NORMAS ISO 9000:2000

9 José Pinto8 IMPLEMENTAÇÃODE SISTEMAS DA QUALIDADE

10 José Pinto9 Conjunto de elementos interrelacionados e interactuantes para dirigir e controlar uma organização no que respeita à Qualidade SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE

11 José Pinto10 A Gestão da Qualidade implica: GESTÃO DA QUALIDADE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE Controlo da Qualidade Planeamento da Qualidade Garantia da Qualidade Estabelecer a Política e Objectivos da Qualidade Melhoria da Qualidade

12 José Pinto11 Regula responsabilidades e autoridades SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE Estabelece procedimentos e processos Define e planeia meios

13 José Pinto12 Estrutura organizacional e, consequentemente, a definição clara de responsabilidades, autoridades e competências (Organigrama, Descrições Funcionais)Organigrama Descrições Funcionais Suporte documental, constituído por todos os documentos necessários ao eficaz funcionamento da organização (Manual da Qualidade, Procedimentos, Instruções de Trabalho, Impressos, etc.)Procedimentos Todos os recursos existentes e disponíveis para a realização das actividades (Recursos humanos, Edifícios, Equipamentos, Ambiente de Trabalho) Fazem parte integrante do Sistema de Gestão da Qualidade os seguintes aspectos: IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DA QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

14 José Pinto13 OBJECTIVOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ Melhorar o desempenho da organização Aumentar o grau de satisfação dos clientes Melhorar a eficácia dos processos IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE

15 José Pinto14 FASES DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGQ IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE Decisão da gestão de topo da organização Informação e formação dos colaboradores Diagnóstico Definição de Política e Objectivos da Qualidade Elaboração de documentação Definição dos processos da organização Implementação dos processos e procedimentos Auditorias internas Pedido de certificação Auditoria de concessão

16 José Pinto15 PRINCIPAIS DIFICULDADES NA IMPLEMENTAÇÃO Não envolvimento de todos os recursos humanos Resistência à mudança Sistemas pré-fabricados Assumir que a Qualidade faz desaparecer os problemas Cruzar os braços após a certificação IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE

17 José Pinto16 CERTIFICAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE Reconhecimento formal por uma entidade independente (Auditores) de que o Sistema de Gestão da Qualidade da organização cumpre os requisitos estabelecidos (Procedimentos)


Carregar ppt "GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida 4.2.2.2 do POEFDS. Programa co-financiado por:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google