A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho elaborado por: Vanessa Vergas Escola Secundaria de Rio Maior Geografia Ano Lectivo 2008/2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho elaborado por: Vanessa Vergas Escola Secundaria de Rio Maior Geografia Ano Lectivo 2008/2009."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho elaborado por: Vanessa Vergas Escola Secundaria de Rio Maior Geografia Ano Lectivo 2008/2009

2 Introdução Neste trabalho vamos falar sobre o clima urbano, as “ilhas” de calor e o smog. Esperamos mostrar-vos todos os aspectos que achamos importantes sobre este tema.

3 A ilha de calor urbano, principais causas: A grande poluição do ar aumenta o efeito de estuda sobre as cidades Utilização de materiais de construção com grande capacidade para armazenar calor Elevada emissão de calor pelos sistemas de aquecimento e pela iluminação das ruas Grande impermeabilização do solo urbano o que diminui as áreas vegetais Concentração de edifícios, que interfere na circulação dos ventos.

4 Clima urbano O clima urbano traz como consequência: – Chuvas ácidas com maior frequência; – Mais dias de nevoeiro por ano; – Temperaturas mais elevadas; – Situações de smog (situações de fumo e nevoeiro).

5 Ilha de calor urbano O termo “ilha” de calor urbano sugere a existência de uma cidade “quente” rodeada pelo campo mais fresco. É o melhor exemplo de uma modificação climática induzida pelo Homem. O fenómeno ocorre praticamente em todas as grandes cidades e resulta das alterações que o desenvolvimento urbano e as actividades humanas provocam na cobertura do solo e na composição da atmosfera.

6 Ilha de calor urbano (continuação…) A Ilha de calor pode ocorrer durante o dia ou à noite, sendo que as diferenças de temperatura entre a área rural e urbana é sempre maior ao anoitecer de dias claros e sem brisas. Isto acontece porque a área rural se esfria mais rapidamente à noite do que as áreas urbanas, onde muito calor é retido pelo asfalto, calçadas e edifícios.

7 Ilha de calor nocturna em Lisboa Em Lisboa, a “ilha” de calor é mais frequente de noite do que de dia: – De noite, o núcleo da “ilha” de calor situa-se, ora na baixa, ora mais para norte, nas Avenidas Novas, e áreas mais frescas localizam-se geralmente em Monsanto ou na periferia norte da cidade;

8 O smog urbano A palavra reúne dois conceitos, os de smoke e fog, e foi inventada para descrever a combinação de fumo e nevoeiro que envolveu Londres durante os anos 50. Actualmente, o smog continua a formar-se sobre as cidades com maiores problemas de poluição atmosférica, geralmente em forma de uma neblina cinzenta ou acastanhada.

9 Consequências do smog urbano A inversão térmica, ou seja, o aumento da temperatura durante o dia, e em condições de grande arrefecimento nocturno. O Smog provoca dores de cabeça, náuseas, irritação nos olhos e na garganta, principalmente nas crianças e nos idosos. A concentração de fumos à superfície.

10 Algumas cidades que sofrem de smog urbano Los Angeles, é uma cidade que sofre grandes problemas de contaminação pelo smog. Londres, foi onde ocorreu a situação mais grave, no ano de 1952, devido à conjugação de vários fenómenos meteorológicos.

11 Conclusão Com este trabalho concluímos que existe diferentes climas consoante as diferentes áreas (urbana ou rural). Esperamos que tenham aprendido tanto quanto nós na realização deste trabalho.


Carregar ppt "Trabalho elaborado por: Vanessa Vergas Escola Secundaria de Rio Maior Geografia Ano Lectivo 2008/2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google