A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORA: CLÁUDIA GUERREIRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORA: CLÁUDIA GUERREIRO"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORA: CLÁUDIA GUERREIRO
A EVOLUÇÃO HUMANA PROFESSORA: CLÁUDIA GUERREIRO

2 PROSSÍMIOS: PRIMATAS PRIMITIVOS
Primeiros mamíferos: cerca de 200 m.a.a na Era Mesozóica. Prossímios: a palavra significa precursor do macaco. Surgimento há cerca de 60 m.a.a. Bem adaptados à vida nas árvores. Prossímios atuais: lêmures e társios. Localização: a maioria das espécies é encontrada na ilha de Madagascar. Lêmure Társio

3 A LINHA EVOLUTIVA DOS PRIMATAS
Hipótese sobre a evolução dos primatas nos últimos 60 m.a.a.

4 Primatas do Novo Mundo:
OS PRIMATAS DE HOJE Primatas do Novo Mundo: Vivem na América do Sul e América Central. Hábitos exclusivamente arbóreos. Cauda preênsil que os permite se pendurar nas árvores. Representantes: sagui, mico-leão, o bugio, o mono-carvoeiro e o macaco-aranha (muitos ameaçados de extinção)

5 Primatas do Velho Mundo:
São quase todos asiáticos e africanos- os macacos de Gilbraltar são o único grupo europeu. Hábitos arbóreos ou terrestres. Usam quatro patas ao andar e sua cauda não é preênsil. Representantes: babuíno, mandril, macaco Rhesus e os macacos de Gibraltar.

6 Pongídeos Mais parecidos com os seres humanos. Encontrados nas florestas asiáticas e na Indonésia. Representantes: gibões, orangotangos, gorilas e chimpanzés. Entre os macacos os chimpanzés são considerados os mais inteligentes, apresentam comportamento social, caminham em bandos e dividem o alimento que arranjam. Utilizam linguagem mímica bastante rica e conseguem se comunicar com certa eficiência. Comem frutos, mel, sementes, ovos e até a carne de outros animais. São capazes de utilizar ferramentas simples como gravetos e pedras para cavar buracos ou quebrar o alimento.

7

8 Visão em três dimensões
TENDÊNCIAS NA EVOLUÇÃO DOS PRIMATAS A evolução da mão Dedo polegar opositor preênsil. Maior habilidade na manipulação de objetos, que no ser humano, chega ao máximo. Visão em três dimensões Os olhos são situados na frente da face e não nas laterais como os outros mamíferos. Visão em profundidade (três dimensões), aquisição importante para um animal que pula de galho em galho. Cones na retina que possibilitam visão em cores.

9 Os cuidados com a prole Tendência de cuidar dos filhotes. Quanto mais moderno o primata, maior o tempo destinado aos cuidados com o filhote, resultando em um maior aprendizado por parte deste. Postura ereta Todos os macacos são capazes de sentar com postura ereta, até os mais antigos. Os pongídeos mantém a postura ereta, sentados ou caminhando, embora se cansem rapidamente. Na evolução dos hominídeos a postura bípede foi uma das características mais precoces, resultante de mudanças na coluna vertebral, na pélvis e nas pernas. Vantagem associada: membros superiores livres.

10 AUTRALOPITECUS- OS PRIMEIROS HOMINÍDEOS
Viveram de 4,5 a 1,4 m.a.a. Um dos mais conhecidos Autralopitecus conhecido viveu há 4,5 m.a.a, era o Australopithecus ramidus, também chamado Ardipithecus ramidus. Possuía o crânio semelhante ao dos chimpanzés, mas com traços anatômicos dos hominídeos. Provavelmente o ancestral hominídeo mais semelhante ao macacos.

11 Os principais autralopitecos do processo evolutivo

12 Australopithecus afarensis
Viveu há aproximadamente 3,5 m.a.a. Fóssil encontrado em 1974, na Etiópia, batizado como Lucy. Fêmeas: 1, 10 m de altura e 23 Kg Machos: 1, 50 m de altura e 45 Kg Volume craniano: 430 mL. Registro fóssil: descobertas em 1976 pegadas de dois autralopitecus caminhando juntos em uma trilha de 25 metros (resultante de fossilização por cinza vulcânica), a forma das pegadas indica que ambos caminhavam com postura ereta e possuíam tamanhos desiguais, provavelmente um macho e uma fêmea.

13 Australopithecus africanus
Viveu há aproximadamente 3 m.a.a. Primeiro fóssil encontrado pertencia a uma criança de 6 anos. Outros fósseis de adultos foram encontrados mais tarde. Pequena estatura e massa corporal por volta de 30 Kg. Volume craniano: 440 mL. Registro fóssil: indica que tinham postura ereta ao caminhar. O tamanho dos dentes, caninos e incisivos, era mais próximo do que se observa nos humanos do que nos pongídeos.

14 Australopithecus robustus (Paranthropus robustus)
Face mais larga, dentes molares bastante grandes. Se alimentava provavelmente de vegetais de constituição mais dura, como raízes, nozes e frutos de casca grossa.

15 Australopithecus boisei ( Paranthropus boisei)
Viveu de 2,3 m.a.a até 1,2 m.a.a, no leste da África e na África do Sul. Volume craniano: 530 mL. Registro fóssil: molares ainda maiores do que o Australopithecus robustus, com grande capacidade para moer o alimento.

16 Os principais hominídeos do processo evolutivo

17 Homo habilis Fóssil encontrado na garganta de Olduvai, na Tanzânia. Idade estimada: 1,8 m.a. Nas camadas em que foram encontrados os fósseis, foram encontradas as mais antigas armas que se conhecem, feitas de pedras. Volume craniano: entre 600 mL e 650 mL ( um representante encontrado em 1970, apresentava um volume craniano de 750 mL). A existência de ferramentas deve ter permitido que o H. habilis pudesse manipular de forma mais eficiente as carcaças de animais, tendo sido capaz de aproveitá-las como alimento melhor do que o A. africanus.

18 Homo ergaster Fóssil encontrado em 1980. Idade estimada: 1,9 m.a. Provavelmente conviveu com o P. robustus e com o P. boisei. Se espalhou pela África rapidamente, invadindo a Ásia. Estatura provável: 1,80 m de altura, quando adulto.

19 Homo erectus Encontrado no fim do século passado, em Java. Volume craniano: 700 mL a 1200 mL. Produção de ferramentas mais sofisticadas do que o H. habilis ( machadinhas de pedra, com várias superfícies cortantes). Aprendeu a controlar o fogo (achados de restos de carvão, misturados a ossos de animais) e passou a usá-lo para se proteger do frio, dos animais predadores e para o cozimento dos alimentos. Anatomicamente diferentes dos Australopithecus e dos Homo anteriores, o H. erectus é um passo importante em direção ao homem moderno.

20 Homo neanderthalensis
Encontrado na região de Neander, Alemanha. Viveu de a a.a. Volume craniano:1450 mL. O crânio tinha conformação mais maciça, a face era saliente e a fronte baixa. Constituição física mais robusta que o homem atual. Usavam ferramentas mais sofisticadas, que lhes permitiam manipular as peles dos animais, provavelmente usadas como roupas para se protegerem do frio. Provavelmente tinham algum tipo de comunicação rudimentar. Tinham comportamento social, caçavam em grupos, cuidavam uns dos outros e enterravam os seus mortos. Se espalharam por toda a Europa, Oriente Médio, Ásia central e ocidental. Desapareceram há anos, abruptamente, sem que se saiba por quê.

21

22 Homo sapiens É a única espécie de hominídeos que sobreviveu até hoje. Os fósseis mais antigos tem cerca de anos, comumente chamados Homens de Cro-Magnon, por causa da região da França onde foram descobertos. Volume craniano:1300 mL. Usavam ferramentas muito sofisticadas e bastante variadas, nem todas de pedra: usavam ossos e marfim e construíam lanças, arpões e anzóis. Possuíam comunicação verbal. Realizavam trabalhos artísticos como pintura e escultura. Se espalharam por todo o planeta, estabelecendo-se em todos os continentes e determinando os mais variados tipos de cultura.

23

24

25 Referências Bibliográficas
Silva Júnior, César da, Biologia- Volume 3- 3ª série- genética, evolução e ecologia/César da Silva Júnior, Sezar Sasson.- 7. ed- São Paulo: Saraiva, 2005. Adaptação: Cláudia Guerreiro.


Carregar ppt "PROFESSORA: CLÁUDIA GUERREIRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google