A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS REDES EM MULTIPLICAÇÃO REDES DE INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS REDES A EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS REDES EM MULTIPLICAÇÃO REDES DE INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS REDES A EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 AS REDES EM MULTIPLICAÇÃO REDES DE INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS REDES A EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

5 A Sociedade da Informação, na qual pode-se estar incluídos/excluídos, principalmente pelos rápidos avanços tecnológicos, principalmente no campo da informação e da comunicação de massa, vem criando e potencializando redes informatizadas. Estas redes podem estar a serviço das pessoas com deficiência no campo da educação, onde seu potencial de comunicação pode transpor barreiras impostas. O novo tempo das redes fora do tempo cronológico revoluciona nossas vidas que se tornam verdadeiras comunidades virtuais. Este é um novo campo de experimentação e de análise para os que se preocupam com o futuro, principalmente com os usos éticos e responsáveis das novas tecnologias.

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22 Espera-se no campo da Educação especial o entrecruzamento das redes : Construídas Construção Insurgentes

23

24 A aprendizagem é um processo permanente e personalizado. Navegar na rede é uma forma de obtenção de informações que pode gerar conhecimento. É direito das comunidades obter a orientação presencial de seus jovens e adultos para refletir criticamente e um espaço de saber flutuante, contínuo e permanentemente renovável.

25 A aprendizagem em rede é cooperativa. Ao interagir, obtendo e gerando hipertextos, se está praticando e desenvolvendo uma inteligência coletiva. É fundamental reconhecer, enaltecer e disseminar pela rede os saberes desenvolvidos pela comunidade. Cada cidadã e cidadão deve buscar desenvolver na rede múltiplas competências É preciso assegurar à população o conhecimento básico da informática e incentivar o progresso permanente da autoaprendizagem

26

27 A criança portadora de necessidades especiais, antes de ser "especial", é uma criança com todos os direitos do ser humano na fase de seu desenvolvimento. Portanto, a "especialidade" ou "excepcionalidade" vem em segundo plano. Todavia, é preciso lembrar que se trata de uma criança diferente, e isto exige que pais, educadores e a sociedade, como um todo, se ajustem a sua diferença.

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39 atendimento multidisciplinar; visão interdisciplinar do currículo; grau de comprometimento das crianças especiais a serem inseridas em turmas regulares;

40 recursos materiais. preparação dos profissionais de ensino; condições físicas das escolas; número de crianças por turma;

41

42 Andrade, Jorge Márcio Pereira de. Novas Tecnologias, Comunicação e Educação Inclusiva. Curso de Capacitação de Recursos Humanos na área de Necessidades Especiais – Trabalhando com a Mídia promovido pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. Recife, PE, de 23 a 28 de maio de 2000. Publicado no site: www.defnet.org.br, In Ágora Virtual.www.defnet.org.br Castells, Manuel. A Sociedade em Rede (A era da informação, economia, sociedade e cultura; v.1). São Paulo, SP: Paz e Terra, 1999, p.497-99. Carvalho, Rosita Edler. A incorporação das tecnologias na educação especial para a construção do conhecimento. In Silva, Shirley & Vizim, Marli. Educação Especial: Múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas, SP: Mercado de Letras/ Associação de Leitura do Brasil (ALB), 2001. Franco, Marcelo Araujo. Ensaio sobre as tecnologias digitais da inteligência. Campinas, SP: Papirus, 1997, pág.107. Guattari, Felix & Rolnik, Suely. Micropolítica- Cartografias do Desejo. Petropólis, RJ: Vozes, 1986, pág.123, 322 Scherer-Warren, Ilse. Cidadania sem fronteiras – ações coletivas na era da globalização. São Paulo, SP: Hucitec, 1999. Scherer-Warren, Ilse. Redes e espaços virtuais – uma agenda para a pesquisa de ações coletivas na era da informação.In site:www.cfh.ufsc.br/~cso5421/REDESEV2.html). Consulta em 25/05/02.www.cfh.ufsc.br/~cso5421/REDESEV2.html Tecnologia ao Alcance de Todos – Oficina para a Inclusão Digital (Documento da Plenária Final), Brasília, DF: Revista Mais Brasil, Maio/Junho de 2001, Ano IV, n.º 38, págs. 41, 55


Carregar ppt "AS REDES EM MULTIPLICAÇÃO REDES DE INFORMAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS REDES A EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google